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Indicadores de Desempenho de Redes Sociais: como definir?

Indicadores de Desempenho de Redes Sociais: como definir?

Publicação : 27/01/2021

Por Siteware

8 min

Monitorar indicadores de desempenho nas Redes Sociais é essencial para o sucesso de qualquer estratégia nesse meio. Neste post você irá aprender:

  1. por que sua empresa não pode ficar de fora das redes sociais;
  2. o que são indicadores de desempenho de redes sociais;
  3. quais são as principais métricas de desempenho das redes sociais;
  4. como identificar os principais indicadores de desempenho para redes sociais;
  5. por que é importante tomar cuidado com as métricas de vaidade.

A sua empresa sabe utilizar indicadores de desempenho de redes sociais? Pois fique sabendo que, cada vez mais, uma presença forte neste meio pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

De acordo com o relatório Digital 2020, publicado pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, no Brasil há 140 milhões de usuários de redes sociais, o que equivale a 66% da população.

Isso significa que para gerar maior visibilidade e atrair mais clientes para a sua empresa, você precisará frequentar este meio e desenvolver uma boa estratégia de conteúdo e monitoramento de redes sociais. 

Parece complicado? Relaxa! Neste post vamos te deixar por dentro dos principais insights sobre indicadores de desempenho em redes sociais. Boa leitura!

Por que sua empresa não pode ficar de fora das redes sociais?

Muitas empresas já perceberam que as redes sociais podem ser grandes aliadas na atração de novos clientes, e estão se esforçando para conquistar seu lugar ao sol. Dentre elas, estão seus principais concorrentes, então é claro que o seu negócio não pode ficar de fora, concorda?

No entanto, em meio a tantas postagens, muita coisa acaba passando batida. Para que sua empresa não seja apenas mais uma, é importante ter uma estratégia sólida. Para isso, produza conteúdos relevantes, com títulos instigantes e imagens de qualidade, a fim de captar a atenção da sua audiência.

Neste sentido, uma ótima dica de ferramenta é a Trakto, uma plataforma de edição de imagens online super fácil de usar. Com ela você tem acesso a templates pontos e consegue criar imagens profissionais para seus posts em poucos cliques.

Mas isso é apenas a primeira parte do processo. Para saber se a sua estratégia realmente está funcionando, você precisará monitorar o que chamamos de Indicadores Chave de Desempenho ou Key Performance Indicator (KPIs).

O que são Indicadores de Desempenho de Redes Sociais?

Indicadores de desempenho são métricas utilizadas para verificar a eficiência de uma estratégia. Por meio deles, é possível saber se as ações adotadas estão surtindo os efeitos desejados ou não, permitindo intervenções corretivas, ou ainda, aprimorar o desempenho de ações que já estão gerando resultados positivos.

A gestão de KPIs pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio ou setor, mas como neste artigo estamos falando sobre redes sociais, basta aplicar o conceito a este contexto para termos os indicadores de desempenho de redes sociais.

De um modo geral, dentre as principais características de bons KPIs temos:

  • devem estar ligados ao objetivo da empresa;
  • é interessante que sejam fáceis de mensurar;
  • precisam ser alcançáveis;
  • devem ser relevantes para o seu negócio;
  • devem permitir ações capazes de resolver problemas e melhorar resultados.

Para entender este conceito um pouco mais à fundo, confira o vídeo abaixo, onde além de entender a importância desta ferramenta para o seu negócio, você ainda confere alguns exemplos práticos:

Quais são as principais métricas de desempenho das redes sociais?

Agora que você já está a par do assunto, que tal conhecer alguns dos principais indicadores de desempenho relacionados a redes sociais? 

  • Alcance: mede quantas pessoas estão sendo impactadas pelo seu conteúdo;
  • Engajamento: mede o nível de interação da audiência com suas publicações, considerando fatores como curtidas, comentários e compartilhamentos;
  • Menções à sua marca: mede a repercussão da sua marca no mercado. Além de acompanhar o número de menções à sua empresa, também vale ficar de olho no que estão falando, a fim de saber se essas menções são positivas ou negativas.
  • Taxa de conversão: mede a efetividade de suas ações. Aqui você pode considerar número de assinaturas, vendas, cadastros, novos leads… é você quem define. Sem dúvidas, uma das mais importantes métricas para qualquer tipo de negócio;
  • ROI: também conhecido como retorno sobre o investimento, mede a relação entre o lucro obtido com suas ações e seu custo.

Lembrando que esses são apenas alguns exemplos de indicadores de desempenho de mídias sociais que você pode acompanhar. Vale destacar que o fato de esses KPIs aparecerem por aqui não significa que todos eles sejam importantes para o seu negócio. Tudo vai depender dos seus objetivos!

Como identificar os principais indicadores de desempenho para redes sociais?

Identificando os principais KPIs para redes sociais

Essa é uma dúvida bastante comum quando falamos sobre KPIs. Afinal, quais são os mais importantes? A resposta é: depende

Depende do seu ramo de atuação, da sua estratégia, dos seus objetivos, etc. Ou seja, para definir quais indicadores de desempenho para redes sociais monitorar, você precisará se perguntar: “que tipo de métrica é realmente importante para o meu negócio?”

Se o seu objetivo é aumentar as vendas, um bom KPI pode ser o número de leads qualificados gerados em uma campanha. Já se você quer aumentar a visibilidade da sua marca no mercado, o número de visualizações pode ser uma métrica interessante. 

Tome cuidado com as métricas de vaidade

Podemos entender como métricas de vaidade aquelas que, apesar de fazerem bem para o ego, não geram nenhum resultado prático para a empresa e também não ajudam a se aproximar de suas metas.

Voltando ao exemplo citado anteriormente, se o objetivo da sua campanha é aumentar as vendas, o número de curtidas de uma publicação não necessariamente será algo com que você precise se preocupar.

Ao dar muita atenção às métricas de vaidade, você pode acabar deixando de olhar para coisas mais importantes. Portanto, foque em indicadores de desempenho para redes sociais que estejam alinhados a seus objetivos e realmente façam sentido para o seu negócio.

Inicie sua gestão de indicadores de desempenho hoje mesmo!

Como você pode perceber, definir indicadores de desempenho de redes sociais e monitorá-los não chega a ser um bicho de sete cabeças. O acompanhamento dessas métricas é essencial para embasar uma tomada de decisão mais eficiente, realizada com base em dados reais.

Com uma boa estratégia e monitoramento dos resultados, você certamente encontrará o caminho certo para o seu negócio decolar.
Este post foi escrito pela Trakto, uma poderosa plataforma de edição de imagens online, que conta com diversos recursos e templates prontos para uso.

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