Gestão Estratégica

Confira o que é e como fazer um planejamento financeiro empresarial a partir de 8 etapas

Confira o que é e como fazer um planejamento financeiro empresarial a partir de 8 etapas

Publicação : 30/06/2021

Por Tayrane Corrêa

8 min

como fazer um planejamento financeiro empresarial
como fazer um planejamento financeiro empresarial

Fazer o planejamento financeiro é um dos principais desafios que os empreendedores costumam enfrentar, especialmente aqueles com pouca experiência.

E essa dificuldade é também uma das responsáveis pelo fechamento prematuro de muitas empresas.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6 em cada 10 empreendimentos brasileiros fecham as portas antes de completar 5 anos. E de acordo com o Sebrae, um dos principais motivos para o fechamento de tantas empresas é a falta de planejamento, dentre os quais, o financeiro.

Para que a sua empresa não faça parte dessa estatística, elaboramos aqui um conteúdo que vai explicar o conceito de planejamento financeiro empresarial e sua importância para o desenvolvimento de qualquer modelo de negócio.

Ao longo deste artigo, você também vai conferir como deve ser feito e as etapas do planejamento financeiro empresarial.

Leia também: Como elaborar um planejamento financeiro eficiente para Startups: 5 passos simples

O que é um planejamento financeiro no contexto empresarial?

Podemos definir o conceito de planejamento financeiro empresarial como um conjunto de ações e técnicas que têm como objetivo organizar as finanças de uma empresa e orientar as decisões de gestores e empreendedores.

Trata-se de um documento que aponta as diretrizes a serem seguidas para tornar o modelo de negócio mais rentável e financeiramente sustentável.

No plano financeiro, estabelecem-se também as metas financeiras, a estrutura de custos da empresa, os investimentos e as projeções de cenários.

Leia mais: KPIs indicadores de desempenho financeiro para tomada de decisão: 5 dicas para ser mais assertivo na hora de bater o martelo

Por que é importante saber como fazer um planejamento financeiro empresarial?

O planejamento financeiro é importante porque permite organizar melhor os recursos que a empresa tem disponíveis. Além disso, ele possibilita direcionar os investimentos de maneira mais assertiva.

Com um sólido plano financeiro, fica mais fácil definir os caminhos a serem seguidos para potencializar o desempenho da empresa, evitando gastos desnecessários e aumentando as receitas.

Quem faz o planejamento financeiro de uma empresa?

Muitas das vezes, quem se encarrega de conduzir as etapas do planejamento financeiro empresarial é o próprio empreendedor.

No entanto, por não ter muita experiência em gestão financeira, o mais indicado é que o empreendedor conte com a ajuda de um profissional especializado e que tenha domínio sobre as técnicas de planejamento de finanças.

Leia também: Como ser um bom gestor financeiro: 8 habilidades indispensáveis que você precisa conhecer

Como deve ser feito o planejamento financeiro?

O planejamento financeiro deve ser feito considerando, primeiramente, a situação atual da empresa. Para isso, é interessante que se faça um diagnóstico das finanças.

Além disso, no plano devem constar as metas financeiras e as projeções de diferentes cenários e como agir perante cada um deles.

É importante também levar em consideração o nível de endividamento da empresa e a relação com os fornecedores.

Quais são as etapas do planejamento financeiro empresarial?

Para que você entenda como fazer um planejamento financeiro empresarial, separamos aqui as etapas fundamentais desse processo.

Passo 1 –  Avalie a situação financeira da sua empresa

Conforme sinalizamos em tópico anterior, a primeira etapa de como fazer plano financeiro consiste em avaliar a situação atual das finanças da sua empresa.

Por meio de um diagnóstico detalhado, busque levantar informações relacionadas ao endividamento da empresa, às contas a receber, aos prazos para pagamentos e recebimentos, ao histórico de desempenho das vendas, aos atuais fornecedores e ao capital de giro

Passo 2 – Mapeie todas as suas despesas

Neste segundo passo de como fazer um planejamento financeiro empresarial, faça um mapeamento de toda a sua estrutura de custos operacionais, levantando as despesas fixas e variáveis.

Passo 3 – Conheça a realidade do seu mercado

É importante também que você estude a atual realidade do seu mercado de atuação. Saiba quem são seus principais concorrentes e avalie o comportamento de compra do seu público-alvo.

Passo 4 – Avalie a sua necessidade de capital de giro

Faça uma avaliação do montante que a sua empresa precisa ter disponível em caixa para financiar as operações enquanto as contas a receber não entrarem no caixa.

Este vídeo pode ajudar você:

Passo 5 – Defina suas metas financeiras

As metas presentes no seu planejamento financeiro devem ser relevantes, alcançáveis, desafiadoras, mensuráveis e específicas.

Passo 6 – Monte um plano de ação

O plano de ação vai definir o que deverá ser feito para alcançar as metas propostas no passo anterior. Além disso, aqui ficam definidos os responsáveis e os prazos que deverão ser cumpridos.

Passo 7 – Faça a projeção de cenários

Projete diferentes cenários considerando o desempenho financeiro da sua empresa. Essa é uma etapa crucial do planejamento que vai deixar a sua empresa mais preparada para lidar com possíveis adversidades.

Passo 8 – Defina os indicadores de desempenho

Por fim, encerrando o passo a passo de como fazer um planejamento financeiro empresarial, defina os indicadores de desempenho que serão utilizados para monitorar a execução do seu plano e o progresso em direção às metas estabelecidas.

Este vídeo traz alguns indicadores financeiros importantes que você deve incluir em seu planejamento:

Leia mais: Planejamento Financeiro Empresarial: 8 dicas para ter grandes resultados!

Planejamento financeiro empresarial: planilha

E então, ficou claro como fazer um planejamento financeiro empresarial?

Para facilitar essa tarefa, você pode utilizar uma planilha. Essa ferramenta vai te ajudar a documentar as informações mais relevantes de maneira organizada.

Você pode baixar o kit Ferramentas para Orçamento Empresarial da Siteware e ter acesso a um template de planilha, um checklist e um whitepaper.

O STRATWs One é um software de gestão de performance empresarial que ajuda a manter todas as informações e projetos de sua empresa documentados e acessíveis de forma ágil e confiável.

Veja mais algumas de suas vantagens:

  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Encontrar oportunidades de melhoria.

Um comentário

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *