Logo siteware

Como a Siteware ajudou o Grupo Vittia a estruturar um eficiente Sistema de Gestão Integrada

Vittia história de sucesso

O Grupo Vittia é formado pelas empresas Biosoja, Samaritá, Granorte, Biovalens, Vitória Fertilizante e JB Biotecnologia. Já são 50 anos de mercado entregando excelência no setor da agricultura. O Grupo investe muito em pesquisa e desenvolvimento, somando 14 milhões de reais investido no setor. Isso faz com que a empresa cresça aceleradamente, trazendo novos desafios. Hoje, o Vittia é líder nacional no mercado de Inoculantes é um dos três maiores players de fertilizantes foliares do Brasil.

Todo esse crescimento e influência de mercado vem carregado de novas grandes responsabilidades e foi com este desafio em mãos que o Vittia procurou a Siteware em Agosto de 2018. Ao longo destes 3 anos, fizemos grandes evoluções juntos e conquistamos vários objetivos. Por isso, contaremos agora um pouco mais sobre a jornada do Grupo Vittia com a Siteware e como nós os ajudamos na sistematização do Sistema de Gestão Integrada no STRATWSs One.

O processo de implantação

O processo de implantação do STRATWs One contou com dois pontos focais da Gestão Estratégica no Vittia e durou aproximadamente 6 meses. Esse processo se estendeu por um período maior, pois a medida que sistema foi sendo configurado, o Vittia percebeu a necessidade de acompanhar uma grande quantidade de novos indicadores.

A implantação foi feita de forma remota com treinamento presencial para uso do software. Assim, conseguimos juntos engajar a equipe do Vittia com o sistema e, hoje, o uso é feito de forma intensa, orientada a resultados e com alto teor estratégico.

O STRATWs One no sistema de Gestão Integrada do Vittia

No Grupo Vittia, existe um setor específico de SGI (Sistema de Gestão Integrada). De modo geral, eles utilizam com mais intensidade as funcionalidades relacionadas à performance corporativa, construindo uma boa gestão de resultados através dos indicadores. A alimentação dos indicadores é feita por meio de uma integração com ERP. No entanto, alguns ainda são alimentados por meio de planilhas.

Respeitando o pilar estratégico de excelência operacional que possuem internamente, também utilizam muito o STRATWs para criar planos de ação e padronizar o que será trabalhado ao longo do ano.

Além disso, o Grupo Vittia utiliza estrategicamente as funcionalidades de solução de problemas e oportunidades de melhoria. No caso de indicadores, se não obteve resultado satisfatório, é possível mapear e avaliar criticamente os desvios, o que possibilita a criação de planos de ação com objetivo de evitar reincidências.

“O sistema permite que tenhamos uma visão holística de todos os nossos processos. Ou seja, conseguimos reportar nossos dados nos 3 níveis gerenciais: negócio, tático e operacional.” avaliou Mariana Martins Leandro, Analista de SGI do Grupo Vittia.

Utilização por setores

O Grupo Vittia possui diferentes usos do sistema em cada setor. O setor de pesquisa e desenvolvimento, por exemplo, utiliza bastante o módulo de gestão de projetos. Isso porque, internamente, considerou-se importante mapear projetos pra identificar o real retorno deles. Por outro lado, o setor industrial utiliza todos os módulos com bastante intensidade. Ou seja, cada área utiliza de acordo com a demanda, orientações e definições estratégicas corporativas.

Para evoluir o engajamento com STRATWs, o setor de SGI aplicou uma pesquisa de utilização e conhecimento do sistema, com o objetivo final de desenvolver treinamentos internos de acordo com a demanda das áreas. A ideia é desenvolver treinamentos para cada módulo e aplicar conforme planejamento interno, inclusive no processo de onboarding de novos colaboradores.

Vittia utilização por setores

Toda essa evolução é só o começo!

Juntos, conseguimos engajar a equipe em uma cultura Vittia orientada para resultados. Atrelando indicadores com objetivos estratégicos, conseguimos criar uma visão sistêmica de onde estamos e onde queremos chegar. Valorizamos muito essa parceria e continuaremos nesta crescente de aprimoramento da gestão por resultados.

“Como facilitadores desta evolução contamos com a plataforma de atendimento da Siteware, no qual podemos enviar dúvidas e sugestões contando sempre com o time de suporte preparado para atender as nossas demandas. Esta interação atrelada ao nosso Sistema de Gestão Integrada permite o aprimoramento da gestão por resultados do Grupo Vittia” completou Mariana Martins Leandro, Analista de SGI do Grupo Vittia.

STRATWs One

Ideal para a necessidade da sua empresa

Para empresas que já possuem maturidade de gestão e querem:

Para empresas que já possuem maturidade de gestão e querem:

  • Fortalecer a cultura de gestão por resultados com estruturação de um robusto processo, capaz de aumentar a produtividade e reduzir a dependência das grandes consultorias
  • Alinhar toda a empresa em torno dos objetivos, metas e entregas
  • Estimular a comunicação, colaboração e disseminação das melhores práticas entre as diversas áreas da empresa
  • Garantir execução do planejamento estratégico
  • Consolidar as informações das diferentes unidades operacionais e/ou negócios de uma organização