Produtividade

Como aumentar a produtividade na empresa com os hábitos de CEOs de sucesso

Como aumentar a produtividade na empresa com os hábitos de CEOs de sucesso

Publicação : 09/02/2017

Por Siteware Siteware

9 min

É inegável que gestores de sucesso, como CEOs de grandes corporações, têm capacidade de organização, criatividade, agilidade e liderança, o que os ajuda a desempenhar todas as atividades diárias. Não é difícil imaginar quão apertadas são (ou foram) as rotinas de personalidades do mundo empresarial, como Steve Jobs (fundador da Apple), Mark Zuckerberg (um dos fundadores do Facebook) e Bill Gates (criador da Microsoft).

Se você esta se perguntando “como aumento a produtividade na empresa?”, saiba que não é uma questão de dom. Muitos confessam fazer uso de técnicas para aumentar a produtividade pessoal, e essas técnicas podem ser aprendidas e desenvolvidas por qualquer pessoa.

Com disciplina, foco e mudança de hábitos é possível organizar e manter uma rotina sem perda de tempo e que apresente resultados satisfatórios ao fim de cada dia.

Continue a leitura e descubra como aumentar a produtividade na empresa seguindo os passos de CEOs de empresas bem-sucedidas.

Como aumentar a produtividade na empresa com hábitos de CEOs

1- Comece o dia fazendo algo que lhe dê prazer

Acordar cedo para realizar atividades prazerosas é um hábito de muitos executivos, como Arianna Huffington, fundadora do site de notícias The Huffington Post e Jack Dorsey, atual CEO do Twitter.

Exercício físico, meditação ou mesmo um café da manhã com a família podem ativar o bom humor e a sensação de bem-estar logo no início do dia. Os sentimentos positivos que percorrem a mente acabam definindo o estado emocional e sendo transferidos para as atividades do trabalho.

Por mais que as pessoas tentem separar a vida pessoal da profissional, coachs e especialistas em carreira afirmam que ambas as esferas estão amplamente relacionadas. Por isso, é importante manter rituais que cultivem o prazer.

2- Planeje sua rotina

O ideal para quem tem rotinas muito atarefadas é fazer um planejamento diário antes de começar o expediente. Cheque sua agenda e verifique e-mails para identificar eventuais demandas urgentes e a necessidade de rearranjar o planejamento do dia. Compromissos e decisões inadiáveis devem ter prioridade na lista de afazeres.

Esqueça a exaltação do executivo contemporâneo multitarefa. Alguns especialistas defendem que a produtividade está alinhada à capacidade de concentração em uma atividade por vez. Se for o caso, separe períodos ou dias específicos da semana para se envolver em cada área do seu trabalho. Estime o tempo que precisa para cada atividade e busque mantê-lo. Seguir um bom planejamento faz toda a diferença para quem quer descobrir como aumentar a produtividade na empresa.

3- Use aplicativos para organizar a agenda

Alguns já vêm no celular, outros podem ser baixados. Os aplicativos de agenda, calendários e de anotações ajudam a organizar os dias tumultuados.

Evernote, por exemplo, pode ser baixado em qualquer sistema operacional e sistematiza compromissos, anotações, links de artigos para leitura posterior, entre outras funções. Não perca tempo bolando sistemas de categorização e organização. Recorra ao auxílio da tecnologia para aumentar sua produtividade pessoal!

4- Determine horários para responder mensagens

Muitos empresários e CEOs atribuem o consumo de grande parte do tempo à troca de e-mails. Se você for responder todos os e-mails o tempo inteiro, perderá a noção do passar das horas. A dica, então, é dar prioridade às mensagens urgentes e responder às demais em horários determinados ao longo do dia.

É claro que cada gestor vai saber avaliar qual a frequência ideal para checar sua caixa de entrada, mas três vezes ao dia é uma média razoável para responder mensagens.

Outra estratégia de como aumentar a produtividade na empresa seguida por CEOs é pedir à equipe que só os copie em caso de extrema necessidade. Acompanhar conversas de outras pessoas pode tomar mais tempo do que se imagina.

