Como organizar metas e objetivos para obter melhores resultados

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como organizar metas e objetivos

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Independente da metodologia de gestão que você adota em sua empresa, você certamente já trabalhou ou trabalha com metas e objetivos. Isso porque esses elementos já se comprovaram ser extremamente valiosos para a gestão empresarial e são hoje muito utilizados para aumento da produtividade. 

Por esse motivo, é importante ter os conceitos claros, saber definir, organizar e acompanhar as metas objetivos. Afinal, uma má aplicação da estratégia corporativa pode trazer grandes frustrações. Por isso, é importante não apenas se dedicar à estrutura do plano, mas também à execução da estratégia

Para que o plano ocorra bem e seja fácil rapidamente lidar com os gargalos, é necessário organizar bem as metas e objetivos. Afinal, uma mesma equipe pode estar trabalhando simultaneamente em diversos projetos, podendo causar confusão nos colaboradores e diminuindo a produtividade. 

Então, para que todos os funcionários tenham claras suas funções e não se percam em meio a tantas metas e objetivos definidos, confira nossas dicas. Se desejar, pule diretamente para a parte de como segmentar metas e objetivos pelo menu abaixo, onde apresentamos uma excelente ferramenta para esse problema.

Diferença entre metas e objetivos

Para definir objetivos, primeiramente você precisa definir metas. Para isso, recomendamos que você utilize o conceito de Metas Smart para te orientar nesse processo. Assim, essa técnica vai te ajudar a definir metas realmente alcançáveis, que verdadeiramente contribuem para o andamento do projeto e que te levarão ao sucesso. 

Basicamente, a meta é onde você quer chegar e o objetivo é o que você precisa atingir para chegar até lá. Em outras palavras, a meta é o objetivo transformado em tangível; atribuído de valor e prazo. 

Por exemplo, se sua meta é aumentar a presença digital da sua empresa, bons objetivos seriam aumentar a autoridade e o tráfego do site em X% até o final do primeiro quadrimestre do ano. Nesse caso, os elementos escolhidos medem algo que, inicialmente, não pode ser atribuído de valor: a presença digital. 

Aqui, gostaríamos de acionar um porém: esses conceitos podem mudar de acordo com a metodologia de gestão que sua empresa adota. Dentro da metodologia OKR, por exemplo, as metas são os objetivos e os objetivos são os Key Results. No entanto, apenas a nomenclatura muda, o conceito de aplicação ainda é o mesmo e continua gerando resultados efetivos. 

Se você quer adotar uma metodologia ágil, que te ajuda a aumentar a produtividade e acompanhar os resultados da empresa do curto e médio prazo, conheça aqui tudo sobre a metodologia OKR

Importância e benefícios de segmentar metas e objetivos

Para você, talvez não faça tanto sentido trabalhar um segmentação de metas e objetivos. Por isso, separamos aqui alguns pontos importante dessa prática e como ela te ajuda a atingir melhor os resultados esperados. 

  • Outras prioridades: funcionários não estão apenas envolvidos com as metas da empresa. Por exemplo, metas de desenvolvimento pessoal vindas de feedback, ou até mesmo ações próprias que não necessariamente estão inseridas dentro de um projeto de crescimento da empresa. 
  • Visão dinâmica: a segmentação ajudar a ter uma visão mais clara e dinâmica do desempenho de cada área da empresa. Assim, é possível trabalhar exatamente onde é necessário e replicar ações positivas no restante das áreas. 
  • Cortar o mal pela raiz: a segmentação ajuda a entender especificamente no que cada área está pecando. Dessa forma, é mais fácil traçar um plano de ação para melhoria, uma vez que você sabe exatamente quais pontos devem ser melhorados e quais tipos de metas e objetivos não foram atingidos. 
  • Aumentar a produtividade: uma vez que os funcionário sabem quais tarefas, metas e objetivos pertencem a cada projeto, eles terão mais facilidade em se organizar. Além disso, também é muito mais fácil organizar as prioridades e entregar as tarefas dentro dos prazos estipulados. 

Como segmentar metas e objetivos

Para começarmos a segmentar as metas e objetivos designados, inicialmente, precisamos usar a metodologia 5w2h para ter uma visão mais clara do que aquela meta, objetivo, indicador ou tarefa é referente a. É importante ressaltar que esse processo também vai ajudar muito na priorização e na estimativa de tempo que será gasto para finalizar. 

Para isso, responda as perguntas a seguir e junte as metas ou objetivos que apresentam semelhança de resposta. 

  • What (o que): qual é o projeto, a estratégia, ou atividade que está sendo solicitada?
  • Why (por que): por que isso precisa ser feito? É um projeto importante para qual setor da empresa?
  • Where (onde): é um trabalho externo ou interno? Responsabilidade de qual setor? Quais são os envolvidos? 
  • Who (por quem): quais colaboradores participarão do objetivo ou meta em questão?
  • When (quando): quando o projeto irá se iniciar e qual o prazo estipulado? 
  • How (como): como as tarefas deverão ser realizadas para atingir a meta?
  • How much (quanto custará): qual será o custo para cumprir todas as tarefas planejadas?

Após esse processo, crie categorias de acordo com a realidade da sua empresa, pense sempre na visão do colaborador perante ao que está sendo feito e, simultaneamente, na fácil identificação das metas e objetivos por parte dos gestores. Seguem alguns exemplos para que você possa se inspirar: 

  • Corporativa (definida pelos superiores)
  • Individual Corporativa (vinda de feedback) 
  • Individual Pessoal (que parte do colaborador)
  • Compartilhadas da equipe 
  • Compartilhadas da empresa

Além disso, elas também podem ser organizadas de acordo com seu projeto de referência. 

Segmentação de metas e objetivos com o STRATWs One

O STRATWs One é um software de acompanhamento da performance corporativa, que te ajuda a ter uma visão mais dinâmica e completa do desempenho da empresa e dos colaboradores. Dentro do sistema, cada funcionário tem seu próprio perfil e, assim, é possível que cada um organize suas tarefas, objetivos, metas e até mesmo os indicadores de acompanhamento. 

Buscando fornecer um sistema que seja um grande suporte para a execução da estratégia e aumento da produtividade, fizemos melhorias em nosso software exclusivamente pensadas na otimização da organização de Metas e Objetivos.

A novidade é que agora os colaboradores podem, na aba “Meu Painel”, adicionar e gerenciar suas próprias tarefas, segmentando-as da forma que acharem melhor. Além de já terem todas suas metas documentadas no Programa de Resultados, agora é possível que cada funcionário organize suas metas e objetivos, criando seus próprios segmentos. Assim, aumentando a produtividade e tendo mais controle de suas entregas.

Se você quer melhorar a execução da estratégia na sua empresa com um software avançado, que facilita a organização dentro das corporações, venha conhecer o STRATWs One: faça agora mesmo o seu pedido de demonstração.

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