Execução é um problema de pessoas, não de estratégia

CONTEÚDO

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Criar uma estratégia que seja boa para sua empresa e eficaz em seu propósito é difícil e leva tempo. No entanto, é ainda mais difícil fazer com que as pessoas executem a sua estratégia. E uma estratégia mal executada, por melhor que seja, não vale muito, pois o que separa suas metas de seus resultados é a execução.

Em outras palavras o maior desafio estratégico da sua empresa não é pensar estrategicamente, sim, agir estrategicamente.

Seria algo como sair daqui:

desorganizado

Para aqui:

organizado

O problema está em como sair da primeira imagem para a segunda. A maioria das empresas contam com planos de comunicação para a transição. Infelizmente, comunicação da estratégia, mesmo que feita diariamente, não é o mesmo que execução da estratégia.

Isso acontece porque desenvolvimento e comunicação da estratégia envolvem saber alguma coisa e execução da estratégia diz respeito a fazer alguma coisa. E, normalmente, existe uma enorme lacuna entre o que você sabe e o que você faz. Se você adicionar, ainda, a necessidade de ter todos agindo de maneira alinhada uns com os outros, a lacuna fica ainda maior.

A execução não é um problema estratégico

A execução costuma não receber muito crédito dos consultores em Gestão por não ser um problema estratégico, e sim, de comportamento. Para entregar resultados excelentes, as pessoas precisam estar super alinhadas e focadas nas ações de alto impacto e que trarão retorno importante para a empresa.

Mas mesmo em organizações bem administradas têm funcionários sem alinhamento, sem foco e trabalhando em várias frentes. Por isso, a pergunta mais importante que você deve se fazer é: Como posso alinhar os esforços de todos e ajuda-los a cumprir as atividades mais importantes para a empresa?

Respondemos a essa pergunta apresentando o Processo da Seta Grande. Confira abaixo.

Defina o seu Alvo

Trabalhe com seus líderes para definir o resultado mais importante que sua empresa quer/precisa atingir nos próximos doze meses. O mais difícil é sair do que você almeja para a empresa para aquele item único que é o mais importante de todos. Aquele que servirá de catalisador da execução da estratégia, se alcançado.

Uma vez que conseguiram definir o seu Alvo, ou seja, o objetivo mais importante, é vez de testá-lo com uma série de perguntas, se sua resposta for sim para a maioria das perguntas, quer dizer que sua Seta Grande está de acordo com suas metas:

  • O sucesso do Alvo leva a organização como um todo a viver sua missão?
  • O Alvo suporta e é suportado pelos seus principais objetivos de negócios?
  • Alcançá-lo servirá como lição para a organização sobre o que é mais importante?
  • Ele levará à execução da sua estratégia?
  • Ele exige quantidade adequada de esforço em sua execução?
  • Você se sente bem com este Alvo? Tem uma ligação emocional com ele?

Junto com a clareza do resultado final, esse exercício traz também clareza sobre o comportamento, uma vez que se identifica o tipo de comportamento que leva ao alcance do seu Alvo. Para determinar o comportamento, pergunte-se: Qual comportamento atual visto na organização dificultará o alcance do Alvo e tornará o sucesso menos provável? Feito isso, pegue o comportamento contrário ao respondido e transforme em seu comportamento-Alvo.

Identifique as pessoas de maior impacto

Uma vez que o Alvo está claro, reúna-se com seu RH para definir as pessoas essenciais para o alcance do objetivo. Essa atitude é crucial, pois você deve investir seu tempo e recursos nas pessoas que terão o maior impacto no seu Alvo. Para ajudar a pensar em quem escolher, tente responder às perguntas: Quem tem a maior capacidade de afetar a execução do Alvo? Quem é um influenciador na organização? Quem teria um impacto considerável no resultado e comportamento do Alvo? As pessoas cujos nomes aparecerem nas respostas são as que devem ser envolvidas.

Determine o foco da equipe

Assim que estabelecer as pessoas chave, trabalhe com elas e seus gestores para determinar:

  • Contribuição chave para a execução do Alvo
  • Habilidade fundamental que lhes permitirá contribuir
  • A característica que, se trabalhada e melhorada, lhes permitirá fazer uma contribuição ainda mais significativa

Uma das coisas que torna esse processo bem-sucedido é sua simplicidade. Por isso o foco é em uma habilidade fundamental e uma característica a ser trabalhada. Execução da estratégia precisa de foco e um dos seus maiores impedimentos é querer aplicar esse mesmo foco a todo o nosso trabalho. Simplicidade requer que façamos escolhas: O que terá maior impacto? Respondemos a essa pergunta e fazemos essa uma coisa acontecer.

Faça sessões de coaching focadas na execução do Alvo

As pessoas certas para o projeto já foram escolhidas, agora é importante realizar sessões de coaching individuais e semanais, com duração de 30 minutos, para que os líderes tenham foco exemplar e consigam clarear o caminho para o alcance do Alvo. Essas sessões focam apenas em padrões comportamentais que afetam a conclusão do Alvo.

Colete e compartilhe informação

Aproveite as sessões de coaching para coletar informações e as compartilhe com os responsáveis. Isso significa que você deve avaliar tudo o que está impedindo suas pessoas chave de executarem seu Alvo. Essas informações são críticas para a evolução do seu plano e, assim que coletadas, devem ser discutidas com seus líderes para que os obstáculos sejam removidos do caminho.

Use as sessões para incentivar o desenvolvimento de relacionamento entre as equipes, para atacar problemas na execução e ampliar a performance dos seus colaboradores chave na execução do Alvo.

Seguindo esses passos, você garante que seus colaboradores chave tenham total apoio na execução dos principais objetivos da empresa e maior produtividade em sua rotina. E, ainda mais importante, esse comportamento passa a ser observado por toda a empresa, incitando o movimento de mudança comportamental e estratégica da mesma.

É muito importante que você entenda que a execução da estratégia não é um momento no tempo, e sim milhares de momento ao longo do tempo. Logo, replique este modelo para os próximos objetivos organizacionais para garantir sua execução e a consequente melhoria em seus resultados.

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