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Como a metodologia FCA (Fato Causa Ação) auxilia na solução de problemas?

CONTEÚDO

Publicação:
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metodologia fca fato causa ação

CONTEÚDO

É muito comum os gestores se depararem com problemas e situações recorrentes em diversas áreas da empresa, mas não conseguirem identificar ou medir de onde surgem as falhas que causam esses impasses.

Com essa dificuldade, evitar que a situação se repita se torna uma tarefa mais complicada ainda. Por isso, o método FCA (Fato Causa Ação) pode ser utilizado como uma solução para detectar as causas centrais dos problemas de forma bem simples.

Ao criar um planejamento estratégico, é importante ter em mente que os processos não são perfeitos e que é preciso pensar nos fatores inesperados que possam surgir no caminho para tentar reduzir seus danos.

O FCA (Fato Causa Ação) pode ser usado para a constante melhoria desses procedimentos, assim como outros métodos, como o PDCA, o 5W2H e os 5 Porquês.

Para auxiliar no entendimento do método, preparamos um artigo que explica seus detalhes e sua utilização prática nas organizações. Confira!

FCA: o que é, como usar na empresa e sua relação com os 5 porquês

O que é FCA?

O FCA é uma metodologia de diagnóstico muito eficiente e facilmente aplicável em procedimentos, que consiste na análise do Fato-Causa-Ação. Ela foi desenvolvida para auxiliar gestores nas tomadas de decisões e pode ser aplicada durante qualquer período dos processos, agindo como um facilitador na solução de problemas e melhorias.

Ele também previne riscos e auxilia na aquisição de conhecimento aprofundado sobre os processos aplicados, podendo ser usado reativamente ou preventivamente. A proposta dessa metodologia consiste em analisar não os sintomas dos fatos, mas a raiz dos problemas, a fim de criar alternativas de ações e formular soluções que resolvam a situação.

O FCA (Fato Causa Ação) pode ser utilizado nos mais diversos tipos de problemas, desde os que acontecem no processo produtivo, nas vendas e até mesmo no engajamento da equipe e no desenvolvimento de projetos. A ideia da metodologia é aprofundar nas causas dos problemas e essa análise pode ser levada para qualquer área que esteja sofrendo impasses no seu negócio.

Como fazer a análise da metodologia FCA?

A análise FCA deve começar com a identificação do fato a ser analisado, seguir pelas possíveis causas que deram origem a esse problema e, por fim, passar pela formulação de um plano de ação para que essa eventualidade seja melhor controlada, tanto para fins negativos quanto positivos. É simples e eficiente! Vejamos:

Fato

É o problema presenciado, externamente ou internamente, pela organização que esteja afetando a operação, a performance ou os resultados. Por exemplo, os gestores de uma empresa têm presenciado um aumento de 15% no gasto de energia no último mês.

Causa

São os motivos que desencadeiam o problema para a empresa, e é importante ter conhecimento deles para saber controlar seus efeitos. Seguindo o exemplo, a empresa começa a desenvolver a análise FCA e descobre que o gasto de energia aumentou naquele mês porque os funcionários estão fazendo muitas horas extras no período da noite.

Ação

É o plano de ação que a empresa deve desenvolver após identificar as causas dos fatos, para conseguir corrigir os danos ou repetir os feitos. Para solucionar o problema da empresa, os gestores podem rever as metas e exigências que fazem aos seus funcionários, pois se está precisando de hora extra para se alcançar a meta, ela pode estar além do que o time consegue entregar.

Além disso, pode ser feita uma campanha de conscientização para a economia de energia.

Para que a análise FCA seja feita de forma mais completa e aprofundada, existem métodos que podem ser utilizados simultaneamente, como os 5 Porquês. Saiba mais sobre essa técnica:

Os 5 Porquês

O método dos 5 Porquês, também conhecida como 5-Why, é uma ferramenta muito ligada à gestão da qualidade total e à melhoria contínua. Ela foi desenvolvida e aprimorada pela Toyota, tendo surgido como elemento importante para auxiliar na resolução de problemas internos.

