Como medir a performance da equipe do seu consultório ou clínica médica

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Para gerenciar uma clínica médica e melhorar seu resultados, é preciso medir a performance da sua equipe. Dessa forma, pode-se diminuir erros e atrair cada vez mais pacientes.

Além disso, é possível implantar novos processos que visam melhorias ou otimização de processos já existentes. É fato que, para gerenciar uma clínica médica, é preciso saber medi-la corretamente e nesse processo é preciso estar incluso toda a sua equipe.

Veja aqui o que considerar ao medir a performance da sua equipe!

Tarefas específicas que precisam ser mensuradas

Dentro da rotina médica é preciso considerar algumas tarefas desenvolvidas pela sua equipe. Dessa forma, é possível medir a performance geral do seu consultório e algumas delas são:

Qualidade do atendimento

O atendimento não é realizado apenas pelos profissionais da área de saúde, mas por toda a sua equipe. Por isso, considere medir a satisfação do paciente, aplicando questionários que visam mensurar a qualidade do atendimento por todos os funcionários de sua clínica. Aproveite e inclua questões sobre estrutura física, recepção, conforto e higiene também. Assim, será possível identificar o que precisa de melhoria, de um modo geral.

Absenteísmo em consultas

Se o número de faltas de pacientes está alto, pode ser sinal de que a sua equipe não está efetuando as confirmações. Isso reflete diretamente na lucratividade da sua clínica, bem como no seu tempo ocioso. Caso haja confirmação de consultas, na negatividade por parte dos pacientes, a agenda de espera está sendo usada? Entenda que todos esses pontos estão ligados à performance da sua equipe.

Quais são os tipos de indicadores para medir a performance da equipe?

Entre os tipos de indicadores que podem medir e acompanhar a performance da sua equipe, destacamos:

  1. Indicadores Estratégicos

Identificam quais são os principais pontos fortes da clínica médica para possíveis investimentos, bem como identifica os pontos que requerem melhorias. Este é totalmente voltado à performance da equipe, já que identificam os índices de erros repetidos ou defasagem.

  1. Indicadores de Qualidade

Podem mensurar a quantidade de consultas e exames que foram realizados dentro de determinado período de tempo, ou seja, semanal, quinzenal ou mensal.

  1. Indicadores de Produtividade

São indicadores que controlam se todas as atividades da clínica médica estão em dia. Eles podem relacionar a produtividade do colaborador e indicar se estão sendo eficientes em relação ao serviço prestado.

  1. Indicadores de Lucratividade

Esse indicador ajuda a identificar ações positivas e as que necessitam de melhoras para se alcançar resultados satisfatórios. Sendo assim, está ligado à gestão financeira, já que é o cálculo do percentual em cima do lucro do faturamento.

  1. Turnover

Avalia a quantidade de desligamento de funcionários dentro de um determinado período de tempo, indicando assim, se os mesmos estão descontentes com a instituição. Além disso, aponta se o problema está ligado com a falta de liderança, reconhecimento, problemas na gestão ou outros.

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A importância de contratar um software de gestão

Não dá para conseguir todas as informações necessárias de formas simples, porém, você pode contratar um software de gestão médica para medir o desempenho da sua clínica médica.

Embora a tecnologia não realize todo o trabalho, você terá grande ajuda e esse processo facilitará a definição de métricas, a gerar relatórios e em coletar dados, o que reflete diretamente na performance de toda a sua equipe.

Um software é desenvolvido para oferecer funcionalidades essenciais para a parte burocrática. Através dele você poupará tempo e esforço, já que a tecnologia contribui em coletar dados para que você tenha mais benefícios em seu negócio.

Além disso, um sistema médico centralizado de gestão é de grande apoio prático, já que mantém um fluxo de caixa mais atualizado e você poderá acompanhar a saúde financeira da sua clínica.

Sem contar que um software de gestão permite gerar relatórios financeiros, contribuindo assim com a tomada de decisões referentes ao preço de consultas, na identificação de coberturas do plano de saúde, exames mais lucrativos, entre outros. Tudo isso contribui para otimizar as funções desempenhada pela sua equipe de atendimento ao paciente.

Qual a importância de medir a performance da minha equipe?

Como você viu acima, os indicadores são bastante úteis para transformar a sua clínica médica. Utilizando-os, você pode melhorar os resultados, ter processos mais organizados e assim, fidelizar pacientes.

Quando um consultório ou clínica médica funciona bem, ele se torna mais atrativo aos pacientes, já que isso não depende apenas de um bom atendimento médico. É fato que o atraso no atendimento, sala de espera sem estrutura apropriada, entre outros pontos, influenciam negativamente na fidelização dos pacientes.

Mas se a sua equipe não tiver um bom desempenho profissional, isso também irá afetar a sua clínica.

Texto escrito por Jeniffer Elaina, formada em Marketing, com pós-graduação em Administração e estudante de Gestão de Seguros.

Usar um software de de gestão da performance corporativa, como o STRATWs ONE, em sua clínica ou consultório médico é uma maneira objetiva de conhecer todas as informações e indicadores de desempenho que precisa, de forma ágil e segura.

 

 

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