Por que você não precisa ser um herói para definir o orçamento anual da sua empresa  

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Estamos prestes a entrar na época de construir o orçamento anual da empresa, o período em que todos começam a projetar o que farão no próximo ano. Ao definir seus próprios orçamentos, considere algumas palavras de cautela: não tente ser um herói!

O que quero dizer com isso é que todos compartilhamos um desejo intrínseco de estabelecer metas elevadas para nós mesmos nos negócios. É nossa natureza como empresários e empresárias ter grandes expectativas sobre o que podemos realizar.

Mas se você se empolgar em definir seu orçamento anual muito alto e dizer a todos o quanto você vai fazê-lo muito bem, você pode estar se preparando para muito estresse desnecessário e até para o fracasso. Se isso acontecer, você será visto como o exato oposto de um herói.

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Portanto, pense no que acontece com as empresas públicas e sua relação com os analistas de Wall Street. Os analistas definem metas e projeções com base em pesquisas e conversas com a própria empresa.

Empresas inteligentes se envolvem com esses analistas como uma forma de ajudar a garantir que as projeções pareçam justas e atingíveis. Estamos falando de uma chance de 70% a 80% de acertar esses números, contra algo muito mais arriscado, como uma chance de 50%.

Por quê? Porque sempre que o desempenho de uma empresa pública fica abaixo das expectativas dos analistas, o preço de suas ações sofre uma queda e as pessoas perdem o emprego.

Dessa forma, só porque você não administra uma empresa pública não significa que não possa aplicar a mesma lição ao seu próprio processo orçamentário. Entenda como.

Não seja um herói

No início da minha carreira, aprendi esta lição da maneira mais difícil. Sempre que eu definia meus orçamentos, queria ser um herói na frente dos meus colegas e chefes. Então projetei muito além do que costumávamos para mostrar o quanto íamos arrasar. As reuniões orçamentárias foram impressionantes, com todos empolgados em conseguir grandes números e bater um recorde.

Mas então crescemos apenas um pouco. A boa notícia foi que conseguimos boas coisas ao expandir a empresa. Mas ninguém queria falar sobre esse ocorrido, especialmente meus chefes. Eles só se concentraram no fracasso, já que não conseguimos alcançar as expectativas. E eu me tornei o vilão.

Neste caso, eu tinha desapontado minha equipe e sugado a energia do negócio. Além disso, tinha feito com que as pessoas perdessem seus bônus. Mas esta lição é ainda mais poderosa quando se trata de se comprometer diante dos acionistas. Se você fica abaixo da expectativa você desperdiça o dinheiro das pessoas que estão sustentando seu negócio e confiando na sua gestão. E essa situação é ruim para absolutamente todas as pessoas envolvidas.

Faça um orçamento anual viável e realista

Por outro lado, você pode definir orçamentos viáveis, que induzem a quantidade certa de riscos e geração de receita. À medida em que o ano se desenvolve, muitos desses riscos quase que certeiros começam a se transformar em receita e em bons clientes. Dessa forma, seu orçamento anual se torna cada vez melhor.

A lição aprendida é que, se você definir metas mais realistas – aquelas com pelo menos 70 a 80% de certeza de que pode acertar -, você aumentará enormemente as chances de ser visto como um herói no final do ano. Melhor ser um herói no tempo do bônus do que no tempo do orçamento anual.

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Haverá sempre a pressão daqueles que dizem que você está acomodado ou não sendo agressivo o suficiente, porque você parece estar definindo suas metas muito baixas. Portanto, faça o seu melhor para sintonizar essas vozes. Se você puder entregar em excesso o que prometeu, você mudará completamente a conversa no final do ano de negativa para positiva. A maioria dos líderes seniores querem que as pessoas alcancem/excedam o orçamento regularmente.

Isso também muda a forma de ver o panorama geral dentro do negócio. As pessoas sentem a energia de ganhar, ao contrário de pensar que de alguma forma perderam. E os sorrisos no momento do bônus te dirão que você tomou a decisão certa.

Então, se você quiser crescer em 2019, defina metas altamente alcançáveis e, depois, as extrapole!

Texto traduzido e adaptado daqui

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