Treinamento para gestores: tudo o que você precisa saber para treinar os gerentes da sua empresa e alcançar melhores resultados

CONTEÚDO

Treinamento para gestores

CONTEÚDO

Você costuma oferecer treinamento para gestores na sua empresa?

Um bom gestor precisa desenvolver uma série de competências para assumir a liderança de uma equipe e conduzi-la a resultados satisfatórios.

Para que isso aconteça, é importante que o gerente passe por um treinamento que vai deixá-lo mais capacitado a assumir o cargo e ter um bom desempenho.

Tendo isso em vista, elaboramos aqui um conteúdo para explicar o que é e qual a importância do treinamento para gestores.

Além disso, você ainda vai conferir 5 dicas essenciais de como treinar um gerente. Continue a leitura e saiba o que fazer para criar um programa de treinamento completo e realmente eficaz.

Leia também: Treinamento de liderança para gestores: 3 passos para acertar em cheio

O que é treinamento para gestores?

Os gestores são profissionais responsáveis por coordenar o trabalho de uma equipe e garantir que ela siga o caminho certo na busca por metas e objetivos previamente estabelecidos.

Mas, para que isso seja possível, é preciso que os gestores dominem certas habilidades e possuam os conhecimentos técnicos e comportamentais necessários para lidar com os desafios aos quais um gerente está sujeito.

E é aí que entra o treinamento para gestores. Trata-se de um curso que a empresa desenvolve para capacitar os profissionais que ocupam esse cargo.

Durante um período específico, o gestor terá a oportunidade de desenvolver suas qualidades, aprender novas técnicas de gestão e a como se comportar perante os colaboradores que ele coordena, combinando teoria e prática.

Veja mais: Os 7 melhores cursos para gestores em que vale a pena investir

Dinâmicas de grupo são excelentes formas de engajar as pessoas no treinamento, confira esta:

Por que é importante investir no treinamento para gestores?

O treinamento voltado para os gestores é algo indispensável para empresas que querem se tornar mais competitivas e potencializar os resultados.

Isso porque são esses profissionais que vão traduzir os objetivos estratégicos da organização para os colaboradores que estão na linha de frente das operações.

São os gestores que orientam as equipes sobre o que e como as tarefas devem ser feitas para que sejam alcançadas as metas e os objetivos que a empresa considera relevantes.

Logo, quando os gerentes encontram-se devidamente treinados e capacitados, eles conseguem aplicar técnicas de gestão mais modernas e atualizadas para motivar e engajar as equipes.

Ao investir no treinamento desses profissionais, a empresa só tem a ganhar. Os gestores se tornam mais aptos a lidar com os desafios do dia a dia, encontrando soluções inovadoras e eficazes para os problemas que possam aparecer.

Este post também pode interessar a você: Conheça a liderança transformacional, abordagem dos líderes inspiradores

Você pode usar este vídeo no treinamento de seus gestores:

5 dicas de como criar um programa de treinamento para gestores

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do treinamento para gestores, é hora de descobrir algumas dicas valiosas de como treinar um gerente.

Nas próximas linhas, vamos mostrar o que fazer para criar um bom programa de treinamento para gestores.

1 – Identifique e avalie as necessidades dos gestores

A primeira dica de como treinar um gerente é, antes de tudo, fazer uma avaliação e identificar as principais limitações e necessidades dos seus gestores.

A partir disso, será possível saber as competências que devem ser aprimoradas e dar um direcionamento mais assertivo para o seu programa de treinamento.

2 – Foque no desenvolvimento de liderança

Independentemente das necessidades identificadas na dica anterior, é fundamental manter o foco no desenvolvimento de liderança.

Um gestor que não sabe liderar uma equipe dificilmente a fará alcançar resultados realmente expressivos e satisfatórios.

Leia mais: Porque e como investir no desenvolvimento de pessoas dentro das empresas

Um plano de desenvolvimento individual pode ser uma boa ferramenta nessa hora, confira neste vídeo:

3 – Monte um planejamento de conteúdos

Nesta terceira dica de treinamento para gestores, monte um planejamento com os conteúdos que serão abordados no seu programa.

Separe quais tópicos que não podem ficar de fora e elabore o material de apoio.

4 – Crie um cronograma

O treinamento precisa ter data para começar e para acabar. Além disso, é necessário definir a data para as atividades práticas e para as avaliações do desempenho dos gestores durante o treinamento.

5 – Faça uso da gamificação

Utilize a gamificação para treinar os gestores. Ela consiste em utilizar a dinâmica de jogos (pontuação, ranking, fases, simulações, recompensas etc.) para gerar engajamento e incentivar a competitividade saudável.

Entenda melhor a gamificação com estes conteúdos de nosso blog:

Bom, agora que você já sabe mais sobre treinamento para gestores, que tal implementar um programa desses na sua empresa?

Faça isso e conte com gerentes mais bem preparados para alcançar melhores resultados.

O STRATWS One é um software de gestão de performance corporativa prefeito para ajudar gestores a acompanharem seus time e projetos.

Veja mais sobre suas vantagens:

  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.

Veja mais um vídeo que pode ajudar a capacitar seus líderes, baixe agora, é gratuito: [WEBINAR GRAVADO] Inteligência emocional para líderes: dicas para manter a equipe engajada