Ferramenta de gestão de banco de horas: como pode ajudar a sua empresa

CONTEÚDO

ferramenta de gestão de banco de horas

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Sabemos que no cotidiano de toda empresa, existem momentos em  que as demandas são muitas, e que os colaboradores têm que trabalhar um pouco mais do que seu horário oficial para cumpri-las.

Sabendo disso, a utilização do banco de horas foi criada e oficializada, para garantir que os direitos e os deveres dos colaboradores sejam cumpridos.

Mas afinal, o que é um banco de horas?

Hoje vamos aprender:

  • O que é e como funciona o banco de horas
  • Legislação do banco de horas:como funciona?
  • Vantagens dessa ferramenta para a empresa e para os colaboradores
  • Como o banco de horas ajuda a reduzir custos na empresa?

O que é e como funciona o banco de horas

O banco de horas é um sistema de compensação de jornada de trabalho, e uma boa gestão do banco de horas é essencial para manter um bom funcionamento dentro de uma empresa.

Com o auxílio desta ferramenta, a empresa controla a compensação daqueles colaboradores que trabalharam mais do que o que a sua jornada prevê.

Por exemplo, um colaborador ficou uma hora a mais do seu horário trabalhando em uma tarefa.

Isso é computado no banco de horas, para que o colaborador possa se ausentar um tempo equivalente a este que ele disponibilizou a mais para as demandas da empresa.

O banco de horas é, então, um acordo entre a empresa e os colaboradores, que pode ser feito de maneira individual ou coletiva, e há legislações para tal.

Vamos aprender mais sobre?

Legislação do banco de horas – como funciona?

A legislação do banco de horas foi alterada desde que foi feita a última reforma trabalhista, em 2017.

Com essa legislação, todos os tipos de empresas passaram a poder ter essa compensação.

Segundo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), no artigo 59, um dia de trabalho pode ter acréscimo de 2 horas extras, se isso estiver de acordo entre os colaboradores e os gestores.

Essas horas extras, se forem pagas, devem ser calculadascom o valor das horas e um acréscimo de 50% sobre o valor de cada hora.

Entretanto, utilizando o banco de horas, a compensação é feita  de outra maneira: o colaborador tem mais dias de folga ou de férias, para compensar as horas trabalhadas a mais, o que é vantajoso para os dois lados.

Para uma boa gestão do banco de horas, é essencial que no momento de fechamento da folha do colaborador, os responsáveis pelos pagamentos façam um cálculo de horas trabalhadas, incluindo essas horas extras.

Para isso, é necessário que a empresa tenha acesso à jornada de trabalho cumprida pelo colaborador.

Além disso, o cálculo da compensação pelo banco de horas é bem mais rápido e fácil do que seria o cálculo de pagamento monetário, ou seja, o banco de horas diminui o tempo de trabalho do setor de RH.

Vantagens dessa ferramenta

Para a empresa:

Para as empresas, a utilização de um banco de horas reduz custos dentro da folha de pagamento, já que não é considerado como horas extras em folha. E, alivia o trabalho do setor de RH, para que este possa focar em outras questões, como em melhorar cada vez mais a satisfação da equipe.

Para o colaborador:

Muitas vezes é vantajoso para o colaborador fazer horas extras, pois ele consegue ter dias a mais de folga para resolver assuntos pessoais ou descansar, que ele não teria sem a utilização do banco de horas. Além disso, programar o seu dia para trabalhar dentro da sua jornada habitual pode gerar mais produtividade.

Como o banco de horas ajuda a reduzir custos na empresa?

A utilização do banco de horas ajuda a reduzir tanto o trabalho da empresa quanto seus custos.

Mas como?

Sabemos que em muitas empresas, as demandas variam muito a depender da época do ano.

Considerando isso, é muito vantajoso que alguns colaboradores trabalhem mais em alguns períodos, e menos em outros.

Portanto, a utilização de um banco de horas é a melhor opção nesses casos, já que reduz os custos da empresa, e mantém seu fluxo de demandas e entregas em dia.

Com a utilização do banco de horas, as empresas não precisam pagar o valor excedente (50% a mais) ao colaborador, o que reduz custos.

Além disso, o setor de RH tem menos trabalho, pois o cálculo de banco de horas por compensação é mais simples do que o cálculo de horas extras.

Devemos entender, porém, que é essencial que haja uma boa gestão do banco de horas para que todas essas vantagens sejam colocadas em prática.

Uma má gestão do banco de horas pode trazer sérias consequências para o colaborador e para a empresa.

Por exemplo, se um colaborador não é orientado a registrar seu ponto de saída nos dias em que trabalha a mais, não há como saber quanto tempo a mais ele trabalhou.

A ausência da informações sobre a quantidade de horas extras trabalhadas prejudica o colaborador e pode gerar um descontentamento neste, prejudicando também a empresa com ações trabalhistas.

Considerando isso, há ferramentas que podem auxiliar nesse acompanhamento da jornada do colaborador, para que os direitos e deveres do mesmo sejam cumpridos.

Uma dessas ferramentas é, por exemplo, o controle de ponto, que garante que a jornada de trabalho dos colaboradores seja acompanhada.

O aplicativo da PontoTel, por exemplo, é um aplicativo para registro de ponto, que simplifica o controle e a gestão do ponto, já que as empresas podem acompanhar de maneira remota e em tempo real a jornada dos trabalhadores.

Com o PontoTel, a partir de um aparelho eletrônico (celular, computador, tablet), você tem acesso à hora de entrada, pausa e retorno, e de saída dos colaboradores, bem como de sua localização e outras informações, na hora que quiser.

Além disso, nele, a gestão do ponto é muito mais simples e útil em casos em que o colaborador esquece de registrar um dos pontos, por exemplo, já que é possível inserir os pontos posteriormente, com uma nota.

Dessa maneira, com um controle de ponto eficaz, o RH tem em mãos as horas extras trabalhadas, e pode efetuar a compensação delas, conforme o combinado entre a empresa e os colaboradores.

Assim, evita-se que o colaborador seja prejudicado, ou que a empresa seja prejudicada, mantendo as vantagens para ambos.

Conclusão

Viu só?

Uma boa gestão de banco de horas simplifica o trabalho do setor de RH e reduz custos para a empresa como um todo.

Além disso, uma boa gestão de banco de horas também traz benefícios para o colaborador, já que ele pode folgar dias a mais, nas férias ou no expediente normal, utilizando esses dias tanto para descansar quanto para resolver assuntos pessoais.

Ou seja, ambos os lados ganham com a compensação de horas, e a empresa mantém seu funcionamento de maneira efetiva.

Agora que você já viu o que é, como funciona e quais as vantagens de utilizar um banco de horas, pode implementar essa modalidade de compensação na sua empresa, e conferir essas vantagens na prática!

Esse conteúdo foi produzido em parceria com time da PontoTel, uma plataforma de controle de ponto completa, que traz um jeito prático para gerenciar o registro de ponto da sua equipe.

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