Acompanhamos, todos os dias, centenas de empresas e times trabalhando pelo alcance de suas metas. Foi analisando este comportamento ao longo do tempo que começamos a entender o que dá certo ou não na busca pela melhoria dos resultados.
Durante muito tempo, nós brasileiros, carregamos o estigma de que éramos um povo que não se planejava, íamos ajustando o projeto ao longo da sua execução.
No entanto, já começamos a perceber uma mudança neste comportamento. Vemos, em todo o País, que as pessoas tem grande capacidade de planejamento, sabem exatamente para onde seu negócio deve ir, mas, por algum motivo, os planos não saem do papel. Será que o nosso problema migrou de lado? Será que a desorganização passou do planejamento para a execução?
Ao longo desta série de posts vamos abordar as melhores práticas para fazer sua empresa acontecer e o que fazer para evitar as armadilhas que aparecem durante a execução da estratégia.
BSC (Balanced Scoredcard), GPD (Gerenciamento pelas Diretrizes), MBO (Management by Objectives), OKR (Objectives and Key Results) e SEF (Strategic Execution Framerowk) são apenas algumas das metodologias para suporte à elaboração e execução do Planejamento Estratégico. Dependendo dos profissionais envolvidos, é comum ainda aparecerem modelos híbridos, criados a partir da mesclagem entre estas e outras abordagens.
Independente da metodologia utilizada durante a elaboração do planejamento estratégico, formou-se um consenso de que é bem melhor um planejamento bom bem executado do que planejamento excepcional que nunca saiu do papel.
Qualquer que seja a metodologia adotada, provavelmente ela permeará pelos temas apresentados abaixo:
No mundo corporativo, um plano estratégico não pode ser feito ou executado por apenas uma pessoa. Esse trabalho pressupõe o envolvimento de colaboradores das diferentes áreas, cada um fornecendo sua visão sobre o futuro da empresa. Para que o resultado final seja muito mais do que um Mapa Estratégico fixado nas paredes, é necessário comunicar e, assim, envolver toda a empresa na execução da estratégia.
Promover a melhoria na comunicação dentro da empresa permite que as pessoas façam a gestão de seus negócios de uma forma mais transparente, envolvendo seus times no processo de tomada de decisão. Dessa forma, todos os colaboradores percebem a organização alinhada e compreendem como seu trabalho pode contribuir para o todo.
Nesse momento, para garantir a comunicação adequada à execução da estratégia, a empresa começa a gerar uma grande quantidade de arquivos e emails, o que dificulta a gestão do processo. Para resolver este problema é fundamental contar com um software de Gestão Estratégica, pois ele permite acompanhar o resultado de cada área através dos Indicadores de Desempenho (KPI’s), confrontando-os com as metas originadas do planejamento. O software deve ser capaz, também, de desdobrar os Objetivos Estratégicos em Projetos, Iniciativas e Planos de Ação, que envolvem e deixam claro a responsabilidade de todos ao longo do processo.
Ao se reunir todas estas informações em um mesmo local, fica fácil ver quais áreas estão performando bem e quais não estão. Da mesma forma, é fácil perceber quem está atingindo seus resultados e quem necessita de mais ajuda e suporte. Cabe ressaltar que, segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, as empresas orientadas a dados são, em média, 6% mais rentáveis do que seus concorrentes que não possuem esta preocupação.
É um engano creditar os ganhos na melhoria da performance da organização apenas ao novo nível de transparência e comunicação proporcionado pelo uso de um software. Painéis de gestão certamente ajudam a empresa a ser mais eficaz, mas não substituem a necessidade de práticas de gestão efetivas.
“A genialidade é obtida com 10% de inspiração e 90% de transpiração” – Thomas Edison
Uma estratégia devidamente comunicada na empresa exige o envolvimento de todos para sua execução. Este envolvimento só é obtido se as pessoas se sentirem parte do processo, se identificarem com o plano traçado e o caminho a ser seguido. Em suma: uma boa estratégia só é executada se houver engajamento de todos os colaboradores.
Engana-se quem acredita que o engajamento do time é obtido através do reconhecimento financeiro. Bons salários podem até garantir um empenho inicial, mas só há uma coisa capaz de engajar de forma perene as pessoas: o ambiente e a cultura da empresa.
Já explicamos como é possível transformar o ambiente e a cultura de uma empresa com os conceitos do Professor de Liderança Estratégica da London Business School Sumantra Ghoshal. Para maiores informações sobre este assunto consulte: O Cheiro do Lugar – Como Criar uma Cultura que Estimule o Engajamento – Parte 1 e Parte 2.
Durante a execução do Plano Estratégico surgirão problemas e obstáculos que exigem maturidade dos gestores para sua superação.
Elaborar uma estratégia que priorize o que realmente é essencial para a organização, comunicar e engajar as pessoas em torno desta estratégia, acompanhar sua execução e seus resultados são apenas os primeiros passos de uma longa jornada. Para ajudar nesse caminho, os líderes precisam atuar como mentores, ajudando seu pessoal a alcançar a performance necessária e a cumprir, de forma consistente, os prazos assumidos. Mas como fazer isso? A resposta é simples: Gerenciando.
Aqui vão três dicas simples, que podem lhe transformar em um gestor e líder melhor, contribuindo para que você e sua equipe alcancem os resultados:
Já ouvimos várias vezes: “Para implantar – com sucesso – uma cultura de gestão, é fundamental o patrocínio e envolvimento da alta direção da companhia“. Como mostramos acima, envolver a liderança no processo é muito mais do que obter a liberação orçamentária para a implantação de uma cultura orientada a resultados.
E a alta direção de sua empresa, está realmente comprometida com o alcance dos resultados? Deixe seu comentário e conte-nos sua experiência. Até a próxima semana com mais uma postagem desta série.
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