Produtividade

Produtividade no ambiente de trabalho: entenda o que é e conheça 3 dicas para aumentá-la

Produtividade no ambiente de trabalho: entenda o que é e conheça 3 dicas para aumentá-la

Publicação : 14/12/2018

Por Siteware

8 min

Não importa quantas tarefas você tenha para cumprir hoje, o dia só tem 24 horas e o ideal seria que você trabalhasse apenas 8 por dia.

Mas confesse: parece que essas horas são insuficientes para você?

Então, leia este artigo. Ele pode te ajudar a resolver esse problema!  

Em qualquer empresa, aumentar a produtividade no ambiente de trabalho é um objetivo. Mas será que na prática os colaboradores e gestores sabem o que é produtividade?

Reflita sobre isso: já percebeu que sempre que damos aquela escapada do trabalho é para continuarmos ocupados?

Sempre quereremos fazer alguma coisa diferentes, só que sempre precisamos encontrar uma coisa nova para fazer, seja olhar as redes sociais ou conversar com outras pessoas.

Você deve estar se perguntando onde queremos chegar com tudo isso. Em resumo, já queremos deixar claro que ficar muito tempo em uma atividade específica não é tarefa fácil.

E para te ajudar, vamos apresentar agora o que é a produtividade no ambiente de trabalho e uma série de 3 dicas que pode aplicar para estimular ainda mais o aumento da produtividade no dia a dia da sua organização.

O que é a produtividade no ambiente de trabalho?

Quando pensamos no que é produtividade no ambiente de trabalho, logo vem à cabeça a palavra “produzir”. E, de fato, esse é o principal sentido do termo. Ou seja, quanto mais se produz, maior é o nível de produtividade.

Mas o grande erro é achar que, para produzir mais, basta trabalhar mais dias ou por mais tempo. Será que essa é realmente uma forma eficiente de aumentar a produtividade no ambiente de trabalho?

A verdade é que não. A produtividade é elevada quando se consegue produzir mais em menos tempo. Mas graças a uma série de ações que ampliam o tempo de foco no trabalho.

Será que você consegue passar 8 horas seguidas sendo produtivo? É impossível manter plena atenção por tanto tempo!

Toda vez que estiver planejando seu dia de trabalho, você também deve incluir intervalos de trabalho e nunca se sentir culpado por “perder tempo” quando precisar.

Você só vai conseguir aumentar a produtividade no ambiente de trabalho quando conseguir:

Mas existe um  teste que você pode fazer para saber se está sendo uma pessoa produtiva hoje, neste dia.

Confira os passos para descobrir isso no fluxograma abaixo, e não se preocupe se perceber que hoje não está sendo produtivo o suficiente.

Logo depois, vamos apresentar 3 dicas para ajudar a aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.

Produtividade no ambiente de trabalho

Fluxograma do artigo de Elizabeth Grace Saunders (Fonte: Harvard Business Review BR)

Confira em nosso blog: 5 ideias para reduzir custos na empresa sem afetar sua produtividade

3 dicas para saber como aumentar e estimular a produtividade no ambiente de trabalho?

1- Começar sempre pela tarefa mais trabalhosa

Uma técnica que faz muita diferença na produtividade e na gestão do tempo é a de começar o trabalho sempre pela tarefa mais trabalhosa, aquela mesma que todos querem deixar para depois.

A principal ideia por trás desse método é garantir que as tarefas mais importantes sejam tratadas assim que você começar o dia de trabalho.

Isso é o que mais vai gerar impacto para os seus resultados. E, por isso, sempre é a tarefa mais trabalhosa.

Se a primeira coisa que você faz a cada manhã é lidar com isso, você pode passar o dia com a satisfação de saber que essa é provavelmente a tarefa mais difícil que precisava terminar!

Esse método é muito bom para os procrastinadores, que lutam com certas tarefas para tentar adiá-las o máximo possível.

2- Use a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é um método popular que foi desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 80.

Ela se baseia em usar um timer para dividir o tempo de trabalho em intervalos de 25 minutos, separados por intervalos de outros 5 minutos. Esses intervalos são os chamados pomodoros.

O importante aqui não é apenas a técnica em si, mas a metodologia de implementar o descanso e a pausa entre os momentos de trabalho mais intenso.

E ela pode se adaptar a cada pessoa. Se você consegue trabalhar bem por 40 minutos em sequência, não tem problema. Mas o importante é não fazer nada além da sua atividade durante esse tempo. Tenha foco!

Quem falou muito bem sobre o tema foi Tony Schwartz, CEO da The Energy Project e autor de vários livros como The Way We’re Working Isn’t Working (A maneira como estamos trabalhando não está funcionando), durante entrevista para o Havard Business Review.

Sua dica principal foi:

Sugerimos uma pausa depois de 90 minutos de trabalho intenso. A nosso ver, tirar uma soneca aumenta a produtividade.

E ele ainda completou dizendo:

No futuro, a verdadeira vantagem competitiva será da empresa que, em vez de tentar sugar o máximo das pessoas, busca satisfazer melhor suas necessidades.

3 – Seja apaixonado pelas suas metas

Ao perguntar para alguém que não consegue ser produtivo no dia a dia de trabalho se está satisfeito com suas metas, a resposta – caso ela seja sincera – será não. E isso já mostra onde está o grande problema da produtividade hoje em dia.

Pode existir a dificuldade do tempo, ou até mesmo a complexidade, ou repetição das tarefas. Mas, no final, só vai conseguir ter um alto nível de produtividade no ambiente de trabalho quem estiver de fato apaixonado por suas metas.

Conseguir chegar no objetivo final, ter a emoção de comemorar ao bater a meta, é o que move as pessoas dentro de qualquer organização. Então, vale muito a pena questionar a si mesmo: será que sou realmente apaixonado pelas metas que preciso atingir?

E, para os gestores, o questionamento é ainda mais importante. Eles devem se perguntar se o seu time atual possui esse “sangue nos olhos” para conseguir alcançar aquilo que foi planejado.

Se a ideia é aumentar a produtividade no ambiente de trabalho, se reúna com todos e defina objetivos que sejam realmente apaixonantes.

Veja também: Programa de incentivo profissional: 4 dicas para aumentar a produtividade dos seus times

O STRATWs ONE é um software de gerenciamento e performance empresarial. Robusto e fácil de usar, ele é empregado por algumas das maiores empresas do Brasil. Além disso, ele permite integrar estratégia, operação e pessoal, promovendo mais produtividade.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs ONE

Quer tonar sua empresa mais produtiva? Então, baixe nosso KIT completo: Métodos de Produtividade