Seu criador, Taiichi Ohno, foi arquiteto do sistema Toyota de produção nos anos 1950 e descreveu o método em seu livro Toyota production system: beyond large-scale production como sendo a base da abordagem científica da empresa.

Ela consiste na repetição da pergunta “Por quê?” diante da questão a ser aprofundada na organização, e com ela, torna-se ainda mais fácil se chegar à raiz do problema com clareza.

No dia a dia, é comum resolvermos os problemas de acordo com seus sintomas, já que é difícil encontrar tempo e habilidade para aprofundar neles. Com essa técnica, se torna mais fácil e prático obter um resultado satisfatório na solução de problemas.

Dessa forma, o 5 Porquês é uma forma prática de focar na causa dos ocorridos e evitar que eles reapareçam em outras situações.

Assim como uma criança que têm a curiosidade atiçada a cada descoberta, a técnica consiste em se perguntar por que várias vezes acerca dos acontecimentos até que a equipe sinta confiança em estar no controle da situação – alguns fatos precisarão de 5 ou mais perguntas, enquanto outros podem precisar de menos – sendo um truque simples e eficiente.

Como utilizar a metodologia 5 Porquês?

Por exemplo, uma empresa está com dificuldade nas entregas de produtos. Após algumas perguntas, foi detectada uma falha no gerenciamento do estoque, sendo uma falha interna da própria organização, e não de seus entregadores. Dessa forma, a empresa poderá alterar a eficiência da sua gestão e eliminar o problema. As questões feitas para chegar à raiz do problema poderiam ser:

  1. Por que os produtos têm sido entregues sistematicamente com atraso? Porque foram postados com atraso.
  2. Por que os produtos foram postados com atraso? Porque o prazo de produção estourou.
  3. Por que o prazo de produção estourou? Porque os materiais para a confecção não estavam disponíveis.
  4. Por que os materiais não estavam disponíveis? Porque não foram solicitados a tempo ao fornecedor.
  5. Por que os materiais não foram solicitados a tempo ao fornecedor? Porque o controle de estoque não acompanhou o aumento da demanda pelo material.

Conclusão

A boa utilização da metodologia FCA (junto com a técnica dos 5 Porquês ou de outros métodos para análise de processos) possibilita que você e sua equipe consigam poupar tempo e recursos que, muitas vezes, são utilizados na reparação de problemas de forma precipitada.

É muito comum o grupo agir focando nos sintomas mais aparentes e superficiais do problema, ao invés de contra-atacar suas causas reais.

Com a análise, é possível aprofundar e conhecer melhor os fatos e suas particularidades, de forma que contribua para o desenvolvimento de uma cultura que preza pela disseminação de melhores práticas para os processos. Além disso, o conhecimento gerado pela constante análise é acumulativo, e ajuda a solucionar e reparar problemas semelhantes que possam surgir.

Dessa forma, assim como outras metodologias que auxiliam no planejamento estratégico, o FCA (Fato Causa Ação) garante que os objetivos da empresa saiam do papel e comecem a ser desenvolvidos no ambiente corporativo. Ele ajuda a evitar que o plano se perca durante o processo, devido a falhas, distrações, entre outros.

A utilização correta da metodologia no ambiente organizacional, portanto, ajuda a melhorar os resultados, facilitando a identificação de problemas que possam surgir no caminho e dando uma melhor visão de todos os processos realizados pela empresa.

Gostou das dicas para a solução de problemas? Compartilhe esse artigo com seus amigos para que mais pessoas possam conhecer as metodologias! Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber mais conteúdos sobre gestão!

Com o STRATWs você utiliza métodos como o FCA e o PDCA para garantir que o plano estratégico da sua empresa vai sair do papel e trazer melhoria significativa nos seus resultados!

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