Você ainda não sabe o que é ISO 14000? Veja 6 dicas para incorporar mais sustentabilidade nos processos corporativos

CONTEÚDO

CONTEÚDO

Cada ano que passa, a preservação do meio-ambiente se torna um assunto ainda mais importante. Sustentabilidade, reciclagem, gestão ambiental, ISO 14000, são vários os termos usados para conversar sobre os cuidados no mundo onde vivemos.

Mas o que é a ISO 14000? Na gestão ambiental, o que representa a ISO 14000? Como ela funciona nas corporações? Qual o objetivo dela? Como implementar nas organizações?

Preparamos este conteúdo completo com as respostas para essas e outras perguntas. Continue a leitura e aproveite!

O que é ISO 14000?

De maneira direta, a ISO 14000 é uma série de normas internacionais sobre gestão ambiental. Nessas normas, que também são conhecidas como Sistema de Gestão Ambiental (SGA), estão reunidas uma série de orientações sobre auditorias ambientais, avaliação do desempenho ambiental e análise do ciclo de vida dos produtos.

Dentre as normas, vale destacar:

  • ISO 14001: a mais conhecida das subnormas, ela determina as exigências para implementar os SGAs e receber a certificação;
  • ISO 14004: oferece um suporte para a gestão ambiental e a implementação do SGA;
  • ISO 14010: aborda as auditorias ambientais, realizadas por terceiros para garantir que a empresa está cumprindo com as normas do SGA;
  • ISO 14020: voltada para a rotulagem das embalagens, essa norma visa garantir informações necessárias para que o consumidor possa ter as informações necessárias para optarem por produtos que ajudam a preservação ambiental;
  • ISO 14031: olha para o desempenho ambiental da corporação, determinando as diretrizes de monitoramento e análise do desempenho ambiental;
  • ISO 14040: foca nos princípios e procedimentos necessários para a Avaliação do Ciclo de Vida do Produto (ACV);
  • Guia ISO 64: corresponde a norma sobre aspectos ambientais nos produtos finais. Orienta as empresas que buscam reduzir o impacto no meio-ambiente da produção de um produto.

Para que foi criada a ISO 14000?

Em 1992 foi realizada no Rio de Janeiro a Conferência Eco-92, a primeira reunião das Nações Unidas para discutir os impactos ambientais e maneiras de minimizar os impactos do avanço tecnológico. Após a reunião, foi determinada a criação da série 14000 para padronizar os processos ambientais e levar mais conscientização às corporações.

Em 1993, a ISO reuniu vários profissionais para a criação das normas em um comitê chamado Comitê Técnico TC 207 e em 1995 foi lançada a ISO 14000, uma política ambiental para promover segurança aos recursos naturais.

certificação hospitalar

Qual o objetivo da ISO 14000?

O principal objetivo da ISO 14000 é a garantia de que as corporações certificadas estão em busca da melhoria contínua a respeito da proteção ambiental e mitigar os problemas que sua cadeia de produção poderia trazer para os stakeholders e a sociedade.

Já para as corporações, a implementação dessas normas possibilita uma valorização da marca, que se tornará mais conceituada e respeitada pelos cuidados e respeito ao meio-ambiente.

Também vale conferir: O que é ESG: conceito e como aplicá-lo aos negócios

Como implementar a ISO 14000 na minha empresa?

“Quero ter essa certificação! O que é necessário fazer para adequar a minha empresa?”

Nós imaginamos que você teria essa dúvida. Por isso, separamos 6 dicas para lhe ajudar nesse processo.

1ª dica – Entender o que é ISO 14000 e o seu impacto na sua corporação

Apesar de já termos explicado o que é ISO 14000, essas informações são apenas uma base para você compreender as vantagens da ISO 14000 na sua corporação.

Ademais, entenda qual será o objetivo da sua organização com esse projeto. Melhorar a reputação corporativa? Incorporar a sustentabilidade no Compliance? Reduzir custos? Simplesmente torná-la mais sustentável?

Esse conhecimento tornará o processo mais simples e focado.

2ª dica – Compare os requisitos da ISO 14000 com os atuais processos corporativos

Com todo o aprendizado a respeito do que é ISO 14000 e seus requisitos, olhe agora para a sua empresa. Quais são os processos que podem incorporar soluções mais ecológicas? Onde há desperdícios na cadeia de produção? Quais são os gargalos que geram mais trabalho e mais gastos?

Saber o impacto ambiental atual da sua corporação tornará a busca pela certificação muito mais fácil.

3ª dica – Envolver todos os gestores e colaboradores da empresa no processo

Para que uma empresa se torne responsável ambientalmente, ela precisa garantir que a responsabilidade ambiental faça parte de seu DNA – o qual os gestores e colaboradores também são essenciais.

Por isso, invista em reuniões, treinamentos e workshops para que eles entendam a importância dessa mudança. Outra dica de ouro é convidá-los a participar ativamente das mudanças nos processos. Abrir um espaço de colaboração pode ser a chave para ter ótimos insights.

4ª dica – Crie uma equipe de implementação da ISO 14000

Para que sua organização consiga essa certificação, defina uma equipe responsável pela implementação dos novos processos. Além dos gestores, busque também por colaboradores que demonstraram interesse pelas mudanças ou apaixonados pela causa sustentável. Eles podem fazer a diferença nesse processo.

5ª dica – Divulgue suas ações para reforçar a reputação empresarial

Sua empresa conseguiu a certificação da ISO 14000? Essa conquista deve ser divulgada! Não só para comemorar o esforço da equipe em transformar sua corporação em uma referência em consciência ambiental e sustentabilidade, mas também para reforçar a reputação empresarial.

Mostrar que sua organização investe tempo e dinheiro em ações sustentáveis reforçará sua imagem externa, trará mais credibilidade e também incentivará outros a seguirem seus passos. 

6ª dica – Invista em tecnologias 

Implementar tecnologias mais eficientes para otimizar os processos e deixá-los mais sustentáveis é uma dica valiosa para ajudar a sua empresa a conquistar a certificação ISO 14000. O nosso software de gestão, o STRATWs ONE, é uma ótima opção.

Com ele, a sua organização reduz a quantidade de papéis utilizados para impressão, mas também consegue alcançar seus objetivos com mais facilidade. Quer ver só? Com ele, seu negócio se transforma:

  • Criando e acompanhando KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhando informações com agilidade e transparência;
  • Usando a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Potencializando a governança corporativa;
  • Gerenciando riscos e analisando cenários;
  • Facilitando a troca de informação e a comunicação entre departamentos
  • Encontrando oportunidades de melhoria;
  • Fazendo a gestão de reuniões e do portfólio de projetos.
stratws one