Tipos de inventário de estoque: 3 modelos e como aplicá-los em cada empresa

CONTEÚDO

Imagem ilustrativa de um homem utilizando um dos tipos de inventário de estoque

CONTEÚDO

O que é e quais os tipos de inventário de estoque? Antes de respondermos a essas duas perguntas, é importante que você compreenda que, a gestão de estoque é responsável por:

  • reduzir custos e desperdícios com mercadorias;
  • garantir o atendimento da demanda do cliente, e assim sua satisfação;
  • otimizar seu capital de giro.

Acredito que a gente concorde que esse é um resumo de tudo o que um gestor busca na administração de uma empresa, correto?

O estoque da sua empresa é um tipo de investimento no qual você aplicou dinheiro para obter retorno posterior, com a venda desse mesmo estoque por um valor maior do que o que você gastou para adquiri-lo.

Também é possível que você produza suas próprias peças para venda. Nesse caso, é possível que você tenha dois estoques:

  • um de matéria-prima para a produção das mercadorias que serão vendidas;
  • um de bens acabados, prontos para serem vendidos.

Mesmo nesse cenário, o estoque se mantém com o propósito de gerar lucro para a empresa e sua não administração pode causar danos sérios ao fluxo de caixa da pequena empresa ou mesmo de grandes corporações.

Dessa forma, entender o que é e como fazer inventário de estoque é uma etapa fundamental para a administração da empresa como um todo.

O que é inventário de estoque?

Independente dos tipos de inventários de estoque que você planeja executar, o conceito geral sobre o que é essa prática empresarial é o mesmo, trata-se de uma etapa da gestão de estoque, que visa contabilizar os itens que estão armazenados em seu estoque e que serão vendidos para o consumidor final. Isso também vale para a contagem de matérias-primas que serão transformadas em mercadorias.

O resultado de um inventário de estoque é uma lista completa dos produtos e suas quantidades.

Por meio do inventário de estoque sua empresa é capaz de saber quais produtos estão:

  • disponíveis em um nível ideal de quantidade;
  • em excesso;
  • em falta.

Além disso, também é por meio da aplicação de um dos tipos de inventário de estoque que sua empresa é capaz de analisar se seu controle de estoque está compatível com a sua realidade.

Imagine que você use um sistema de PDV que controla o estoque e as vendas realizadas pela empresa. Ao realizar o inventário você poderá conferir se o que está em seu registro é compatível com o que está, realmente, em seu estoque.

3 tipos de inventário de estoque

Como falamos acima, os tipos de inventário de estoque possuem objetivos similares, entretanto, algumas particularidades os diferenciam. A seguir, vamos entender mais sobre cada um, dessa forma esperamos ajudar você a compreender qual a melhor opção para sua empresa.

Inventário anual

Como o próprio nome sugere, um inventário de estoque anual é realizado uma vez por ano. Ele é o mais comum dentro das empresas, mas nem sempre é o mais eficiente. Ele demanda um tempo muito longo para ser finalizado e, em geral, obriga as empresas a fecharem as portas por alguns dias para que possa ser realizado do início ao fim.

Quando incongruências aparecem, ou seja, quando o que é contado não está de acordo com os registros de vendas da empresa, é mais difícil identificar possíveis erros de cadastro, por exemplo.

Com o inventário anual sua empresa realiza o balanço do ano fiscal que passou e pode atualizar as planilhas de produtos. Ele te ajuda a entender o que você tem de mais ou de menos no estoque para começar mais um ano.

Inventário de estoque rotativo/cíclico

O inventário de estoque rotativo ou cíclico realiza a contagem dos produtos do estoque de maneira contínua e, em geral, divide o estoque em grupos de produtos, para não ter que contar tudo de uma vez. Isso torna o processo mais rápido, afinal sua equipe só vai precisar contar os produtos de uma categoria. Isso também permite manter as informações sempre atualizadas.

É preciso definir uma periodicidade para a realização da contagem de estoque, como semanal, mensal ou mesmo diariamente.

Se você tem uma loja de vinho, por exemplo, pode realizar a contagem:

  • de vinhos tintos na segunda-feira;
  • de vinhos brancos na terça-feira;
  • de vinhos rosés na quarta-feira;
  • de espumantes na quinta.

Normalmente, quanto maior seu giro de estoque, menor é o tempo entre uma contagem e outra.

De qualquer maneira é importante que você defina essa periodicidade e a cumpra.

Alguns lugares separam os tipos de inventário de estoque em cíclico e rotativo, isso porque consideram que eles possuem objetivos diferentes:

  • Rotativo: atende as necessidades de gestão, evitando extravios e desperdícios, bem como controlando o volume de cada produto em estoque;
  • Cíclico: tem como objetivo manter a segurança e confiabilidade aos dados da empresa.

Inventário periódico

É um tipo de inventário de estoque bastante comum em empresas como lojas de roupas, que convivem com mudanças de estoque decorrentes de trocas de estação.

A contagem dos itens não é periódica, como no caso do inventário cíclico, sendo realizada de acordo com as fases do negócio durante o ano.

Leia mais em: Como fazer contagem de estoque: 6 passos estratégicos

Uso de tecnologia para ajudar na manutenção e controle de estoque

A tecnologia não dispensa a necessidade de contagem física para a garantia de veracidade das informações, entretanto, é fundamental para a manutenção diária de todo o trabalho investido durante a realização de qualquer um dos tipos de inventário de estoque que citamos acima.

Um software de gestão é fundamental para a administração do estoque e de toda a parte financeira da empresa, afinal, é por meio dele que você controla as entradas e saídas de dinheiro e mercadorias da sua empresa.

Esse acompanhamento é fundamental para:

  • saber a hora de pedir novas mercadorias ao fornecedor;
  • identificar necessidade de realizar promoções para baixar o estoque de determinados produtos;
  • acompanhar o volume de entradas e saídas, acompanhando de perto o fluxo de caixa.

Profissionalize: encontre uma empresa que inventário de estoque

A gestão de estoque não é simples. Ao mesmo tempo, ela é extremamente relevante para o dia a dia e para a estratégia da organização.

Com todas as etapas necessárias de como fazer inventário de estoque, uma opção que tem atraído muitas empresas é a terceirização dessa tarefa com a contratação de empresas de contagem de estoque e gestão de inventário.

Se você gostou dessa ideia, acesse o site do oHub e confira a lista de empresas na área de Controle de estoque perto de você, faça a cotação e receba diversas propostas com um só pedido.