Siteware SLC Agrícola

A SLC Agrícola é uma empresa que produz commodities agrícolas e tem seu foco na produção de algodão, soja e milho. Foi uma das primeiras empresas do setor a ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores mundial, tornando-se, assim, uma referência em seu segmento. A SLC conquistou, em 2017, o título de 7ª melhor empresa para se trabalhar no Rio Grande do Sul.

Planta crescendo
Plantação

Sua produção conta com 14 unidades em 6 estados brasileiros estrategicamente localizadas para reduzir potenciais riscos climáticos regionais e a incidência de pragas e doenças em sua produção de alta escala, que conta com técnicas modernas de gestão. Deise Schmidt, coordenadora de desenvolvimento em RH da SLC Agrícola, é a principal responsável pelo processo de avaliações na empresa. Ela explica a trajetória da SLC na área de Recursos Humanos até chegar às nossas soluções, que atualmente operam com sucesso em diversos processos da área.

Quais foram os desafios da SLC Agrícola?

A SLC costumava fazer todos os seus processos de desempenho por meio de planilhas. Então, a empresa contratou um sistema que ficou responsável pelo processo de gestão e apuração de metas de desempenho. Porém, diante da incompatibilidade do sistema e as demandas específicas da empresa, a SLC buscou outras alternativas.

Foi nessa busca que as soluções da Siteware foram selecionadas para auxiliar sua gestão. Como antes as planilhas eram o principal meio de monitoramento da gestão, era difícil controlar e fazer o acompanhamento corretamente.

“A escolha se deu por ser um sistema mais amigável, de fácil interação e que atende processos, permitindo que tudo seja feito em um software só”, explica Deise.

Com o software, esses processos ganharam mais visibilidade, já que todos podem ter acesso aos resultados de forma prática e os gestores já estão acostumados com a frequência de acompanhamento. Antes, a SLC não contava com um sistema de avaliação de competências. Agora, de acordo com Deise, o processo ganhou transparência, permitindo acesso a todos e tornando possível a calibragem e feedbacks mais constantes pelo próprio sistema.

Tela de computador e celular

Como nossas soluções estão
otimizando o RH da SLC?

Dentro da área de Recursos Humanos da SLC Agrícola, duas pessoas são responsáveis pelo processo de avaliação de desempenho e todos os processos abaixo são realizados atualmente pelo nosso software:

Ciclos de Avaliação

Avaliação de Competências: competências mais técnicas que os colaboradores devem desenvolver;
Avaliação de Desempenho: o quanto as pessoas evoluíram no dia-a-dia;
Avaliação de Valores: mede a aderência dos colaboradores aos valores da empresa.

Grafico de pessoas
Avaliações

Modo da Avaliação

Avaliações 90 graus: autoavaliação e o gestor avalia. Para cargos de analistas e alguns coordenadores.
Avaliações 180 graus: autoavaliação, gestor e a equipe avaliam. Para cargos de diretoria, gerência e alguns coordenadores.

Etapa das Avaliações

Autoavaliação: O colaborador realiza uma autoavaliação, atribuindo o conceito que ele acha que melhor se aplica ao seu desempenho.
Consenso: O gestor e em alguns casos também os pares, olham a autoavaliação e realizam ajustes conforme achem necessário.
PDI: Após a etapa de consenso, são desenvolvidos PDIs (Planos de Desenvolvimento Individual) com prazos de conclusão e com o objeto de suprir os gaps de desempenho.

Crescimento
Tabela de resultados

Finalidade dos Resultados da Avaliação

Os resultados são utilizados para gerar uma matriz 9-box e também consequentemente, um plano de sucessão.

Nosso sistema permite que sejam rodados diversos ciclos de avaliação, seja avaliação de competências, desempenho ou valores, sendo elas definidas pela própria empresa, assim como os conceitos que geram os resultados. Você pode atribuir notas (de 1 a 5, por exemplo) ou conceitos (ruim até excelente, por exemplo), dependendo do que a empresa utiliza e considera melhor.

Além disso, é possível também gerenciar metas pelo mesmo sistema, sendo que os resultados das metas também podem contribuir para os resultados finais da 9-Box, plano de sucessão e até o pagamento de um programa de remuneração variável.

Metas

Resultados e Melhorias

Nossa solução permitiu:

– Realizar diferentes avaliações na SLC, que antes não era possível devido à baixa usabilidade de planilhas;
– Diminuir o tempo demandado;
– Melhorar o jeito como os colaboradores interagem com o processo: antes preenchiam planilhas, agora tudo é feito por sistema, melhorando a usabilidade e ganhando transparência;
– O começo da utilização de matriz 9-box e PDI na área de desenvolvimento de RH.

A SLC também conta com uma feature diferente das outras empresas, que foi customizada no nosso software exclusivamente para a empresa: a funcionalidade de gap. Existem notas e conceitos esperados para cada cargo. Por exemplo, de um diretor, espera-se que tenha nota máxima na competência “liderança”. Mas, se o diretor não alcançou essa nota máxima, em seu PDI vai constar a informação do quanto faltou para atingi-la, desenvolvendo seu PDI com base nisso.

Essa feature de gap funciona começando com o envio de informações da empresa sobre as notas esperadas, que são definidas no sistema. Assim, o próprio sistema já calcula o gap quando o colaborador entra para definir seu PDI junto com seu gestor.

Tela com gráfico

Futuro da SLC com a
nossa empresa

A SLC também enxerga um futuro com a Siteware. Com os ciclos de avaliação de desempenho rodando bem, puderam enxergar novas oportunidades que podem ser melhor desenvolvidas ou criadas, avançando cada vez mais para um RH mais estratégico e também voltado aos resultados e desenvolvimento de pessoas na empresa.

A Siteware realizará um trabalho em conjunto para que a SLC possa evoluir nesses processos, gerando mais importância no cumprimento dos PDIs, não dependendo de planilhas para criar a matriz 9-Box, de forma que o RH tenha mais controle e consiga realizar a calibragem de resultados da avaliação.

“A partir de agora vamos implantar a 9-Box, queremos sair de vez das planilhas, ter maior controle e facilitar o acesso e acompanhamento para todos. Vamos também evoluir os PDIs e ter um comitê de calibragem. Queremos avançar no controle e deixar mais ágil o tempo demandado”, pontua Deise.

Sobre o STRATWs One

O STRATWs One é um software que entende as necessidades de gestão das empresas. Pensando na experiência do cliente, suas soluções são divididas em 6 módulos, que atendem diferentes áreas de empresas de todos os segmentos, sendo eles: Gestão de Reuniões; Gestão à Vista; Gestão do Portfólio de Projetos; Performance Individual; Oportunidades de Melhoria e Performance Corporativa.

Stratws one

O objetivo da Siteware é otimizar o tempo das organizações, engajando seus colaboradores e aumentando a produtividade. O sistema transforma em processo a metodologia de gestão adotada pela empresa e amplia o ROI dos projetos de consultoria contratados, tudo isso para garantir os melhores resultados ao seu negócio.

Topo da montanha

Com o auxílio nos processos diários, nos projetos e nas atividades que envolvem a gestão das empresas, assim como demonstrado nesse caso de sucesso, a Siteware trabalha em prol do desenvolvimento das organizações, essas que estão cada dia mais complexas e preocupadas com o bem-estar dos seus funcionários e que visam estarem na frente da concorrência enquanto executam um trabalho estratégico e otimizado.