Ir para conteúdo
Gerenciar Tarefas

Existe tanto a ser feito e tantas maneiras de fazer tudo o que precisamos, que pode ser um pouco confuso. O que acaba diminuindo a nossa produtividade, pois nos perdemos em meio a tantas tarefas.

Por isso, resolvemos começar essa série de artigos falando sobre os vários métodos de gerenciar suas tarefas, para que você possa entender qual se adequa melhor às suas necessidades e ser ainda mais produtivo!

Hoje falaremos sobre o Getting Things Done (GTD) que é um método poderoso que utiliza listas e detalhes para gerenciar suas tarefas. O núcleo da metodologia está em cinco passos simples que trazem ordem ao caos e lhe permitem o espaço e estrutura para ser mais criativo, estratégico e focado.

1. Capture

Use um bloco de notas, uma lista digital ou papel e caneta para registrar tudo o que chama sua atenção. Sejam grandes projetos, tarefas menores, coisas que precisam ser feitas e concluídas. Anote tudo!

2. Esclareça

Processe o que tudo que você registrou significa. Pegue tudo o que reuniu no primeiro passo e pense: Posso agir sobre isso? Se a resposta for não, descarte a ideia. Se for sim, decida a próxima ação necessária para seu cumprimento. Se demorar menos de 2 minutos para ser concluída, execute a tarefa na hora. Se for mais demorada, coloque em sua lista de pendências ou delegue para alguém.

3. Organize

Coloque a tarefa na lista certa. Pense a qual projeto ela se aplica, qual departamento será o responsável, qual a melhor pessoa para sua execução e, então, insira a tarefa no lugar certo.

4. Reflita

Revise com frequência. Olhe com atenção para suas listas sempre que puder para determinar os próximos passos. Faça uma revisão semanal para limpar o que não será feito e agir sobre o que está pendente.

5. Faça

Use o seu conhecimento para fazer o que precisa ser feito e concluir todas as suas tarefas!

Conheça, também, o método Kanban de gerenciamento de projetos, para ajudar a otimizar o tempo gasto e organizar as atividades que você tem para realizar.

Gostou das dicas? Então compartilhe esse post em suas redes sociais para que seus amigos também possam gerenciar suas tarefas!