5 tendências de gestão para 2023

CONTEÚDO

Tendências de gestão para 2022

CONTEÚDO

A transformação digital, acelerada pela pandemia de Covid-19,mudou as relações de consumo e colocou as empresas em um novo patamar de evolução tecnológica de onde não se pode mais retornar.

Cada vez mais empresas aderem às infinitas soluções de tecnologia criadas para otimizar os processos empresariais, que são mais dinâmicos, focados no cliente, e pautados na sustentabilidade e segurança de dados.

Essas são, inclusive, algumas das principais tendências de gestão para 2023. Saiba mais na leitura deste artigo. Vamos lá?

1. Segurança de dados

Cerca de 83% das empresas do Brasil devem aumentar o investimento em segurança cibernética, segundo pesquisa da PwC Digital Trust Insights.

Com cada vez mais empresas migrando seus dados e sistemas para a computação na nuvem, garantir a segurança dessas informações é essencial.

Cerca de 90% das invasões são direcionadas aos sistemas de pequenas e médias empresas, de acordo com levantamento da National Retail Federation, que detectou ainda que o custo de médio das vulnerabilidades pode aumentar as despesas dessas companhias em até U$D 36.000 anuais.

Além dos custos extras, as empresas vulneráveis ainda podem perder a confiança dos clientes e parceiros, gerando um prejuízo incalculável à imagem do negócio. 

2. ESG (ambiental, social e governança)

A preocupação com a agenda ESG, sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) nas empresas, tende a ser mais intensa em 2023.

A pandemia escancarou o que muitos de nós já imaginávamos: é preciso repensar a forma como lidamos com o mundo ao nosso redor.

Com isso, as relações de consumo, que já estão há bastante tempo em constante mudança, dão mais uma volta. O cidadão moderno está mais do que nunca preocupado com os impactos no planeta, o uso de recursos naturais, a igualdade de gênero, a inclusão, a diversidade, entre diversos outros pontos.

Não levar as normas de ESG em consideração causa também um reflexo negativo nos negócios, gerando uma insatisfação dos clientes, parceiros e funcionários, que cada vez mais consideram e exigem das empresas um compromisso com estes valores.

Veja nosso vídeo com tudo que você precisa saber sobre ESG:

3. Soluções tecnológicas para gestão

A Transformação Digital já não é mais uma tendência, mas sim questão de sobrevivência. A tecnologia otimiza processos, viabiliza a captura de dados relevantes, facilita a tomada de decisão e traz uma visão mais clara do negócio como um todo.

Ao automatizar processos, por exemplo, além da otimização de tarefas e redução de tempo gasto com elas, é possível reduzir custos e falhas operacionais, tornando a dinâmica de trabalho muito mais eficiente. Essa automação também melhora a segurança e qualidade de todo o processo de uma empresa .

O STRATWs One é um software de gestão de indicadores de desempenho que possibilita:

  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia.

4. Inteligência Artificial

De acordo com uma pesquisa da Accenture, nos próximos anos a Inteligência Artificial deve ser responsável por 40% da produtividade nas empresas. Ela já faz parte do nosso dia a dia, presente na rotina comercial por meio de:

  • Ferramentas de automação;
  • Softwares de gestão;
  • Mecanismos de segurança;
  • Soluções de análise de dados.

E embora cause receio nas pessoas, a principal função dela é deixar a mão de obra humana livre para se dedicar a assuntos mais complexos.

O ideal é procurar por ferramentas e softwares que façam sentido para a sua empresa e que possam garantir todas as vantagens que listamos no texto. Atualmente o mercado é repleto de opções, que atendem desde as pequenas até grandes corporações.

5. Gestão humanizada

Apesar da tecnologia ter um grande papel no desenvolvimento das empresas, são as pessoas que fazem o negócio andar. Por isso, o setor de recursos humanos precisa estar sempre atento às necessidades dos colaboradores.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental se diferenciar e valorizar seus funcionários, se posicionando como uma marca empregadora (employer branding), sendo reconhecida como um lugar onde se queira trabalhar. 

Para isso, as empresas devem se preocupar com a gestão de pessoas de uma forma humanizada, valorizando as condições de saúde física e mental de todos, criando experiências no ambiente de trabalho e implementando melhorias frequentemente.

Conclusão

Acompanhar as tendências de gestão para 2023 pode ser o que vai garantir a existência do seu negócio até 2023 e ainda mais adiante. Se preocupar com a tecnologia e com a gestão de pessoas não é mais uma opção. E como a gente sempre avisa: quem não se adaptar, vai ficar para trás.