4 empresas de sucesso que abraçaram o pagamento recorrente

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pagamento recorrente

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Empresas que trabalham com pagamento recorrente estão apresentando resultados impressionantes.

Só para você ter uma ideia, o mercado de clube de assinaturas, que costuma trabalhar com esse modelo, deve crescer 72% até 2022 na Inglaterra e a previsão é de que esse segmento seja avaliado em bilhões de dólares no mesmo período.

Se você acha que essa realidade só está dominando a Terra da Rainha, saiba que está muito enganado! Isso porque segundo dados da ABComm, esse setor registrou um crescimento de mais de 160% de 2014 a 2018 no Brasil.

O interessante dessas companhias que trabalham com pagamento recorrente é que mesmo as pequenas conseguem conquistar sua fatia de mercado, uma vez que boa parte delas é voltada para a prestação de serviços e não são de grande porte. Entre elas, podemos destacar:

  • agências de comunicação;
  • escritórios de contabilidade;
  • academias;
  • empresas SaaS;
  • escolas.

Dessa forma, tanto o pequeno como o médio empresário podem ter seus negócios alavancados ao adotar esse modelo.

Para saber mais sobre o tema e conhecer empresas que trabalham com essa modalidade, basta seguir com sua leitura!

Afinal, o que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é um modelo de operação financeira que acontece por meio de um contrato entre empresa e cliente.

Para tanto, a companhia oferece um serviço contínuo, baseado em assinaturas ou na venda de produtos/serviços que contam com uma periodicidade acordada (semanal, quinzenal, mensal, trimestral, semestral ou anual). Em troca, o cliente realiza o pagamento na data determinada, que acontece de forma automatizada.

As opções mais comuns de pagamento recorrente são:

  • via cartão de crédito;
  • boleto bancário;
  • débito automático.

Para entender melhor como esse modelo funciona, sugerimos que assista ao webinar abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=F8g_j_zLNhc&t=597s

Quais são as vantagens do pagamento recorrente?

O pagamento recorrente conta com vantagens relevantes tanto para o empreendedor como para o cliente.

Para o cliente, esse modelo oferece mais comodidade, uma vez que ele tem acesso à sua assinatura ou recebe seus produtos sem precisar se preocupar em solicitá-los.

Além disso, ajuda na sua gestão financeira, pois ele sabe os valores que serão cobrados e a data.

Já para o empresário, essa modalidade contribui para diminuir os casos de inadimplência pelo fato da cobrança ser automática, o que evita, também, o desconforto da cobrança pessoal.

Além disso, este tipo de cobrança possibilita que o gestor consiga ter uma melhor previsão financeira, o que representa um grande benefício estratégico. Isso porque a tendência desse modelo é a estabilidade do volume de clientes. É claro que pode haver cancelamentos, mas eles não são tão comuns.

Nesse sentido, é válido destacar que essa modalidade não só assegura uma previsão mais assertiva da receita como também promove a produtividade de sua equipe.

Afinal, o pagamento acontece de modo automatizado o que, além de reduzir erros, contribui para que seus funcionários não se percam em cálculos e que, assim, possam se dedicar a outras tarefas.

Crédito: Unsplash 

4 empresas que utilizam o pagamento recorrente em seus negócios

Confira, agora, algumas empresas que abraçaram esse modelo em seus negócios e que têm apresentado bons resultados.

1. DogHero

A DogHero funciona como um Airbnb para cães, uma vez que sua plataforma busca simplificar a hospedagens desses bichinhos de estimação, aliando bons preços e serviços pessoais.

Essa empresa brasileira, que  já levantou mais de R$ 8 milhões e está investindo em serviços complementares, trabalha com pagamentos recorrentes, oferecendo a oportunidade de que seus clientes realizem o pagamento da creche, por exemplo, semanalmente.

2. Conta Azul 

Em 2018, a ContaAzul levantou cerca de R$ 100 milhões em investimentos para melhorar a relação das pequenas empresas com os escritórios de contabilidade.

Focada em dobrar de tamanho, a ContaAzul já atendeu mais de 800 mil companhias. Para tanto, desenvolveu um sistema de gestão de finanças e controle de vendas para pequenos e microempresários.

Hoje, a organização conta com três planos distintos: os mensais, trimestrais e anuais.

3. Contabilizei 

Por meio de uma plataforma online, a Contabilizei tem como meta facilitar o pequeno e microempreendedor em suas tarefas contábeis.

Essa startup planeja crescer 200% até 2021 e já recebeu um aporte de cerca de R$ 75 milhões, resultado direto das marcas conquistadas pela companhia, uma vez que gerou uma economia de  R$ 250 milhões em serviços contábeis para seus consumidores.

A empresa também trabalha com o modelo de pagamentos recorrentes e conta com diferentes planos.

4. Me Salva!

O Me Salva! é um cursinho online que começou pequeno, com um canal do Youtube, mas que aproveitou a boa onda do ensino à distância para oferecer conteúdo de qualidade tanto para quem deseja passar no Enem, como para o aluno que quer ter melhores notas no ensino médio.

O resultado disso não poderia ser melhor. Afinal, só em 2016, a plataforma conquistou um crescimento de mais de 300%.

O Me Salva! conta com diferentes tipos de assinaturas que variam de acordo com o objetivo do aluno.

Como implementar o pagamento recorrente em sua empresa?

Para implementar esse modelo de cobrança, é preciso automatizar o seu sistema de pagamentos. Para isso, uma boa alternativa é contar com uma plataforma que viabilize esse processo.

Para tanto, existe a iugu, uma plataforma pioneira em recorrência, que conta com mais de 7 anos de mercado e um índice de satisfação entre seus clientes de quase 100%.

Em caso de interesse, entre em contato com um dos especialistas da iugu e tire suas dúvidas.

Este artigo foi escrito pela equipe da iugu. Você gostou desse conteúdo? Então, não deixe de compartilhar o seu conhecimento em suas redes sociais publicando esse post!

Crédito da foto de capa: PX Here 

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