Gestão de Equipe

Como criar uma usina de energia solar: 5 passos para aproveitar essa oportunidade de negócio

Como criar uma usina de energia solar: 5 passos para aproveitar essa oportunidade de negócio

Publicação : 07/08/2019

Por Siteware

9 min

Como criar uma usina de energia solar
Como criar uma usina de energia solar

A popularidade da energia solar está crescendo ao redor do mundo. Se antes ela era vista como cara e exótica, hoje ela é encarada como uma alternativa viável, econômica e simples.

Neste artigo vamos mostrar como criar uma usina de energia solar, também conhecida como fazenda solar. Assim, você aproveita essa fonte de energia limpa e ainda abre um negócio de sucesso.

Leia também: Como ter seu próprio negócio: confira 4 diferentes maneiras

O que é e como funciona uma usina de energia solar?

Antes de falarmos sobre os passo a passo de como criar uma usina de energia solar, é importante entender o que é e como essa tecnologia funciona.

Uma usina solar consiste em um sistema fotovoltaico de grande porte. Diferentemente dos sistemas fotovoltaicos instalados em casas e indústrias, são projetados para produção e venda de energia elétrica e não para o autoconsumo.

A produção de energia da usina solar vem de painéis fotovoltaicos. Assim, a partir de uma reação química entre os raios de sol e o material dos painéis, estes conseguem converter a energia do sol em eletricidade.

E, dessa forma, pode ser vendida à rede distribuidora.

Os painéis solares vão produzir energia elétrica em corrente contínua. Por isso, é necessário um equipamento chamado inversor solar para converter tal energia em corrente alternada. Ou seja, pronta para consumo doméstico ou industrial.

Quer mais detalhes? Então, dê uma olhada neste infográfico do Jornal NH:

Como criar uma usina de energia solar

Este post pode interessar a você: 6 sacrifícios que empreendedores fazem para ter seu negócio

5 passos de como criar uma usina de energia solar

O processo de construção de usinas solares fotovoltaicas é um empreendimento complexo. Envolve considerável quantidade de tempo, dinheiro e experiência.

Portanto, se você quer entrar nessa empreitada, e enfrentar os desafios do empreendedorismo, confira a seguir 5 passos básicos de como criar uma usina de energia solar.

Passo 1 – Identificando o local

Antes do início do processo de construção de um usina solar, é necessário identificar o local em que ela será construída.

Mas não basta escolher o local. É necessário também a autorização legal para desenvolver o projeto.

As usinas solares fotovoltaicas requerem um espaço considerável. Porque grandes conjuntos de painéis fotovoltaicos precisam ser expostos à luz do sol.

Na prática, as usinas de energia solar ocupam pelo menos um hectare de área por 1 MWh de saída.

Além disso, o seu projeto de construção de uma usina solar precisa ser aprovado perante órgãos de meio ambiente, segurança, saúde etc.

Passo 2 – Determinando o ponto de conexão à rede

O segundo passo importante para a construção de uma usina de energia solar é a determinação do ponto de conexão à rede.

Normalmente, o ponto de conexão é fornecido pelas autoridades locais. No entanto, várias questões importantes precisam ser negociadas. Isso ocorre devido ao grande impacto do ponto de conexão da rede nos custos do projeto e na receita futura.

Em primeiro lugar, a rede deve ser capaz de absorver a saída da estação solar fotovoltaica em sua capacidade total.

Em segundo lugar, o desenvolvedor do projeto precisa ser capaz de atender aos requisitos de custo de fornecimento de linhas de energia ao ponto de conexão. Há também custos adicionais que podem estar envolvidos na atualização da rede para torná-la adequada para absorver a energia da usina.

Esses custos podem ser eliminados com um planejamento cuidadoso e parcerias estabelecidas com os operadores da rede nas regiões de destino.

Passo 3 – Documentação e negociações pré-construção

Esta etapa envolve vários marcos importantes, incluindo:

  • a obtenção dos direitos à terra;
  • o desenvolvimento da documentação do projeto;
  • a obtenção da aprovação da construção. 

Durante esta fase, o Contrato de Compra de Energia também é assinado. Garantindo, assim, a demanda de longo prazo para a produção da usina solar.

É extremamente importante que você esteja a par sobre as leis 482/12 e 687/15 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as quais regulamentam a conexão à rede de sistemas fotovoltaicos.

Depois que as questões legais e contratuais são resolvidas, a infraestrutura passa a ser construída. Uma vez que a infraestrutura esteja em funcionamento, a próxima tarefa é comprar o equipamento e fornecer suporte logístico.

Passo 4 – Construção da usina

O processo de construção real envolve todos os elementos principais e necessários em que as usinas solares fotovoltaicas consistem.

As usinas usam sistemas de montagem de painéis solares no solo, o que possibilita maior agilidade na instalação.

Além disso, os sistemas de montagem no solo têm acesso muito mais fácil, além de serem mais eficientes e escaláveis.

Os painéis solares são montados em estruturas de suporte feitas de perfis de alumínio e fixadores de aço inoxidável.

Geralmente aplica-se estruturas fixas com um ângulo fixo de instalação de painéis fotovoltaicos, o que ajuda a reduzir as despesas de construção e operação.

Os suportes de alumínio são fixados em fundações que transportam vigas transversais às quais os módulos fotovoltaicos são fixados.

Os painéis também são equipados com “trackers”, que permitem otimizar a utilização da irradiação solar, sendo capaz de gerar até 45% mais energia do que um sistema fixo de tamanho similar.

Passo 5 – Pós-construção

Nesse estágio, a usina solar fotovoltaica é conectada à rede, conforme acordado com as autoridades locais durante as negociações de pré-construção.

Os sistemas de monitoramento também entram em jogo, sendo instalados e configurados para um monitoramento remoto da operação da usina. Você também pode adotar indicadores de desempenho para avaliar a performance da usina fotovoltaica.

Geralmente, os painéis solares requerem manutenção mínima, sendo um sistema bastante confiável. A vida útil de uma usina de energia solar é de 25 a 30 anos e os inversores solares de 10 a 15 anos.

Confira este vídeo do Pequenas Empresas & Grandes Negócios que mostra outras formas de ganhar dinheiro investindo na tecnologia de energia solar:

Agora que você já sabe os passos básicos de como criar uma usina de energia solar, vai encarar essa empreitada?

Confira também em nosso blog: Negócio próprio: Abri minha empresa e agora?

O STRATWs One é um software de gestão de performance empresarial. Com ele, você pode acompanhar todos os indicadores de desempenho do seu negócio. Assim, fica muito mais fácil planejar, tomar decisões e melhorar seus processos continuamente.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer se preparar para abrir seu novo negócio? Então, baixe nosso e-book gratuito: As 3 chaves de ouro da gestão empresarial

5 comentários

  1. Sandro Joel Martins dos Santos

    Trabalhamos com montagem elétrica de subestações e usina termica e vamos começar montagem e usina solar

Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *