O que é BPO e como ele ajuda a focar nos objetivos estratégicos do negócio

CONTEÚDO

O que é BPO

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Imagine aquele advogado famoso, conhecido por suas habilidades jurídicas.

Depois que ele abre seu próprio escritório, você acha que ele deve focar suas atividades em defender as causas mais importantes, liderar e orientar a equipe de advogados da empresa; ou em gerenciar as finanças, os processos RH, marketing, etc.?

Analisando esse exemplo, fica claro que o conhecimento desse profissional é muito mais valioso em sua área de especialidade.

Em um cenário altamente competitivo nas mais diversas áreas de atuação, focar no core business torna-se cada dia mais essencial.

Mas a verdade é que, além das estratégias e parte central de um negócio, existem outras áreas e processos que são determinantes para o sucesso da empresa.

Os fatores secundários e intrínsecos de uma organização podem fazer toda a diferença inclusive em resultados finais. Acontece que nem sempre os gestores conseguem dar atenção para todos os processos, o que os faz pensar em BPO.

O que é BPO?

De forma simplificada, analisando apenas as três letras da sigla, o termo significa Business Process Outsourcing.  E o que é Business Process Outsourcing? Poderia ser traduzido como “terceirização de processos de negócios”.

Neste posts, você vai ber em detalhes o que é BPO e como ele pode auxiliar no fortalecimento de sua empresa.

O que é BPO e qual seu objetivo?

BPO, ou Business Process Outsourcing, ocorre quando uma empresa enxerga seus processos e, pensando em economia e eficiência, decide terceirizar alguns deles.

Geralmente, isso acontece em empresas que começam pequenas e, conforme vão crescendo, vão enxergando também novas necessidades de mercado. Quer um exemplo?

Sabe aquela pequena empresa que começou com poucos funcionários e onde o próprio dono realizava a gestão financeira empresarial?

E para que ele teria uma equipe de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas, se havia tão poucos profissionais envolvidos?

Com o passar do tempo, no entanto, seu negócio cresceu. Com isso, equipe aumenta, a exigência por novas estratégias e qualidade superior também cresce e… Quando percebe, o dono não é mais capaz de comandar todas as demandas.

Pelo menos não em uma empresa focada em crescimento operacional.

Terceirizar passa a ser a melhor solução. Não porque ele quer “se livrar” das obrigações, mas justamente pelo contrário, para continuar responsável e garantir excelência em todos os âmbitos da empresa.

Nesse sentido, o que é BPO? O Business Process Outsourcing não deixa de ser um investimento da organização em busca de uma gestão mais estratégica.

Os processos podem ser financeiros, de gestão, contabilidade, RH, tecnologia ou outros que envolvem sua realidade.

O BPO, independentemente da área de atuação, aparece como um facilitador e traz muitos outros benefícios para a empresa.

Veja em nosso blog: Como contratar uma equipe de limpeza hospitalar terceirizada

Benefícios do BPO

Normalmente, a empresa fará a contratação de atividades que não fazem parte de seu core business. O que significa que, ao utilizar o BPO, ela estará agregando especialistas de fora do negócio para tocar áreas pouco sensíveis no resultado.

Enquanto foca em aumento de produtividade, lucro ou redução de custos, uma empresa terceira pode cuidar de outras áreas.

Com isso, a sua empresa também se transforma em especialista em diversas áreas.

Quando terceiriza um serviço para profissionais experientes em seus setores, a tendência é que a imagem da sua companhia melhore consideravelmente, uma vez que as competências são de responsabilidade total de quem entende da necessidade e personaliza soluções para sua empresa.

A organização de processos também é uma vantagem clara.

Você começa a ter domínio e aumentar a eficiência na execução de todos os processos. Mesmo que haja mudanças, estará preparado para atender todas as demandas. E o melhor de tudo: sempre com qualidade, inclusive superior à de concorrentes.

Entre outros grandes destaques, o BPO permite a redução de custos para empresas que buscam crescimento.

Isso porque utilizar recursos próprios para criar novos setores demandaria um alto custo operacional.

Além, é claro, de outros para manter a infraestrutura, contratar e treinar novos profissionais. Ao investir no BPO, os valores dedicados ao serviço são revertidos em competências assertivas e ainda levam satisfação ao cliente final.

Veja mais dicas de redução de custos, acompanhando este vídeo de nosso Canal no YouTube:

O que fazer antes de adotar o BPO?

Agora que você já sabe o que é BPO, precisa saber também quais passos seguir antes de adotar esse modelo.

Listamos os 5 principais:

  1. Tenha uma política empresarial bem definida, assim como uma gestão de processos. Ao ter tudo mapeado, você conseguirá identificar com clareza os processos que precisam de terceirização.
  2. Procure uma forma para manter a comunicação constante entre empresa e equipe terceirizada. Este alinhamento fará com que a visão de empresa especialista em diversas vertentes continue existindo. Você também passa a ter o controle e domínio sobre todas as estratégias interligadas.
  3. Na hora de buscar um BPO, avalie custos, mas não se esqueça que a confiança é fator primordial. As empresas terceirizadas passam a ter grandes responsabilidades e possuem inclusive acesso a dados importantes.
  4. Pesquise bem as empresas que podem trazer o resultado mais eficiente para o que você precisa.
  5. O parceiro ideal influenciará diretamente nos resultados, e por isso precisa ter softwares diferenciados para garantir serviços personalizados.

Entendeu o que é Business Process Outsourcing e como ele afeta nos resultados da sua empresa? Que tal adotar essa estratégia em sua empresa?

Veja mais: 5 ideias para reduzir custos na empresa sem afetar sua produtividade

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