Qual é o seu perfil de administrador? Conheça 5 tipos de liderança!

CONTEÚDO

tipos de lideranca

CONTEÚDO

Administrar uma empresa, sem dúvidas, é um trabalho complexo. São muitas áreas que precisam da sua boa gestão e manter o negócio estável e fluindo bem pode se tornar um desafio em algumas situações. Tomar decisões estratégicas e saber como lidar com as pessoas são apenas algumas das características essenciais para um bom líder. Mas existem diversos tipos de liderança.

Além disso, seus resultados contam muito para que as pessoas possam vê-lo como um bom líder. Portanto, utilizar boas ferramentas e ter um time altamente capacitado é imprescindível. Sabendo desta necessidade de aprimorar continuamente a própria liderança, reunimos alguns tipos de liderança para você compreender melhor sua atuação. Confira!

Entenda aqui por que você ainda não conseguiu implementar uma Gestão de Resultados

O que é ser um líder?

Ser um profissional com características de liderança significa ter a capacidade de influenciar as pessoas positivamente. O líder é uma pessoa que cativa a equipe, ganha sua confiança e age junto dela.

Ao invés de apenas delegar tarefas, o líder representa os interesses da organização e faz uso dos recursos existentes para formar uma equipe que trabalha em prol de objetivos em comum.

Ele é capaz de desenvolver o potencial dos colaboradores, colaborando para uma cultura organizacional saudável e, consequentemente, para o desenvolvimento da organização.

Tipos de liderança

1. Liderança autocrática

Focada no chefe

giphy Qual é o seu perfil de administrador? Conheça 5 tipos de liderança!

O nome desta liderança fala por si só. A liderança autocrática é baseada no chefe como centro das decisões e de todo o poder. O poder do povo (ou seja, dos colaboradores) não tem grande peso. Com o perfil de “chefe” e não de líder, o gestor microgerencia seus subordinados.

Ou seja, ele está sempre de perto controlando e exigindo resultados da equipe, sem considerar suas opiniões e sugestões com a devida atenção. Suas ações também são limitadas e a pressão é constante. Esse modelo de liderança é antigo e está sendo ultrapassado constantemente por outros tipos de liderança.

Porém, ainda o encontramos não só em empresas grandes e tradicionais, mas também em negócios recentes. Alguns dos prejuízos que esse tipo de liderança traz são: alta taxa de rotatividade de funcionários e desmotivação. Dessa forma, a baixa produtividade surge como consequência.

Veja no vídeo com mais detalhes, o que é a liderança autocrática:

Saiba aqui quais são a 7 causas mais comuns para a alta taxa de rotatividade (turnover)

2. Liderança liberal

Focada na equipe

team Qual é o seu perfil de administrador? Conheça 5 tipos de liderança!

A liderança liberal é o oposto da liderança autocrática, defendendo a total liberdade da equipe. Assim, a equipe se autogere, solucionando problemas e criando novos caminhos e oportunidades.

Neste modelo, o líder não é necessário. A equipe, formada por profissionais autoconscientes, profissionais e capacitados, se mantém em constante desenvolvimento sem uma liderança direta.

Por exigir grande confiança nos profissionais, a liderança liberal não é tão usual. Além dos seus visíveis benefícios, como a autonomia e liberdade, seus prejuízos podem ser desastrosos. Manter uma equipe sem supervisão direta pode resultar em queda da produtividade e dos resultados.

Ademais, o feedback – tanto negativo quanto positivo – é uma ferramenta que os gestores utilizam para promover a motivação e o desenvolvimento dos seus colaboradores. Portanto, a liderança liberal é arriscada, mas pode ser uma boa estratégia com uma equipe experiente e engajada.

3. Liderança democrática

Focada no líder e na equipe

democracy Qual é o seu perfil de administrador? Conheça 5 tipos de liderança!

Assim como em um sistema político democrático ideal, a gestão com liderança democrática acontece tendo participação ativa dos colaboradores. Seus desejos são ouvidos e as decisões são feitas pelo líder visando o bem comum.

Ele luta pelo crescimento dos colaboradores e dá oportunidades a eles. Uma liderança democrática ajuda a criar uma boa cultura organizacional, focando nas necessidades e na valorização da equipe.

Quando bem implantada, essa liderança melhora a comunicação entre líderes e colaboradores, já que quebra o distanciamento hierárquico e deixa a equipe mais à vontade. Ela também traz mais motivação e empenho, maximizando os resultados.

4. Liderança Coaching 

Focada na performance

coach Qual é o seu perfil de administrador? Conheça 5 tipos de liderança!

O líder age como um coach, apoiando e ajudando a equipe a alcançar suas metas e objetivos. Ele trabalha as habilidades e talentos dos colaboradores para melhorar progressivamente a performance dos mesmos. 

Ele acompanha o crescimento individual, dá feedbacks e cria planos de ação para potencializar a desenvoltura da equipe. Dessa forma, a equipe se sente mais estimulada e confiante para dar sempre o melhor de si.

5. Liderança situacional

Focada na maturidade dos profissionais e nas situações

ready Qual é o seu perfil de administrador? Conheça 5 tipos de liderança!

O último entre os tipos de liderança que mostramos neste post pode ser resumido em uma palavra: adaptação. O líder situacional se adéqua com facilidade e rapidez às necessidades, mudanças e demandas. Esse profissional lida bem com mudanças e está apto a instruir e direcionar os colaboradores a diferentes funções.

Ele também consegue assumir diferentes papeis para lidar com cada situação, trazendo bons resultados independentemente do nível de maturidade da equipe – desde o estagiário até o funcionário sênior – e da diversidade de situações na qual a gestão se depara.

Qual é o melhor entre os tipos de liderança apresentados?

Não existe um tipo de liderança certa ou errada. Isso vai depender de diversos fatores, como a cultura organizacional da empresa, as características da equipe e a própria personalidade dos líderes.

O tipo de liderança escolhido irá influenciar a forma com que os colaboradores trabalham e, consequentemente, na forma de desenvolvimento da empresa. Além disso, esses modelos apresentados foram divididos apenas para facilitar o entendimento. Portanto, a estratégia mais comum e eficiente pode ser fluir entre vários tipos em cada situação.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard feita com mais de 3000 líderes, foi constatado que o estilo de liderança dos gestores impacta em até 30% do lucro total da organização. Levando essa e diversas outras pesquisas sobre o assunto em consideração, o gestor precisa entender como o tipo de gestão que ele propõe irá impactar o negócio.

A partir disso, ele poderá desenvolver suas características pessoais para estar constantemente aprimorando sua forma de lidar com as pessoas e sua estratégia para alcançar melhores resultados.

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que, entre diversas outras funcionalidades, conta com um módulo de acompanhamento de performance individual, para você exercer sua liderança desenvolvendo uma equipe de alta performance.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

solicitar demonstracao 17 Qual é o seu perfil de administrador? Conheça 5 tipos de liderança!