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Investimento em tecnologia nas empresas: por que fazer?

Investimento em tecnologia nas empresas: por que fazer?

Publicação : 24/04/2019

Por Siteware Siteware

9 min

Nada pior do que se sentir ultrapassado, como aquele “tio” que precisa pedir ao sobrinho para explicar como funciona o novo app da moda que instalou no celular.

E se isso é ruim para as pessoas, pode ser fatal para uma empresa.

Os avanços tecnológicos proporcionados pela transformação digital são inegáveis. E as empresas que buscam se desenvolver não devem deixar de incorporar novas tecnologias em seus processos.

A rápida adoção de smartphones, a computação em nuvem e a melhoria da conectividade com a Internet em todo o mundo mudou a forma como os usuários interagem entre si e com as marcas.

Além disso, a tecnologia mudou a forma de fazer negócios, gerenciar equipes e lidar com dados.

Há alguns anos, por exemplo, ninguém poderia imaginar que as empresas usariam o Facebook para vender produtos e interagir com seus clientes.

Hoje, vivemos a chamada quarta revolução industrial, ou indústria 4.0.

Confira este infográfico que mostra como foi a evolução das “eras” industriais:

Investimento em tecnologia nas empresas
Fonte: HEFLO

Negócios de todos os tipos e tamanhos precisam investir em tecnologia. Mas por quê?

Confira agora 6 razões que justificam o investimento em tecnologia nas empresas e saiba o que os recursos tecnológicos podem trazer de bom para o seu negócio.

Confira também: Indústria 4.0: como a tecnologia está revolucionando o trabalho

6 razões para fazer investimento em tecnologia nas empresas

1 – Agilidade nos processos

Foi-se o tempo em que tudo era feito manualmente dentro das organizações. Felizmente, os avanços tecnológicos possibilitaram a automatização de atividades repetitivas que consumiam muito tempo, mão de obra e dinheiro.

Com a ajuda da tecnologia, muitas coisas hoje podem ser feitas mais rapidamente. O uso de softwares mais modernos simplifica tarefas e processos. Há aplicativos e ferramentas avançadas que podem executar todos os tipos de tarefas complexas em poucos minutos, algo que sua equipe demoraria algumas horas ou dias para fazer.

A tecnologia melhora a velocidade em todos os setores.

Por exemplo, as tecnologias usadas na assistência médica melhoram a velocidade do atendimento ao paciente. Assim, o tempo de internação dos pacientes fica mais curto quando os hospitais usam softwares mais modernos em vez de sistemas manuais ou tecnologias ultrapassadas.

Saiba mais: Você sabe como ser um bom gestor hospitalar? Confira 8 dicas para garantir a saúde de sua instituição

2 – Aumento da eficiência

O investimento em tecnologia nas empresas se justifica também pelo aumento da eficiência. Afinal, avanços na tecnologia fazem as coisas funcionarem de forma mais eficiente, reduzindo erros e retrabalhos.

Você pode, por exemplo, contar com um sistema de emissão de notas fiscais. Dessa forma, evita um trabalho manual, comete menos erros e pode prestar contas de maneira mais eficiente, porque todos os dados digitados são automaticamente arquivados.

Assim, você pode encontrar as informações que precisa usando filtros de busca, por valor, data, tipo de produto, ramo de atividade do cliente e muitos outros.

3 – Redução de custos

Em um primeiro momento, investir em tecnologia pode parecer algo “caro demais” para a sua empresa. No entanto, quando olhamos a longo prazo, é evidente que você estará economizando muito mais dinheiro ao reduzir custos operacionais.

Várias empresas de call center, por exemplo, utilizam robôs para atender as ligações de clientes em busca de algum suporte técnico.

Somente em último caso o cliente é direcionado para falar com um atendente humano. Mas, geralmente, o próprio robô já consegue solucionar a demanda. Assim, a empresa reduz custos com contratação de pessoal.

4 – Melhor interação com os clientes

O investimento em tecnologia nas empresas pode trazer melhorias na forma de interagir com o público.

Considere o caso dos chamados chatbots, que usam a inteligência artificial para melhorar cada vez mais as respostas dadas aos clientes. Eles analisam aquelas que dão melhores resultados e repetem os procedimentos que trazem mais satisfação aos clientes.

Resultado? Eles são um sucesso entre o público mais jovem; 60% dos millennials já interagiram com um chatbot pelo menos uma vez. Além disso, 70% desses millennials relataram positivamente sua interação.

Não é surpresa, portanto, que a previsão de faturamento global do mercado de chatbot alcance US$ 1,23 bilhão até 2025.

Com os avanços no processamento de linguagem natural e a ascensão de assistentes de voz, os chatbots são capazes de fornecer respostas mais rápidas ao cliente, permitindo assim melhores interações.

Há também o caso das mídias sociais. 94,4% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais. À medida que a tecnologia de aprendizado de máquina e Inteligência Artificial começa a amadurecer, espera-se que a personalização na tecnologia se torne mais comum e acessível também para as pequenas empresas.

5 – Acesso remoto

Seus funcionários têm smartphones e podem acessar e-mails, arquivos e se comunicar com colegas em tempo real, mesmo que não estejam no escritório.

Há uma razão pela qual empresas de armazenamento em nuvem e aplicativos de gerenciamento de equipe como Asana e Trello estão no mercado.

O investimento em tecnologia permite que seus funcionários trabalhem remotamente, podendo aumentar a produtividade em 20%. Além disso, funcionários que gastam de 60% a 80% de seu tempo trabalhando remotamente tendem a ter maior comprometimento no local de trabalho.

6 – Vantagem competitiva

Talvez a melhor coisa sobre investimento em tecnologia nas empresas é a possibilidade de obter vantagem competitiva.

Fato é que as organizações usam a tecnologia como arma competitiva há séculos. Quanto mais cedo sua empresa começar a usar novas tecnologias e aplicativos, melhor será.

Por exemplo, a análise de big data é um desafio para a maioria das empresas, enquanto outras são capazes de analisar big data e usar essas informações de várias maneiras.

A Sears, por exemplo, usou dados de clientes, produtos, vendas e marketing para reduzir o tempo necessário para lançar um novo produto no mercado de oito para uma semana.

Assim, a empresa agora tem uma clara vantagem competitiva sobre seus concorrentes na hora de lançar uma nova campanha de marketing.

Essas foram as 6 principais razões para as empresas investirem em tecnologia. Você já faz uso de alguma dessas tecnologias na sua empresa?

Veja também: Entenda a colaboração corporativa e como a tecnologia atua em seus 3 níveis

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Essa tecnologia proporciona a melhoria contínua dos processos e uma tomada de decisão mais segura e ágil. Confira este case de sucesso que mostra os resultados de seu uso nos negócios: Como a Siteware ajudou a Dotz a melhorar seus processos de recursos humanos

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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!