As competências mais importantes para liderança – Parte 5

CONTEÚDO

CONTEÚDO

Essa semana encerramos a série de posts compartilhando quais as competências e habilidades mais importantes para a liderança de acordo com 195 líderes em 15 países.

A última, mas não menos importante, característica que um líder precisa ter é:

Incentivar o crescimento.

Ser comprometido com o treinamento dos funcionários e ajudá-los a crescer e se tornarem a próxima geração de líderes são as duas habilidades/competências vistas como imprescindíveis para uma liderança eficaz.

Todos os organismos vivos têm a necessidade de deixar cópias de seus genes. Eles maximizam as chances de sucesso de seus descendentes nutrindo-os e ensinando-os. Em troca, aqueles que recebem esse cuidado sentem gratidão e lealdade. Pense nas pessoas pelas quais é mais agradecido – pais, professores, amigos e mentores. Eles provavelmente cuidaram de você ou lhe ensinaram algo importante.

Quando líderes mostram compromisso com o crescimento da equipe, as mesmas emoções primitivas são despertadas. Os funcionários se sentem motivados a retribuir, expressando sua gratidão ou lealdado se dedicando ainda mais ao trabalho. Enquanto gerenciar pelo medo gera stress, prejudicando funções cerebrais, a qualidade do trabalho executado é muito diferente quando o fazemos acometidos pela sensação de apreciação. Se você quer inspirar o melhor do seu time, lute por eles, apoie seus treinamentos e promoções e “patrocine” seus projetos importantes.

Essas cinco categorias apresentam desafios significativos para os líderes, devido às respostas naturais do nosso organismo. Porém, com reflexão e uma mudança de perspectiva (talvez ajudado por um coach), existem muitas oportunidades de melhora na performance de todos focando na sua própria performance.

Relembre todas as categorias e competências discutidas nessa série

Competências da Liderança

Texto adaptado daqui.

Continue lendo as principais competências de um líder:

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5