Comunicação

Como utilizar o Facebook, Instagram e LinkedIn como redes sociais para negócios

Como utilizar o Facebook, Instagram e LinkedIn como redes sociais para negócios

Publicação : 28/10/2014

Por Siteware

7 min

Redes sociais para negócios
Redes sociais para negócios

As mídias digitais como Facebook, Instagram e LinkedIn se tornaram meios de comunicação imprescindíveis para as empresas, cada uma com sua dinâmica, relevância e público. Usar redes sociais para negócios deixou de ser opcional, sua empresa precisa estar presente.

Você sabe fazer a gestão de mídias online?

Nessa postagem, vejam como usar a mídia digital no Facebook, LinkedIn e Instagram.

Como usar redes sociais para negócios e obter resultados

Entenda como fazer a gestão de mídias digitais para conquistar clientes, consolidar sua marca e divulgar seu negócio nas redes sociais.

Facebook – uma das mídias digitais de maior crescimento

O Facebook não para de crescer, atualmente, é a mídia digital mais acessada pelos brasileiros, com 89 milhões de usuários ativos mensais. O que indica que 8 em cada 10 internautas acessam mensalmente o Facebook. Além disso, o público do Brasil é o mais engajado da América Latina, demonstrando que a ferramenta é um excelente canal para alcançar e engajar os clientes.

O primeiro passo é criar uma fanpage. Lembre-se de classificar o ramo da empresa. Isso  vai facilitar o rankeamento dos resultados exibidos pelos sites de busca.

Com a página criada e personalizada, é hora de desenvolver conteúdos. O Facebook é uma mídia digital que te dá liberdade para compartilhar vídeos, fotos e textos. Portanto é importante observar qual produto sua empresa vende e qual o tipo de público que pretende atingir.

De nada vai adiantar uma linguagem séria quando o seu público for composto por personas com mais senso de humor. Explore todos os recursos oferecidos pelo Facebook, pois  quanto maior a interatividade, melhor.

Algumas práticas que devem ser adotadas em sua fanpage na mídia digital Facebook:

  • 01)   Estabeleça um relacionamento com seu público. Comente, esclareça dúvidas, mostre que sua empresa está atenta ao que falam e que seus curtidores não interagem com a marca em vão;
  • 02)   Não apenas venda produtos, dissemine ideias. Quando uma pessoa curte a sua página, ela quer receber mais do que anúncios. Um bom exemplo é a fanpage de uma empresa de cosméticos que, entre um anúncio e outro, compartilha dicas e tutorias de maquiagem;
  • 03)   Receba bem as críticas. Sua empresa só tem a crescer quando leva em conta as reclamações e sugestões dadas pelos clientes. E não se esqueça de sempre fornecer um feedback;
  • 04)   Mantenha sua página atualizada, mas tenha cuidado com o excesso;
  • 05)   Link suas postagens com o seu blog sempre que possível.

Instagram

Enquanto o Facebook oferece maior diversidade de conteúdos, a mídia digital Instagram se restringe a vídeos e fotos, mas, mesmo assim, está entre as mais usadas redes sociais para negócios.

Com a possibilidade de editar as imagens, o Instagram é uma mídia digital que foca o visual. Um dos pontos fracos dessa ferramenta é a impossibilidade de inserir links. Isso prejudica o compartilhamento das postagens via blog.

A praticidade no acompanhamento da timeline é um fator positivo do Instagram. Graças ao seu formato, ele permite que seu post seja  sempre visto, diferentemente do Facebook, no qual  um algoritmo seleciona e prioriza, automaticamente, determinadas postagens e compromete a exibição do conteúdo das fanpages.

Além disso, o compartilhamento de fotos e vídeos está ganhando espaço nas mídias sociais, em virtude da facílima absorção. Apesar da curta duração – apenas 15 segundos -, os vídeos apresentam conteúdos de maneira dinâmica.

As hashtags, também presentes em outras mídias digitais, no Instagram têm maior destaque. Não deixe de inseri-las em seus posts, a fim de alavancar o seu perfil em pesquisas. Mas preste atenção: evite o uso de hashtags irrelevantes e também o excesso.

LinkedIn

Por anos, o LinkedIn ficou conhecido como um local para divulgar currículos e identificar oportunidades de emprego, mas essa realidade mudou. Hoje, mais conciso e robusto, o LinkedIn se tornou uma plataforma de marketing e venda, uma das melhores redes sociais para negócios.

Apesar da impressão de baixa popularidade no Brasil, o LinkedIn tem seu espaço reconhecido. É importante diferenciar uma página de empresa de um perfil individual. A maneira mais indicada para fazer parte dessa mídia  digital é criar um perfil pessoal e, só então, inserir a página da sua empresa.

Aproveite esse espaço e divulgue sua marca. Mas vá além de seus produtos e serviços, aproveite tudo que o LinkedIn oferece, compartilhe vídeos, PDFs, e-books e todo tipo de material que seja relevante para seu negócio. Não tenha medo de oferecer conteúdo, mas lembre-se sempre de primar pela qualidade. Dessa forma, além de movimentar a sua página, você vai conseguir acompanhar a aceitação de sua marca ou empresa perante o público.

Conclusão

Estar presente e saber fazer a gestão de mídias digitais se tornou imprescindível atualmente. Mas é preciso conhecer bem a forma como cada uma delas se comporta, o público e o que se quer vender. Apesar de serem distintas na dinâmica de funcionamento, aproveite-as para divulgar as outras mídias digitais em que sua empresa se encontra.

Ao usar redes sociais para negócios, não hesite em convidar seu público para conhecer todos os seus canais online. Afinal, mídias digitais também servem para isso.

Posta relacionados: