Custos Invisíveis: descubra como identificar esse vilão na sua empresa

CONTEÚDO

custos invisíveis

CONTEÚDO

Você sabe o que são custos invisíveis na gestão de uma empresa? Eles estão presentes em boa parte dos negócios, mesmo que sejam difíceis de identificar. Aliás, alguns gestores nem conhecem a sua existência, o que é pior ainda para combater o problema. Contudo, o uso de softwares modernos é uma forma de superar essa condição.

Os gastos invisíveis podem comprometer o futuro de uma empresa, que passa a gastar muito mais recursos do que o imaginado originalmente. Desse modo, orçamentos podem ficar comprometidos, já que parte do dinheiro é tomada por algo que os gestores não possuem conhecimento. Pelo bem da empresa, os custos invisíveis precisam ser combatidos.

Graças ao desenvolvimento da tecnologia, anotações em papel podem ser substituídas por softwares modernos. E isso é ótimo para impedir os custos invisíveis. Afinal, quando dados ficam armazenados na nuvem e relatórios são gerados automaticamente, assim fica muito mais fácil para perceber onde está ocorrendo essa condição.

O que são custos invisíveis?

Em suma, custos invisíveis são gastos que não aparecem nos relatórios e nas análises financeiras das empresas. Por isso, é muito mais complicado para percebê-los. Além disso, é algo muito comum em negócios dos mais variados setores, que veem parte de um possível lucro indo embora de uma maneira desconhecida.

Os custos invisíveis podem estar relacionados com questões que os gestores não fazem ideia. Desse modo, o setor de RH pode entrar em ação e buscar alternativas que possam solucionar a questão. Aliás, o departamento de Recursos Humanos é capaz de buscar boas alternativas para superar os gastos desconhecidos, desde que possua uma visão estratégica.

Custos invisíveis geralmente surgem quando pessoas erradas são colocadas em cargos que não combinam com o seu perfil. E o pior de tudo é não perceber isso ou insistir no erro imaginando que a condição será reparada automaticamente.

Quais são os principais custos invisíveis de um negócio?

Empresas grandes podem apresentar mais dificuldades na percepção de custos invisíveis, já que o número de colaboradores é elevado. Existem empresas que desperdiçam milhões todos os anos, com questões que poderiam ser evitadas. Confira agora 3 dos principais fatores quanto aos custos invisíveis:

Horas extras: quando não há uma informação clara sobre a realização de horas extras, os profissionais podem realizar assim que pretenderem. Esse é um dos principais gargalos e deve ser combatido, softwares para a gestão de ponto são eficazes quanto a isso. Além disso, é necessário uma boa comunicação entre empresa e profissionais.

Faltas não justificadas: o artigo 130 da CLT diz que o período de 30 dias de descanso após 12 meses de trabalho é válido somente para os colaboradores que faltaram no máximo 5 dias ao longo do ano. Mas, sem esse registro, fica complicado colocar a lei em prática. Ou seja, um trabalhador parado gera prejuízos para a empresa.

Passivos trabalhistas: a falta de registro de ponto pode resultar em processos na Justiça do Trabalho. As informações anotadas em papéis são menos seguras e estão sujeitas a erros. Desse modo, é mais interessante investir em sistemas digitais, que certamente vão impedir ações movidas por ex-colaboradores devido a férias ou horas extras não registradas ou sem pagamentos.

Como encontrar custos invisíveis em um negócio?

A melhor forma de superar os custos invisíveis em uma empresa é usando a tecnologia. Com um software de ponto eletrônico, por exemplo, é possível garantir marcações corretas dos horários de chegadas e saídas dos profissionais. Além disso, é interessante escolher um sistema que seja integrado à folha de pagamento e que traga ainda mais benefícios para o negócio.

Os softwares baseados na tecnologia IoT, ou internet das coisas, são capazes de oferecer informações em tempo real. Desse modo, os gestores podem ficar de olho nos gargalos nos momentos em que eles acontecem. Assim, é mais fácil para perceber quando um colaborador está fazendo horas extras indevidas ou verificar o número de faltas de cada trabalhador.

O interessante é que a gestão seja padronizada, com todas as informações registradas em um sistema digital. A internet das coisas permite que o acesso possa ser feito de qualquer lugar do mundo, desde que exista uma conexão com a web. Então, isso é ótimo para as empresas que possuem filiais, onde todos os gastos e investimentos podem ser verificados.

O importante é que exista agilidade no setor de RH, para que os processos possam ser conferidos rapidamente. Isso quer dizer que aquele conceito de anotações em papel deve ficar no passado. É fundamental que as empresas adotem ferramentas digitais, capazes de facilitar a identificação de gargalos.

Esse conteúdo foi produzido pela Ahgora Sistemas, somos uma empresa focada no desenvolvimento de ferramentas capazes de auxiliar na gestão e na atuação do setor de RH. 

Banner 16 Custos Invisíveis: descubra como identificar esse vilão na sua empresa