Respostas curtas, de duas a três frases, também agilizam a atividade. O mesmo vale para o WhatsApp. Estabeleça horários para checar o celular, evitando interrupções e distrações toda vez que chegar uma mensagem nova.

5- Tenha em mente que “antes feito que perfeito”

Nem tudo precisa sair exatamente como você quer, se isso lhe for tomar mais tempo que o necessário. Sem isso em mente, não tem como aumentar a produtividade na empresa.

Perfeição não é indicativo de sucesso na gestão. Bons gestores são os que conseguem tirar projetos e ideias do papel mesmo com todas as dificuldades que possam surgir no caminho. Conquistar os objetivos traçados é mais importante do que rastrear imperfeições.

Outro empecilho recorrente nas funções de chefes de equipes é o hábito de centralizar processos. Líderes estratégicos são aqueles que acompanham os liderados, dão apoio e orientação quando necessário, mas, principalmente, confiam em sua equipe.

Além de economizar tempo, delegar tarefas valoriza os profissionais, aumentando sua autoestima e ativando o senso de responsabilidade e de pertencimento à organização. Os trabalhos não precisam ser perfeitos, mas executados da melhor forma possível.

Conheça os integrantes do seu time, identifique potencialidades e fragilidades de cada um, para distribuir responsabilidades às pessoas certas.

6- Foque nas possibilidades e não nos problemas

Da mesma forma que no item anterior, verdadeiros líderes não focam nos aspectos negativos ou falhas dos processos. Mesmo que pareça clichê, o pensamento positivo contribui para o bom andamento do serviço. Casos de insucesso não devem ser encarados de forma derrotista, mas como aprendizados preciosos para os próximos projetos.

Problemas e dificuldades vão existir em qualquer situação. A sagacidade está em não deixar que eles tomem uma proporção maior que a necessária. Se os obstáculos fazem parte de qualquer trajetória, a solução é encará-los de forma natural e leve. Assim, você terá tempo e criatividade para resolvê-los sem esquecer de todas as outras atividades que precisem da sua atenção.

Como aumentar a produtividade na empresa

7- Fomente sua criatividade com atividades não relacionadas ao trabalho

Mark Zuckerberg e Steve Jobs dividiam o hábito de realizar atividades paralelas. O fundador da Apple frequentou por um ano e meio o campus da Universidade sem estar matriculado, assistindo às aulas que lhe interessavam, como ouvinte.

Práticas budistas também faziam parte de sua rotina, tanto que Jobs chegou a passar uma temporada em retiro espiritual na Índia.

Já Zuckerberg desenvolve projetos para além da programação computacional. Anualmente, ele estabelece uma meta nova. Aprender mandarim, construir uma inteligência artificial que comande toda a casa e conhecer uma pessoa fora do Facebook por dia já fizeram parte da lista. Mark também desenhou a aliança de noivado de sua esposa.

Se analisadas individualmente, essas atividades não parecem não ter como aumentar a produtividade na empresa. Mas se considerarmos que criatividade e capacidade inventiva podem fazer toda a diferença para o sucesso de um negócio, compreendemos por que oxigenar o cérebro com atividades aleatórias e fora do escritório é essencial para a saúde do empreendimento e do gestor.

Não é fácil manter uma rotina atarefada, gerir pessoas, tomar decisões e fazer as coisas acontecerem, tudo ao mesmo tempo. Mas com organização, planejamento e inventividade é possível manter e, ainda, aumentar a produtividade, sem deixar de lado a vida pessoal.

Não se esqueça que gestores de sucesso confiam no seu próprio trabalho, na capacidade de sua equipe e se concentram em alternativas e possibilidades em detrimento dos problemas.

Agora que você já sabe como aumentar a sua produtividade, que tal descobrir como incentivar o mesmo na sua equipe? Leia o artigo e saiba como liderar uma equipe para a alta produtividade.