Nesta série de postagens, tentarei passar um pouco da minha experiência nestes mais de 20 anos trabalhando para a união de dois mundos corporativos que são complementares, a Gestão e a TI. Começarei pela definição do que vem a ser Estratégia (e a execução da estratégia das empresas). Como ela se encaixa na construção de um motor que pode ser adotado em qualquer empresa.
Estratégia é uma palavra com origem no termo grego “strategia”. Significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou um resultado específico. *
Sempre que procuramos imagens que ilustram o conceito de estratégia nos deparamos com tabuleiros e peças de xadrez ou alguma figura que passe a ideia de caminho, como a que vemos abaixo…
O mundo dos negócios se tornou há muito tempo complexo e desafiador, não se limita mais a apenas um caminho, nos forçando a antever, estudar e planejar a jornada que a empresa irá seguir. Nos últimos 30 anos, uma série de frameworks e metodologias foram criados, aprimorados e aplicados por gurus da consultoria em Gestão. No Brasil, as metodologias mais comumente encontradas nas empresas são o Balanced Scorecard (BSC) dos Professores Kaplan e Norton e o Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) do Professor Falconi.
Independente do framework adotado para a definição do posicionamento estratégico, há muito se sabe que a mágica está em tirar o plano do papel. Para ilustrar como isso pode ser feito por qualquer empresa apresentamos o conceito de um “motor” estratégico, formado por várias peças essenciais para o desenvolvimento e crescimento da organização.
A primeira engrenagem desse motor é concepção da Estratégia. É preciso definir para onde sua empresa está caminhando e quais objetivos você almeja alcançar durante esse caminho.
Hoje falamos sobre a primeira engrenagem desse motor, a estratégia.
Nos próximos posts desta série vamos detalhar os demais componentes deste motor que é capaz de fazer o planejamento estratégico da sua empresa acontecer. Até lá…
* Fonte: www.significados.com.br
** Autor: Charles Lutwidge Dodgson, sob o pseudonimo de Lewis Carroll
Leia também os outros textos dessa série:
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6 | Parte 7 | Parte 8 | Parte 9
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
A Siteware
Clientes
Recursos
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.