Liderança

6 qualidades de um excelente líder

6 qualidades de um excelente líder

Publicação : 30/08/2016

Por Siteware

4 min

Bom líder
Bom líder

Qualquer um pode crescer em uma organização. Mas não é porque alguém chega ao topo que essa pessoa é, necessariamente, um bom líder.

Enquanto bons líderes inspiram seus times a alcançar a grandeza, líderes ruins são desmotivadores e desencorajadores. Empresas lideradas por bons líderes continuam crescendo, enquanto empresas comandadas por líderes ruins não conseguem alcançar seu potencial.

Mas o que faz um bom líder, afinal de contas?

Confira seis das qualidades mais inspiradoras para a liderança

Inteligência Emocional

Bons líderes têm alta inteligência emocional. Isso quer dizer que não só estão em sintonia com suas próprias emoções, como também estão conectados às emoções daqueles à sua volta. Como resultado, eles conseguem tomar decisões sem serem influenciados pelo modo como se sentem. Eles também são mais empáticos, conseguindo se colocar no lugar de seus funcionários, entendo como cada um pode responder a certas decisões.

O resultado? Decisões melhores, com as quais os funcionários concordam, são tomadas.

Honestidade

Honestidade e transparência são traços de bons líderes. Eles falam as coisas como são, sempre. Claro que eles podem ter que segurar alguma informação em algum momento (nem tudo pode ser compartilhado o tempo todo), mas eles não pegam sua equipe de surpresa com más notícias no último minuto. Empregados ouvem líderes honestos, pois honestidade inspira respeito.

Compaixão

Ótimos líderes são compassivos. Se um de seus colaboradores está se afogando em trabalho, eles não acrescentam mais projetos à sua lista. Em vez disso, eles são criativos e procuram outro membro da equipe para ajudar ou “botam a mão na massa” e fazem o trabalho. Qualquer que seja a situação, eles entendem que as coisas podem ficar caóticas de vez em quando e fazem o que podem para melhorar as circunstâncias, não piorar.

Dedicação

Lidere pelo exemplo. Qualquer um que tenha trabalhado para um chefe que não se dedica sabe o quanto é desmotivante. Como você espera que seu time se esforce por você todos os dias se você não faz o mesmo? Bons líderes são os que mais trabalham no grupo. Sua dedicação contagia seus funcionários que, então, se esforçam para serem ainda melhores.

Determinação

Bons líderes conseguem tomar decisões com rapidez sempre que necessário. Eles entendem que são o gargalo das atividades, eles entendem que há vezes em que não se pode demorar para tomar uma decisão, então agem de acordo.

Receptividade

Eles entendem que as coisas evoluem e processos e workflows precisam mudar de acordo para acompanhar a evolução. Se todos os seus colaboradores estão insatisfeitos com alguma nova iniciativa, bons líderes respondem a esses sentimentos e repensam sua abordagem. Eles não se opõem a mudanças de caminho, pois sabem que adaptabilidade é um componente crítico do crescimento.

Se você sente que precisa melhorar em alguma frente, não se desanime. Trabalhe nas áreas que precisa desenvolver e faça um esforço para melhorar.

Gostou do texto? Então assine nossa newsletter e receba conteúdos como esse semanalmente para se tornar um melhor líder e ajudar sua empresa a decolar!

Texto adaptado daqui por:

Cecília DutraRelações Públicas por formação, apaixonada por tecnologia, antenada às novidades e analista de marketing na Siteware.