Ir para conteúdo
Como se planejar melhor

Saber como se planejar melhor – especialmente se você não tem o hábito de organizar seu tempo – pode ser uma experiência frustrante.

Costumamos reconhecer que habilidades como a criatividade, análise ou escrita podem ser muito mais fáceis para alguns do que para os outros, e com o planejamento e a organização não é diferente.

Mas isso não significa que todos não possam desenvolver essas habilidades por meio de uma prática persistente.

Portanto, aqui estão alguns passos para você, que não costuma organizar bem seu tempo ou suas atividades e gostaria de desenvolver esse hábito: 

Como se planejar melhor, dominar seu tempo e cumprir suas tarefas

1. Reconheça seus pontos fortes e fracos

É importante você ter autoconhecimento suficiente para descobrir em quais áreas pode obter mais sucesso. Aprender isso pode ajudar a entender melhor o que funciona para você, sendo útil para ajustar seus hábitos de acordo com suas facilidades e dificuldades, o que descarta atividades que fogem das suas capacidades.

2. Aceite a dificuldade

Quando pensamos que algo é difícil para nós enquanto parece ser fácil para os outros, ficamos chateados e desistimos rapidamente. Mas quando entendemos que uma tarefa é difícil, porém gratificante, ficamos mais dispostos a aceitar o desafio de chegar até o fim. 

3. Não seja 8 ou 80

Pessoas que não estão acostumadas a planejar tendem a pensar que, se o plano não for seguido à risca, todos os seus esforços foram desperdiçados. Saber como se planejar melhor não deve ser encarado dessa forma, e sim como um processo de constante aprendizado.

4. Encontre um sistema que funcione para você

Você não precisa se encaixar em um tipo de planejamento padrão, é importante encontrar um tipo de sistema que se adeque às suas preferências. Por exemplo, se você gosta de planilhas, pode usar o Excel para colocar suas tarefas e planos. Se você trabalha melhor com imagens, pode usar post-its ou quadros brancos para organizá-los. O que você deve ter em mente é que não há maneira errada de planejar. Experimente até encontrar o modo certo para você.

5. Escute outras pessoas

Se você conhece pessoas que se destacam no planejamento ou têm habilidades de organização, peça conselhos e conheça um pouco da visão delas. Elas podem te ajudar a desenvolver seu próprio sistema e poupar bastante tempo.

Ao mesmo tempo, evite pessoas muito críticas que possam desencorajar seu desenvolvimento e procure soluções mais simples no início. Não adianta querer trabalhar como um expert numa área em que você está começando.  Não há como se planejar melhor exigindo de si algo que não domina.

6. Continue tentando

Quando estamos aprendendo algo novo, cometer erros faz parte do processo de desenvolvimento. Por isso, não se cobre tanto. Ajuste seu plano quantas vezes for necessário e se reoriente para as questões que surgirem.

Por exemplo, você pode decidir trocar um projeto que você pensou que seria feito hoje para o dia seguinte sem que essa mudança afete o progresso do seu plano. 

Administrar e organizar bem seu tempo e suas atividades no dia a dia é um dos passos essenciais para chegar ao sucesso. Esse tipo de gerenciamento lhe dará uma melhor visão dos seus objetivos, além de ajudar a desenvolver a capacidade de lidar com os obstáculos que surgem a cada nova etapa. 

O que achou das dicas de como se planejar melhor? Já pratica alguma delas em seu dia a dia? Deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais para receber mais conteúdo sobre planejamento! 

Quer entender ainda mais de planejamento e gestão? Baixe nosso e-book gratuito: Como fazer Gestão Estratégica

Texto adaptado daqui por:

Luiza AndradeEstudante de Jornalismo e estagiária de marketing na Siteware. Amante de fotografia, artes e aspirante à redatora.