Gestão Estratégica

15 dicas sobre como ser um bom líder de equipe para começar a implementar hoje!

15 dicas sobre como ser um bom líder de equipe para começar a implementar hoje!

Publicação : 20/10/2021

Por Viviane Rodrigues

13 min

como ser um bom líder
como ser um bom líder

Uma das partes mais emocionantes – e assustadoras – durante as transições na carreira profissional é a primeira experiência em um cargo de gerenciamento. 

Independentemente de você estar na fase das entrevistas ou a um passo de uma promoção, aqui vão 15 ideias que lhe mostram como ser um bom líder e estar em um caminho de sucesso:

  1. Estabeleça uma filosofia de liderança
  2. Foque no dia a dia
  3. Fale com clareza sobre suas prioridades
  4. Defina valores e padrões comuns para todos
  5. Ofereça feedbacks constantes
  6. Seja você o exemplo
  7. Incentive o pensamento próprio
  8. Empatia em primeiro lugar
  9. Organização afeta a liderança
  10. Recompense o bom desempenho
  11. Perguntar mais que responder
  12. Use ao máximo seus talentos
  13. Positividade no ambiente de trabalho
  14. Trabalho em equipe
  15. Lembre-se: é normal se sentir assustado e vulnerável

Quer saber mais sobre todos esses pontos? Continue a leitura e descubra.

Como ser um bom líder de equipe em sua empresa

1. Estabeleça uma filosofia de liderança

Entenda que liderança é mais sobre produzir outros líderes do que sobre conseguir seguidores. Um grande líder é alguém empenhado em trazer outros para onde ele está, e é por isso que a primeira recomendação é pensar muito sobre sua filosofia de liderança.

Você se sente animado e capacitado porque agora você tem a autoridade para dizer às outras pessoas o que fazer – ou você está mais animado com a perspectiva de ajudá-las a chegar onde desejam?

Leia também: Frases de liderança para se inspirar e inspirar a sua equipe

2. Foque no dia a dia

O objetivo a longo prazo da boa liderança é construir uma equipe notável ao seu redor para criar a próxima geração de líderes, esses que serão capazes de superar seu próprio desempenho. Os melhores líderes também são os melhores mentores.

Mas o trabalho diário de gerenciamento e liderança envolve lidar com recursos limitados, como dinheiro, tempo e pessoas. Você está colocando as áreas certas em destaque? Elas te dão uma visão a longo prazo? Você está analisando seu tempo em termos de efeitos e retornos?

Uma das melhores sugestões sobre como ser um bom líder de equipe é fazer um acompanhamento mensal para ver como o tempo investido foca (ou não) nas principais prioridades. E já que estamos falando sobre prioridades…

3. Fale com clareza sobre suas prioridades

Com certeza suas habilidades de comunicação te ajudaram durante a carreira, mas agora elas são mais importantes do que nunca.

Durante as reuniões, seja o mais claro possível sobre suas principais metas, e se pergunte sempre: esta reunião pretende informar, receber sugestões ou obter aprovação? Ao conseguir essa resposta, será mais fácil criar um entendimento geral do que está sendo proposto.

Em reuniões e fóruns, sempre que possível, aproveite a oportunidade para esclarecer seu maior objetivo, e qual das suas principais prioridades é necessária para cumprir essa finalidade. Seja consistente com seu propósito e suas prioridades.

Uma importante dica para ser um bom líder que podemos aprender com grandes CEO é: nunca tenha mais de cinco prioridades.

Desenvolva as primeiras com sua equipe e então, depois de conseguir retirar ao menos uma da lista, você poderá adicionar outras.

4. Defina valores e padrões comuns para todos

É importante que os líderes e colaboradores se unam para criar e praticar um conjunto de padrões comuns. Valores importantes que podem ser integrados numa boa liderança são verdade, compaixão e integridade.

Fundamentando-se na verdade e, principalmente, no autoconhecimento, você e sua equipe estarão mais propensos a desenvolver a capacidade da compaixão, que ajudará a criar uma mentalidade aberta, generosa e sem julgamentos na organização.

A integridade, por sua vez, deverá transformar o significado de sucesso para além de simplesmente ganhar, levando em consideração também a satisfação dos líderes ao perceber o crescimento de sua equipe e a superação de expectativas.

5. Ofereça feedbacks constantes

Quer saber como ser um bom líder? Não se esqueça que independente da área de atuação, os colaboradores sempre estão interessados em descobrir se estão realizando suas tarefas com o desempenho esperado. 

Desde dar dicas de aprimoramento até parabenizá-los por ideias de sucesso, os feedbacks mostram que você valoriza a sua equipe, estando disposto a ajudar seus colaboradores a crescer e se desenvolver.

6. Seja você o exemplo

Quem nunca ouviu o ditado “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”?

É fácil oferecer sugestões e dizer aos seus subordinados o que fazer. Mas quando pensamos em como ser um bom líder, queremos alguém cujas ações nos inspirem. Por isso, ao invés de falar o que deve ser feito, mostre como ser um profissional de sucesso na sua rotina. Afinal, ter virado um líder é prova da sua capacidade profissional.

7. Incentive o pensamento próprio

Apesar da sua imagem ser uma ótima inspiração para os colaboradores, não a confunda com um manual de regras. 

Para que as pessoas se sintam inspiradas dentro da sua equipe, é imprescindível encontrar um ambiente respeitoso e de liberdade para todos serem como são. Inspirar é diferente de imitar.

