Gráficos para apresentação de resultados: conheça os 5 principais e veja dicas de softwares para criar o seu

CONTEÚDO

Gráficos para apresentação de resultados

CONTEÚDO

Está em dúvida sobre qual gráfico utilizar na sua apresentação de resultados? Então este artigo foi feito para você.

Os gráficos são recursos visuais com a finalidade de representar determinado fenômeno mensurável.

São muito usados em pesquisas de marketing, relatórios, estudos científicos e, é claro, em apresentações corporativas.

Há diferentes tipos de gráficos e a aplicação de cada um deles vai depender da informação ou do dado estatístico que se pretende mostrar.

Por isso, é importante que você conheça a variedade de gráficos existentes para, então, utilizá-los da melhor maneira possível.

A escolha do gráfico mais adequado torna a interpretação dos dados mais fácil e clara, o que possibilita a geração de insights valiosos e evita conclusões equivocadas.

Pensando nisso, separamos aqui uma lista com os 5 principais gráficos para apresentação de resultados que você precisa conhecer.

Leia também: Dashboard de indicadores de desempenho: o que é, benefícios e como fazer

5 principais gráficos para apresentação de resultados

1 – Linhas

O gráfico em linhas costuma ser utilizado quando se quer enfatizar valores contínuos, tendências, padrões. Geralmente, esse tipo de gráfico procura demonstrar uma sequência numérica de um determinado dado (eixo vertical) ao longo de um período de tempo (eixo horizontal).

Você pode utilizar o gráfico em linhas para, por exemplo, apresentar dados sobre taxas de conversão. 

Ele é indicado quando se quer mostrar como determinado indicador evoluiu ou regrediu em certo espaço de tempo.

Gráficos para apresentação de resultados

Fonte: VisPublica

2 – Áreas

O gráfico de área se assemelha ao de linhas. A diferença é que o de área coloca em evidência a noção de proporcionalidade sobre o todo.

Esse tipo de gráfico é muito bom para representar como uma categoria oscila de acordo com certas variáveis, como o tempo.

Neste tipo de gráfico, você pode demonstrar como as vendas de um produto evoluíram, por exemplo.

graficos para apresentacao resultados area Gráficos para apresentação de resultados: conheça os 5 principais e veja dicas de softwares para criar o seu

Fonte: Excel Easy

3 – Barras

Este é um dos gráficos para apresentação de resultados mais utilizados.

Utiliza-se o modelo de barras para fazer a comparação de valores em categorias diferentes ou para representar as alterações em uma mesma categoria no decorrer do tempo.

Esse tipo de gráfico é recomendado quando se quer comparar uma quantidade limitada de categorias e enfatizar suas diferenças.

Gráficos para apresentação de resultados

Fonte: MestAtisCticSa

4 – Pizza

O gráfico de pizza procura relacionar a parte com o todo, indicando proporcionalidade. Cada fatia representa uma categoria de dados.

Se você optar por esse tipo de gráfico, evite colocar muitas categorias, pois muitas fatias dificultam a visualização e a compreensão dos dados ali dispostos.

Gráficos para apresentação de resultados

Fonte: Excel Easy

5 – Gráfico em rede

Esse tipo de gráfico é menos comum e costuma ser utilizado para comparar valores diferentes de uma mesma variável. Ele exibe dados como pontos conectados por linhas, simulando uma teia de aranha ou a tela de um radar.

Para que um gráfico de rede seja válido, ele não pode conter quaisquer referências circulares. Todos os valores são dispostos em uma mesma escala.

Fonte: Excel Easy 

Confira em nosso blog: 4 Programas de análise de dados e as 6 etapas do processo de análise

4 dicas de softwares para montar o seu gráfico

Agora que você já conhece os principais gráficos para apresentação de resultados, veja a seguir quais softwares você pode utilizar para montar os seus.

1 – Online Chart Tool

O Online Chart Tool é um dos mais completos para quem quer criar um gráfico de apresentação. Com diversos recursos, como cor, formato 2D ou 3D, transparência.

Além disso, você fazer o download do seu gráfico em diferentes formatos ou salvá-lo na nuvem para editar depois. 

2 – Pictovia

O Pictovia é mais simples e compacto, mas apresenta uma grande variedade de tipos de gráficos. A alocação dos dados é bastantes simples e rápida.

3 – MathCracker

Bastante intuitivo, o MathCracker tem como diferencial uma série de recursos que ajudam a usuário a resolver problemas matemáticos. 

4 – JS Charts 3.0 

O JS Charts 3.0 é uma plataforma mais completa, disponível na versão gratuita e na versão paga, esta última com mais recursos disponíveis. Há 30 templates disponíveis em seu editor online e uma boa variedade de configurações para os dados inseridos.

Agora que você já sabe tudo sobre gráficos para apresentação de resultados, é só deixar a criatividade fluir e caprichar na montagem do seu projeto.

Saiba mais: Ferramentas de Big Data: 5 principais para começar a ter insights sobre os dados da sua empresa

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que compartilha seus indicadores de desempenho por meio de um painel de controle com gráficos de fácil compreensão. Assim, é possível apresentar resultados com muita agilidade.

Quer começar o quanto antes a usar um dashboard de desempenho? Então, baixe nosso e-book gratuito: Crie seu dashboard de indicadores de desempenho em 3 dias