8 tendências de mercado para 2020: dicas para não perder nenhuma oportunidade

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Tendências de mercado para 2020

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Um gestor que sabe o que esperar do mercado pode fazer um planejamento estratégico mais assertivo e, assim, conseguir criar planos ação com maior probabilidade de gerar os resultados desejados.

Curioso para saber quais são as principais tendências de mercado para 2020? Então você está no artigo certo.

Nas próximas linhas, listaremos 8 oportunidades com significativo potencial para gerar lucro neste ano que se inicia. Aliás, a nossa lista tem como base um levantamento recente feito pela empresa de consultoria McKinsey & Company sobre tendências e oportunidades de mercado para o Brasil em 2020.

Dessa forma, não deixe de conhecer as dicas dessa consultoria internacional de sucesso!

Leia também: O que é gamificação nas empresas? Saiba mais sobre essa tendência e suas vantagens

Mas antes de dar uma olhada nessas tendências gerais de mercado, confira tendências para o mercado automotivo, apresentadas também pela McKinsey & Company:

8 tendências de mercado para 2020

Prepare-se para 2020! Conhecer as tendências de mercado é muito importante para desenhar cenários e fazer seu planejamento estratégico, por isso, confira as informações principais desse relatório.

1 – A reinvenção do mercado financeiro

Anos de inflação desenfreada levaram instituições financeiras do Brasil a criarem sistemas e softwares que pudessem lidar com essa volatilidade de forma veloz e segura.

Além disso, a solidez do mercado precisava ser garantida por meio de um rígido controle e regras severas. Mas e hoje, quais as perspectivas do setor financeiro no Brasil?

Segundo o relatório, nossa história de solidez, crescimento e rentabilidade se manterá. Porque, entre outros pontos positivos, as taxas de juros estão caindo, enquanto a liquidez e produtividade dos bancos está aumentando.

Assim, nesse cenário, a McKinsey & Company vê grandes oportunidades para a ampliação da oferta de crédito, principalmente para segmentos de baixa renda e para pequenas empresas.

Além disso, fica claro que o setor está cada vez mais incorporando novas tecnologias por meio de fintechs de grande sucesso, como os bancos virtuais Neon e Nubank, intermediadores de pagamentos como Mercado Pago e PagSeguro, softwares de gestão financeira como ContaAzul e Nibo, intermediadores de crédito, como Geru e Creditas, entre muitas outras.

2- Seguros: crescendo na esteira do setor financeiro

As perspectivas de um razoável crescimento do PIB e da revisão das normas de regulamentação do setor são sinais de que ele tem tudo para crescer de forma vigorosa. E, com isso, fortalecer também outras áreas da economia, que se tornarão mais seguras e sustentáveis.

Na área regulatória, destaque para maior flexibilidade para criação de produtos referentes a aposentadorias e para a portabilidade de seguros de saúde, além de mais agilidade no fechamento e intermediação de contratos.

O relatório conclui, dessa forma, que o setor de seguros no Brasil tem todas as condições de manter um crescimento sustentável de 2 dígitos em 2020.

3 – A recuperação do setor imobiliário

Depois de um período de recessão, o mercado imobiliário brasileiro tem se recuperado com o aumento do lançamento e da comercialização de imóveis.

Assim, a confiança da indústria e de investidores aumentou muito, porque, afinal, o valor de marcado dos ativos simplesmente aumentou em 50% no ano de 2019.

Além disso, as taxas de juros em queda e mais renda disponível para as famílias indicam ótimas oportunidades para o lançamento de novos empreendimentos.

Dessa forma, espera-se que a recuperação desse setor, além de gerar oportunidades de novos negócios, criará também mais empregos, proporcionará um efeito cascata nas indústrias relacionadas e uma expectativa de crescimento no setor de financiamento imobiliário.

4 – Criação e desenvolvimento de startups

O primeiro item da nossa lista de tendências de mercado para 2020 vem se repetindo a alguns anos.

Atualmente, o Brasil oferece um ambiente favorável para a criação e desenvolvimento de startups, principalmente para aquelas oferecem soluções tecnológicas inovadoras.

Existem alguns dados que reforçam esta tendência para 2020 e que estão presentes no estudo da McKinsey, como:

  • A captação de capital de risco no Brasil para startups foi de 1,3 bilhões de dólares em 2018;
  • Atualmente, há mais de 10.000 startups funcionando no país;
  • O Brasil conseguiu entrar no ranking mundial de Unicórnios (startups com valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares);
  • 70% da população brasileira tem acesso à internet;
  • Os brasileiros passam mais de 9 horas por dia online;
  • Aproximadamente 40% da força de trabalho no Brasil é composta por empreendedores.

