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Exemplos de gamificação nas empresas: confira 7 para se inspirar

Exemplos de gamificação nas empresas: confira 7 para se inspirar

Publicação : 29/07/2019

Por Siteware

8 min

Exemplos de gamificação nas empresas
Exemplos de gamificação nas empresas

A gamificação é um conceito que já existe há algum tempo e vêm ganhando força dentro das organizações.

Empresas de sucesso utilizam a dinâmica de jogos para atender a diferentes propósitos, como marketing, cultura organizacional, gerenciamento de projetos, recrutamento ou até mesmo para cuidar da saúde dos funcionários.

Separamos aqui 7 exemplos de gamificação nas empresas para você se inspirar e implementar no seu negócio. Por isso, leia o texto e descubra que a gamificação nas empresa não é brincadeira, é coisa séria!

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7 exemplos de gamificação nas empresas

A gamificação pode ser usada pelas pessoas até para organizar as tarefas diárias. Mas as empresas é que têm sido mais criativas em seu uso, veja:

1 – Google

É claro que a Google não poderia ficar de fora da nossa lista de exemplos de gamificação nas empresas. Considerada uma das organizações mais valiosas do mundo, ela incorporou um jogo de despesas de viagem para os seus funcionários.

Na dinâmica do game, os colaboradores são incentivados a acompanhar as despesas relacionadas à viagem de negócios. O fator motivador real é que cada centavo que eles economizam é então pago de volta para eles como uma adição aos seus salários. Além disso, eles também podem optar por dar esse valor a uma instituição de caridade.

Leia tambèm: Qual o segredo da gestão de pessoas no Google?

2 – NikeFuel

A Nike lançou uma campanha chamada NikeFuel, na qual os usuários competem entre si pela quantidade diária de atividade física. Um aplicativo em seu smartphone registra todas as atividades realizadas pelos usuários e as transforma em pontos.

Depois de atingir um certo nível, o NikeFuel disponibiliza troféus e recompensas especiais. Tudo isso gera muita motivação para os clientes da Nike – não apenas para continuar praticando esportes, mas também para compartilhar seus resultados nas mídias sociais e aumentar a visibilidade da marca.

A Nike garantiu que seus clientes estivessem envolvidos e motivados o suficiente para repetir tarefas com crescente empolgação.

3 – My Starbucks Rewards

A Starbucks é conhecida por seu cuidado quando se trata de lealdade e engajamento de clientes e funcionários. O My Starbucks Rewards é um exemplo disso.

Por meio da gamificação, um programa tradicional de fidelidade transforma-se em algo muito mais complexo.

Após se registrarem no My Starbucks Rewards, os clientes ganham estrelas em todas as compras. Assim, depois de acumuladas, podem ser trocadas por bebidas e alimentos gratuitos.

O jogo tem três níveis que os usuários podem atingir pelo seu grau de fidelidade – os próximos níveis são abertos para aqueles que visitam uma loja Starbucks.

Exemplos de gamificação nas empresas

4 – Domino’s

A Domino’s precisava deixar seus novos funcionários atualizados sobre o seu menu. A empresa, então, desenvolveu um minicurso gamificado para ajudar seus colaboradores novatos a aprender, de forma rápida e precisa, como funciona o processo de elaboração das pizzas Domino’s.

Ao utilizar elementos de jogo (pontos, conquistas, níveis) no treinamento, a empresa conseguiu transformar o processo de aprendizagem em algo divertido e duradouro.

5 – Microsoft

A Microsoft possui uma série de requisitos de identificação de idiomas para seus diversos produtos. Para ter certeza de que as traduções faziam sentido e eram precisas, a empresa recorreu à gamificação e criou o jogo “Qualidade da Linguagem”.

No game, os usuários visualizavam telas para verificar a precisão do idioma. A Microsoft incluiu traduções intencionalmente ruins para garantir que seus funcionários estivessem prestando atenção.

Como resultado, 4.500 usuários revisaram 500.000 telas para corrigir ou melhorar as traduções com base em seus idiomas nativos.

Quer conhecer mais detalhes deste exemplo de gamificação? Então, dê uma olhada nesta apresentação de slides (em inglês):

6 – TripAdvisor

As empresas de viagens têm usado gamificação na forma de programas de pontos de fidelidade há décadas – mas apenas recentemente empresas como a TripAdvisor tiraram proveito de elementos de jogo mais complexos para incentivar e engajar clientes com pontos de reputação, níveis e recompensas.

Há até crachás (tags) específicos para quem viaja bastante, donos de restaurantes e especialistas em determinada área geográfica.

7 – Deloitte

Para encerrar a nossa lista de exemplos de gamificação nas empresas, temos o caso da Deloitte.

A Deloitte apostou na gamificação quando teve que criar uma maneira inovadora de manter seus executivos de alto nível envolvidos em seu sistema de gerenciamento de aprendizado.

A Deloitte adotou três mecanismos de jogo para ajudar a medir, destacar e recompensar o envolvimento dos executivos.

  • O primeiro foi classificação e recompensas. Como os executivos interagiam com o conteúdo da plataforma e realizavam comportamentos de alto valor, eles ganhavam pontos e conquistas para exibir em seus perfis.
  • O segundo mecanismo foi o uso de missões. A plataforma projetava missões como um conjunto de conquistas e desafios para manter os executivos no caminho certo para concluir seus cursos e metas de aprendizado mensais.
  • O terceiro elemento foram leaderboards. Com base em seu nível de envolvimento nas doze áreas de desenvolvimento da plataforma de ensino, os executivos poderiam competir para se tornar especialistas em diferentes tópicos.

Essa solução gamificada não apenas incentivou os executivos, mas também reduziu o tempo médio de treinamento em quase 50% e aumentou a adesão aos cursos em em quase 47%.

Esses foram os nossos 7 exemplos de gamificação nas empresas. De qual você mais gostou? Aposte na dinâmica de jogos e impulsione os resultados da sua empresa!

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

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