Descubra quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico + 7 dicas valiosas para bater mais metas

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revisão do planejamento estratégico

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O planejamento estratégico é um documento essencial para qualquer negócio. Ele serve como base para a tomada de decisão. Além disso, ele direciona todas as ações em busca dos resultados previamente estabelecidos.

É no planejamento estratégico que se avalia o atual cenário da empresa e são traçadas as metas para se chegar a um objetivo maior de médio e de longo prazos. No entanto, para que o PE seja, de fato, benéfico para a organização, ele precisa ser revisado periodicamente.

A intenção é garantir que a empresa esteja no caminho certo e que as estratégias adotadas sejam condizentes à realidade da organização.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é revisão da estratégia e quando se deve realizar a revisão do planejamento empresarial estratégico, além de conhecer 7 boas práticas que devem ser adotadas durante esse processo:

  1. Verifique o cumprimento das metas estabelecidas anteriormente
  2. Observe se o orçamento tem sido suficiente para execução do planejamento estratégico
  3. Avalie as mudanças no ambiente interno e externo à organização
  4. Verificação de tendências e aplicação de pesquisas
  5. Avaliação dos pontos que necessitam de melhorias
  6. Redesenho e implementação de novos processos
  7. Realinhamento do planejamento
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O que é planejamento estratégico?

Para saber quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico é necessário relembrarmos o significado e aplicação do conceito.

O planejamento estratégico começa a ser definido a partir de um objetivo que a empresa deseja alcançar. A partir desse objetivo, metas serão definidas junto a meios que possibilitam seu alcance. O conjunto desse objetivo, com as metas e as práticas a serem realizadas formam o planejamento estratégico.

Para facilitar o planejamento estratégico inicial da sua empresa, três perguntas podem ser consideradas:

  • Qual a posição da sua empresa hoje?
  • Onde ela quer chegar?
  • Como chegará lá?

A partir de suas respostas, você terá mais clareza sobre os processos que devem ser implementados.

Leia também: 7 ferramentas e sistemas de planejamento estratégico para a sua empresa!

Por que é necessário reavaliar o planejamento estratégico?

O que é revisão da estratégia é praticamente tão importante quanto a montagem do plano. É por meio dessa revisão que se consegue reforçar determinados valores e avaliar a possibilidade e a necessidade de restabelecer prioridades.

Além disso, essa é uma prática importante para garantir que diretores, gestores e demais colaboradores estejam devidamente alinhados à missão, à visão e aos valores da organização.

A realização da revisão do planejamento estratégico é natural, já que o caminho do sucesso é feito de erros e acertos. Lembre-se de que os erros podem ser o indicador necessário que permite atualizar certas abordagens que já não fazem mais sentido como faziam quando o PE foi redigido pela primeira vez.

Isso porque os mercados estão cada vez mais dinâmicos e, dessa forma, um planejamento engessado, que não se adapta nem evolui, não contribuirá em nada para os resultados da empresa.

Reavaliar o planejamento estratégico também é necessário para recalcular a rota e até mesmo modificar o destino final.

Com a revisão do PE, é possível identificar falhas no percurso e evitar que elas se repitam no futuro.

Vale a pena conhecer: O que é Planejamento Estratégico Situacional: definição e como funciona na prática

Quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico?

Além da situação citada acima, outros aspectos respondem à pergunta: “quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico?” Confira quais são elas:

Fatores internos

Os fatores internos não estão necessariamente ligados a problemas. Reconhecer o melhor momento para se realizar a revisão do planejamento estratégico, exige também visão do mercado em que sua empresa está inserida.

Dependendo do ramo de atuação as mudanças são constantes, necessitando de uma revisão a cada mês. Porém, em outros negócios, onde as mudanças ocorrem lentamente e as metas são estipuladas visando o longo prazo, 5 anos pode ser o tempo ideal para pôr em prática a revisão.

Outro fator interno ligado a necessidade de reavaliar o planejamento estratégico com periodicidade é manter os colaboradores motivados. Metas estipuladas e que não são constantemente lembradas ou revisadas acabam sendo esquecidas.

Fatores externos

Ao pensar quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico, também é importante lembrar que fatores alheios ao mercado podem impactar seu negócio.

Um exemplo é a crise gerada pela pandemia da Covid-19, um grande fator externo que fez várias empresas revisarem o seu planejamento estratégico, relaxando metas e até mesmo mudando a forma de atuação.