5 – Foco no cliente

Manter o foco no consumidor é outra forte tendência que as empresas deverão seguir caso queiram impulsionar seus resultados.

Assim, o desenvolvimento de soluções centradas na experiência do cliente com a marca e com seus produtos é uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos e que deve continuar em 2020, principalmente utilizando a tecnologia como aliada.

Com a ajuda do Big Data, as empresas coletam dados valiosos a partir de diferentes pontos de contato com os clientes e utilizam isso para obter insights sobre o comportamento do seu público, preferências e expectativas.

A Netflix, por exemplo, coleta dados de seus usuários para oferecer uma experiência personalizada. Ela sugere filmes que tenham a ver com os outros títulos que os usuários já assistiram ou demonstraram interesse. Outra coisa que a empresa faz é alterar a capa de seus filmes com a foto de atores que são mais conhecidos pelo usuário.

O foco no cliente tende a aumentar o Customer Lifetime Value, um indicador de desempenho que se refere à receita que um cliente gera durante todo o seu tempo de relacionamento com a marca.

Leia mais: Conheça os indicadores de desempenho no atendimento ao cliente que vão ajudar a encantar seu público-alvo

6 – As novas mídias e as oportunidades para anunciantes

Outra tendência que merece a atenção das empresas diz respeito às novas mídias e oportunidades para anunciar e divulgar a marca.

As estratégias de publicidade e marketing podem ser potencializadas se os novos formatos midiáticos forem bem explorados.

Por isso, confira alguns dados importantes levantados pela McKinsey:

  • Investe-se 5 vezes mais em marketing digital do que em marketing tradicional;
  • Os investimentos em marketing digital dobraram entre 2014-17, enquanto os investimentos em mídia tradicional mantiveram-se praticamente estagnados nesse mesmo período;
  • Influenciadores digitais independentes continuarão sendo a grande aposta das marcas para divulgar seus produtos;
  • 44% dos brasileiros têm o YouTube como plataforma de mídia audiovisual preferida. Enquanto isso, apenas 8% dizem preferir a TV.

7 – Disrupções tecnológicas no setor de saúde

Empresas que atuam na área da saúde podem utilizar as transformações digitais para lucrar mais em 2020. Assim, a tecnologia tem ajudado os profissionais de saúde a conhecerem melhor seus pacientes e otimizarem seus processos.

Atualmente, já é possível monitorar à distância a saúde dos pacientes a partir de relógios e pulseiras que enviam as informações para o celular do médico.

Além disso, existem aplicativos que conectam pacientes e psicólogos e permitem a realização de consultas online sob total sigilo. A Inteligência Artificial tem sido utilizada para melhorar a precisão dos diagnósticos.

Esta sétima dica de tendências de mercado para 2020 mostra que a tecnologia vai ser cada vez mais utilizada. Assim, será possível oferecer melhores experiências aos pacientes e uma melhor qualidade de vida.

Confira em nosso blog: Você sabe como ser um bom gestor hospitalar? Confira 8 dicas para garantir a saúde de sua instituição

Além das disrupções tecnológicas, confira outras tendências no setor de saúde para 2020, nas visão de Fernando Torelly, Superintendente Corporativo do HCor:

8 – Práticas sustentáveis e consciência ambiental

Os brasileiros estão cada vez mais conscientes e preocupados com questões ambientais e de sustentabilidade. Perceba nos seguintes dados:

  • Cerca de 60% dos consumidores têm a sustentabilidade como parte do conceito de bem-estar;
  • 85% dos brasileiros se sentem melhor ao comprar produtos sustentáveis;
  • Para cerca de 80% dos consumidores, a embalagem sustentável exerce influência positiva na decisão de compra;
  • 65% dos consumidores brasileiros procuram saber a origem do produto que estão comprando;
  • 67% procuram comprar produtos de empresas que se preocupam com a preservação do meio ambiente;
  • 84% dos consumidores da Geração Z pararam de comprar produtos de empresas envolvidas em escândalos relacionados ao meio ambiente.

Empresas engajadas com a causa sustentável têm experimentado bons resultados que pode encorajar outras empresas a adotarem essa postura.

Essas foram as 5 principais tendências de mercado para 2020 que separamos para você. Há outras previsões no relatório da McKinsey e que vale a pena conferir.

Saiba mais: Conheça as 5 principais tendências na gestão de pessoas

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