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Como avaliar o valor de uma empresa: 5 métodos para o cálculo

Como avaliar o valor de uma empresa: 5 métodos para o cálculo

Publicação : 23/06/2020

Por Viviane Rodrigues

7 min

Aprender como avaliar o valor de uma empresa é um caminho importante para quem está em busca de investidores para o negócio ou deseja vendê-lo.

Ao processo de avaliação do valor de uma empresa damos o nome de valuation e existem várias formas de realizar esse cálculo.

Geralmente, é aconselhado que você busque por um profissional ou empresas que fazem análises e previsões financeiras. Além de maior credibilidade, o processo de como avaliar o valor de uma empresa pode envolver uma matemática complexa e previsões difíceis para que não está acostumado com esse trabalho.

Entretanto, é interessante que você – como empreendedor ou investidor – conheça os principais métodos de como avaliar o valor de uma empresa. Então vamos a eles!

Como avaliar o valor de uma empresa

1. Valor patrimonial

Esse é o modelo mais usado por profissionais que não tem experiência nem formação em valuation.

Basicamente, ele usa avaliação patrimonial para definir o valor de uma empresa. Isso quer dizer que o cálculo é baseado no patrimônio acumulado do negócio, a partir da soma de todos os seus ativos.

Nessa matemática é considerado o valor líquido gerado pela empresa desde sua fundação.

De maneira resumida, nesse cálculo não é considerado o futuro da empresa e o que ela pode conquistar, é analisado apenas o seu passado.

Especialistas em valuation não aconselham o uso desse método porque consideram que, ao avaliar o valor de uma empresa, é preciso considerar mais do que o somatório de seus ativos. É pelo o que ela pode render no futuro que ela deve ser comprada. E não pelos bens que ela já possui.

Tendo isso em vista, vamos seguir para os métodos de como avaliar o valor de uma empresa.

2. Fluxo de caixa descontado

Tendo isso em vista, seguimos para o próximo método de como avaliar o valor de uma empresa.

No fluxo de caixa descontado é realizada uma projeção de vendas e faturamento da empresa para os próximo anos.

Em conjunto é calculado também os riscos que o negócio – e seu investidor – correm.

A gestão de riscos considera o mercado que o negócio está inserido e outros fatores mercadológicos e internos.

Também é considerada a rentabilidade mínima que o investidor espera obter com o negócio.

Com essas informações em mãos é aplicado um desconto sobre a projeção de faturamento, encontrada.

Para essa avaliação usa-se variantes subjetivas e isso pode causar certa insegurança sobre o resultado final.

3. Múltiplo de EBITDA

O EBITDA é um indicador financeiro usado para calcular o lucro da empresa antes dela pagar:

  • impostos;
  • juros;
  • amortização;
  • depreciação.

Ele é usado para comparar empresas de um mesmo setor e identificar a eficiência do seu negócio.

EBITDA = Lucro Operacional – Juros – Impostos – Depreciação – Amortização

Já a margem EBITDA é:

MARGEM EBITDA (em %) = (EBITDA/ Receita Líquida de Vendas)*100

Ao usar esse modelo para  avaliar o valor de uma empresa é feito o cálculo:

EV = EBITDA x EM

O EBITDA já apresenta cálculos mais complexos, comparado ao que apresentamos até aqui, por isso indicamos que você assista ao vídeo abaixo para conhecer mais sobre o modelo:

4. Múltiplos de mercado

O cálculo dos “múltiplos de mercado” consideram o desempenho econômico da empresa e o comparam com as demais empresas do setor. A partir disso projeta-se  quanto se espera de retorno.

É muito usado para avaliar o valor de uma empresa de capital aberto.

Não considera o estilo de gestão ou outros diferenciais competitivos do negócio e isso pode ser ruim para quem está vendendo a empresa ou buscando por investimento, pois o valor pode ficar menor do que o que realmente será apresentado na prática de um negócio.

5. Método da Base Zero

O último método de como avaliar o valor de uma empresa que listamos aqui é o método Base Zero.

O modelo se concentra na compreensão de quanto custaria ao comprador abrir uma empresa como a que está sendo comprada, do zero.

O valor resultante dessa projeção pode ser considerado o valor da empresa que está sendo vendida.

orçamento base zero

Fonte: Falconi

Contrate empresas especializadas em avaliar o valor de empresas

Como você deve ter avaliado ao longo deste artigo, realizar a avaliação do valor de uma empresa não é algo simples nem trivial.

São muitas variáveis e modelos que podem ser melhor aplicados em diferentes situações.

Como a venda de uma empresa é algo bastante sério, assim como a busca por um investidor, é fundamental que você garanta valores compatíveis com a realidade do mercado e que sejam justos tanto para que iniciou a empresa como para quem deseja investir nela.

Agora que você sabe  como avaliar o valor de uma empresa pode procurar uma empresa especializada no cálculo.

E você pode fazer esse trabalho da sua sala, sem ter que ligar ou ir de empresa em empresa. Conheça a lista completa  de empresas que fazem análises e previsões financeiras cadastradas no site da oHub.

O passo a passo é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:

  • preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
  • especifique a localização da sua empresa;
  • forneça os dados para contato do fornecedor.

Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados para  avaliar o valor de uma empresa.

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