O Papel da Tecnologia da Informação na Execução da Estratégia das Empresas - Parte 4

CONTEÚDO

CONTEÚDO

Como a Tecnologia da Informação pode se tornar protagonista na execução da estratégia, contribuindo para a melhoria dos resultados e o aumento da governança das organizações?

Esta série de postagens é fruto da experiência de mais de 20 anos trabalhando para a união de dois mundos corporativos que são complementares, a Gestão e a TI. Aqui apresento o conceito de um motor que se implementado corretamente é capaz de fazer o planejamento estratégico da sua empresa acontecer. “Motor Estratégico” foi o nome que demos a ele aqui na Siteware e, nesta postagem, apresentarei mais um importante componente desse motor.

Quais os principais problemas na execução da estratégia?

Um consenso hoje em dia é de que mais da metade dos Planos Estratégicos falha durante a execução. Nos últimos anos temos tentado nos aprofundar no assunto para identificar os principais fatores que podem levar a estes problemas na execução. Depois de vários depoimentos e fontes analisados chegamos a um conjunto de fatores que de forma isolada ou em grupo levam às falhas na execução do planejamento estratégico:

  • Líderes não comprometidos;
  • Equipe despreparada;
  • Baixo envolvimento das pessoas;
  • Falta de acompanhamento constante;
  • Baixa de persistência frente aos obstáculos

Motor Estratégico

É importante ressaltar que estes fatores não foram encontrados em um segmento específico ou foram exclusivos de empresas de menor porte. O que se notou foi que, normalmente, empresas com maior grau de maturidade de gestão souberam contornar as dificuldades e aproveitar o resultado do seu planejamento estratégico.

O que poderia ser então o fator primordial que levou a estas falhas? Uma palavra poderia resumir tudo isso? A resposta é SIM. Qual seria essa palavra? Engajamento.

Uma rápida pesquisa na internet nos leva às seguintes definições do que vem a ser Engajamento.

  • Empenhar, efetuar suas atividades com empenho;
  • O ato de se comprometer com uma causa ou objetivo usualmente próprio de um grupo.

A mais nova peça em nosso Motor Estratégico

O Engajamento, portanto, se torna o terceiro componente do Motor Estratégico que agora se parece com a imagem abaixo.

execução da estratégia

Nosso motor ficou um pouco mais complexo. Depois de identificar este componente tivemos de nos aprofundar no assunto para tentar identificar o que é capaz de gerar o Engajamento necessário para promover uma boa execução estratégica. O resultado você acompanha no próximo post desta série, quando apresentaremos nosso motor concluído e preparado para ser ligado. Nos vemos lá…

Leia também os outros textos dessa série:

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6 | Parte 7 | Parte 8 | Parte 9

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