8. Empatia em primeiro lugar

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa a fim de compreender sentimentos e pensamentos que não sejam os seus. Essa qualidade é essencial para quem pensa como ser um bom líder. Porque ao reagir pensando no outro, diminuímos as possibilidades de conflitos e decepções.

Para ser um líder empático no trabalho, saiba ouvir o que eles têm a dizer, como seus anseios e desafios. Ser mais flexível e ouvir mais do que falar também são dicas importantes para oferecer uma melhor liderança e ajudar a fortalecer sua equipe.

9. Organização afeta a liderança

Ser organizado é uma qualidade que todos os profissionais devem ter ou se empenhar em melhorar. Com uma boa organização, manejamos todas as nossas responsabilidades com eficiência e atendemos prazos com uma produção de qualidade.

Mas quando uma pessoa se torna líder, a organização ganha ainda mais importância. Isso porque a organização permite ter sempre no radar todos os assuntos que estão acontecendo com todo o time, possibilitando uma melhor priorização de tarefas.

10. Recompense o bom desempenho

Existem dois extremos que marcam a vida de qualquer profissional: os grandes erros e acertos. São eles que mostram com maior clareza o que fazer ou não para seguir crescendo e se tornar uma referência no mercado.

Os grandes erros são fáceis de serem identificados por causa das suas consequências. Mas os grandes acertos? É seu papel, como um bom líder, mostrá-los. 

Um elogio sincero já é uma recompensa incrível. Mas em situações de grande impacto, que tal oferecer um brinde, desde um kit de produtos da empresa até um jantar especial? São atitudes como essa que incentivarão o colaborador a continuar crescendo.

Leia também: Filmes sobre liderança e motivação no Netflix: aprenda enquanto se diverte

11. Perguntar mais que responder

Você se lembra que sugerimos incentivar o pensamento próprio no tópico 7? Uma ótima maneira de alcançar esse objetivo é através das perguntas – desde que sejam sinceras. 

Ter um espaço aberto, onde as pessoas possam expressar suas opiniões e ter ideias acatadas, é a melhor maneira de ajudar a sua empresa – e a sua equipe – a seguir crescendo.

12. Use ao máximo seus talentos

Ao longo dos meses, é provável que você identifique os talentos da sua equipe. Mas como melhor usá-los é o que lhe transformará em um líder. Saber escolher as pessoas corretas para cada situação possibilitará um aumento na produtividade e uma redução no retrabalho, entre outros benefícios.

13. Positividade no ambiente de trabalho

Ter a positividade nas suas ações pode ser a chave para ter um ambiente de trabalho e reuniões mais leves e focadas. Afinal, uma atmosfera agradável aumenta a força de vontade e a motivação dos colaboradores.

14. Trabalho em equipe

Mais um tópico que um ditado pode ser a melhor maneira de exemplificá-lo. Dessa vez, a máxima é “sozinho, você vai mais rápido. Juntos, nós vamos mais longe”.

Ou seja, trabalhar em equipe resulta em melhores resultados graças à diversidade, inclusão e experiências distintas. 

É mais fácil alcançar soluções inovadoras com uma série de perspectivas, portanto una a sua equipe sempre que possível para ter novas possibilidades.

15. Lembre-se: é normal se sentir assustado e vulnerável

Parte do empreendedorismo, da gestão e da liderança é se sentir dividido entre vulnerabilidade e convicção. Essa é uma das mais importantes dicas para ser um bom líder de equipe: Nenhum de nós consegue estar completamente confiante de que estamos 100% no caminho certo.

Por outro lado, desde o momento em que chegamos ao trabalho pela manhã, somos chamados a inspirar confiança nos outros.

Uma forma de perder o medo é reconhecer que a vulnerabilidade está presente em todas as áreas, e que ela tem o poder de criar potencial para uma mudança positiva. Para os novos líderes e gerentes, o desafio e a oportunidade vem de reconhecer com humildade que ninguém é invencível.

Também vem de dar aos membros da equipe a confiança de que as decisões estão sendo tomadas de forma equilibrada e ponderada, e de mostrar que, no final, a abordagem mais estratégica é aquela com a base mais forte e o potencial para o sucesso.

Entendeu como ser um bom líder?

Negócios e gestão são iguais a qualquer outra coisa na vida: você só pode controlar o que você pode ser controlado, e se você não consegue aceitar que a liderança pode ser solitária e duvidosa em grande parte do tempo, bem, você pode não estar pronto para ser um líder. 

Independentemente disso, comemore e abrace sua vulnerabilidade, porque se você não sentir nem um pouco dela, provavelmente você não está se esforçando o suficiente.

O que achou dessas dicas sobre como ser um bom líder de equipe? Com elas você estará mais preparado para os desafios da gestão! Quer mais uma sugestão para levar a sua gestão para o próximo nível? O STRATWs One.

Esse software transforma em processos a metodologia de gestão da sua empresa, seja ela SWOT, Lean ou muitas das outras compatíveis com a plataforma. Na criação dos processos, é possível também definir quais são os indicadores de cada um, facilitando o monitoramento. O software também permite a geração de relatórios em tempo real de forma simples e rápida. Tudo isso tem como resultado um ganho de tempo, eficiência e produtividade para você e a sua equipe.

Solicite uma demonstração gratuita e revolucione a gestão da sua empresa!

Texto adaptado daqui.