7 dicas de como e quando realizar a revisão do planejamento estratégico

Nós já falamos sobre o que é revisão da estratégia e quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico. Agora reunimos 7 dicas sobre como um gestor poderá realizar a manutenção do planejamento estratégico com mais praticidade e objetividade.

1. Verifique o cumprimento das metas estabelecidas anteriormente

Nossa primeira dica para gestores realizarem a manutenção do planejamento estratégico consiste em verificar se as metas que você havia estabelecido previamente foram cumpridas. Se a resposta for “sim”, avalie os resultados práticos que elas trouxeram.

Se a resposta for “não”, busque entender o que faltou ser feito para que fossem atingidas. Ou então você pode reavaliar essas metas e se perguntar se elas ainda fazem sentido para o seu negócio, tendo em vista o atual contexto em que ele se encontra.

Tenha sempre em mente que talvez seja necessário redefinir algumas metas e estabelecer novos prazos.

2. Observe se o orçamento tem sido suficiente para execução do planejamento estratégico

Outro aspecto que merece a sua atenção quando se realiza a revisão do planejamento estratégico se refere à gestão orçamentária. Aqui cabem perguntas como:

  • Os recursos previstos estão sendo suficientes para colocar em prática as estratégias do seu PE?
  • Será que é preciso redistribui-los?
  • Há necessidade de fazer cortes?
  • Se sim, onde exatamente?

Avaliar e entender a disponibilidade de recursos é crucial durante a revisão do planejamento estratégico.

3. Avalie as mudanças no ambiente interno e externo à organização

Desde a última revisão do planejamento estratégico, quais mudanças mais significativas ocorreram tanto no ambiente interno como no ambiente externo à organização?

Esse é um questionamento extremamente relevante, pois, dependendo da resposta, é bem provável que as estratégias e metodologias estabelecidas anteriormente não tenham mais validade.

4. Verificação de tendências e aplicação de pesquisas

Para realizar a manutenção do planejamento estratégico, os gestores e colaboradores devem ficar abertos a novas tendências e soluções assertivas.

A partir da aplicação de pesquisas com o público e de levantamento de dados dos concorrentes é possível entender melhor o atual contexto em que a sua empresa está inserida.

O que será que o seu público espera de você? As necessidades do seu público mudaram desde a última revisão do PE? Surgiram novos concorrentes ou um novo nicho de mercado que ainda não foi atendido?

Além de pesquisas, uma análise dos competidores é importante, por isso, confira como fazer a análise de Porter:

5. Avaliação dos pontos que necessitam de melhorias

Somando as informações de todos os itens acima, será fácil fazer uma lista com todas as melhorias e ferramentas a serem consideradas e transformadas em metas para o próximo período do planejamento estratégico.

6. Redesenho e implementação de novos processos

O estabelecimento de novos setores e a instalação de novos programas pode fazer com que alguns processos precisem ser redesenhados.

Por isso, procure entender como eles funcionam atualmente e identifique gargalos a serem controlados e etapas que podem ser excluídas ou acrescentadas.

Ou seja, redesenhe processos para garantir para que os colaboradores tenham meios de executar os seus trabalhos e atingir as próximas metas.

7. Realinhamento do planejamento

Por fim, o planejamento deve ser remodelado e espalhado por toda a empresa. O planejamento estratégico não deve ser um documento acessível somente para a gestão. Todos os profissionais devem ter acesso a ele, para ficar claro quais são as metas e como elas serão alcançadas.

Saiba mais: Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico: vale mesmo a pena?

Próximos passos

Analise todos os dados da sua empresa a partir de um software eficiente

Além de saber quando se deve realizar a revisão do planejamento estratégico e como colocá-lo em prática, é fundamental contar com um mecanismo que alinha os dados de toda empresa e facilita o acompanhamento do desempenho.

Para isso, conheça o STRATWs One, um software de gestão corporativa que vai tornar o seu planejamento estratégico uma ferramenta eficiente, a partir da integração de informações e da facilidade do seu uso, aumentando a velocidade da tomada de decisões.

Esse software já conquistou mais de mil empresa no Brasil e no mundo, porque oferece diversas funcionalidades importantes para você fazer o planejamento estratégico, conheça algumas delas:

  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes.

E se você quer construir ou revisar um excelente planejamento estratégico para seu negócio, então, baixe nosso e-book gratuito: Como fazer Gestão Estratégica?

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