Como Elaborar o Orçamento da sua Empresa - Parte 3

CONTEÚDO

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Várias empresas iniciaram, no último mês de setembro, seu ciclo orçamentário com vistas ao próximo ano. Como já foi comentado nos 2 primeiros posts desta série, é necessário total alinhamento do orçamento das diversas operações e áreas com o plano estratégico da organização. As duas técnicas abordadas na semana passada, apesar de bastante comuns, deixam muito a desejar em cenários como o atual, no qual as empresas estão sendo forçadas a fazer mais com menos para se adequar aos novos patamares de demanda do mercado.

Neste post vamos abordar duas técnicas orçamentárias interessantes para aqueles que precisam repensar sua estrutura de custos. Estamos falando do Orçamento de Base Histórica (OBH) e do Orçamento Base Zero (OBZ).

3. O Orçamento de Base Histórica (OBH)

Esta técnica orçamentária, que pode ser combinada com as que mencionamos anteriormente, leva em consideração os números do ano anterior como base para a criação do novo orçamento. As variações de receita, das despesas e dos custos devem ser contempladas como forma de suportar os novos objetivos da empresa.

Essa técnica orçamentária exige menos esforço e envolvimento das pessoas, já que as atividades e seus valores partem com base no orçamento do ano anterior. Também, pelo mesmo motivo, ela acaba evitando erros na estimativa dos valores lançados no orçamento e evidenciando receitas, custos ou despesas que podem ser otimizados.

4. O Orçamento Base Zero (OBZ)

O Orçamento Base Zero ou simplesmente OBZ, ficou muito conhecido em nosso país devido a sua utilização nas empresas capitaneadas pelo trio Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles da 3G Capital. Essa técnica orçamentária parte do princípio que nem sempre você terá os mesmos gastos de outro exercício nas mesmas operações e/ou funções.

Cada custo ou despesa inserido no OBZ deve ser discutido e justificado por seus gestores, sendo que eles possuem forte relação com os processos ou projetos que permitirão atingir as metas e objetivos definidos. Como o propósito do OBZ é partir de uma “folha em branco”, garante-se que somente os custos e despesas essenciais, depois de discutidos, justificados e priorizados, serão contemplados.

“Custos e despesas são como unhas, estão sempre crescendo. Periodicamente precisam ser cortados.”, esta comparação, atribuída a Marcel Telles e Magim Rodrigues, na época ainda executivos da Brahma, ilustra bem o principal objetivo do OBZ.

Como o Orçamento Base Zero não leva em consideração os dados históricos, ele acaba tornando o processo orçamentário mais lento quando comparado ao Orçamento de Base Histórica, no entanto, é uma das técnicas mais indicadas para empresas ou áreas que estejam passando por reestruturação.

Na próxima semana, abordaremos outros tipos de Orçamentos que podem ser feitos pela sua empresa! Fique de olho!

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Veja todos os posts desta série:

Como Elaborar o Orçamento da sua Empresa – Parte 1

Nesse post explicamos o Orçamento Estático e o Orçamento Flexível, apontando as vantagens de cada um. Confira!

Como Elaborar o Orçamento da sua Empresa – Parte 2

Nesse post explicamos o Orçamento Estático e o Orçamento Flexível, apontando as vantagens de cada um. Confira!

Como Elaborar o Orçamento da sua Empresa – Parte 4

Neste post falamos sobre o Orçamento Matricial. Confira!

Como Elaborar o Orçamento da sua Empresa – Parte 5

Neste post falamos sobre Orçamento Impactado e Orçamento Contínuo. Confira!