Conheça as 7 ferramentas da qualidade mais usadas

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ferramentas da qualidade

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A busca da qualidade para atender às necessidades dos clientes já não é mais um diferencial competitivo, mas sim uma obrigação para que as marcas sobrevivam em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, neste artigo, falaremos um pouco mais sobre as ferramentas da qualidade, você já ouviu falar?

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O aumento da qualidade das soluções de uma empresa gera efeitos positivos em todos os demais processos, como na gestão da cadeia de abastecimento, no atendimento ao cliente e claro, também no planejamento estratégico.

Leia também: Confira as 7 ferramentas e sistema de planejamento estratégico essenciais para a sua empresa!

Por isso, é extremamente importante saber quais são as ferramentas da qualidade que vão proporcionar uma efetiva e nítida melhoria nos procedimentos da empresa.

Isso porque elas são simples, porém muito poderosas e se adaptam a qualquer configuração de negócio. Além disso, são fáceis de usar e facilitam a coleta, análise e visualização de dados com menos complicações do que qualquer outra metodologia, auxiliando na tomada de decisões. 

Continue a leitura e aproveite as nossas dicas!

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diagrama de ishikawa

E quais são as ferramentas da qualidade que iremos apresentar?

Existem diversas ferramentas da qualidade que você pode utilizar, mas, neste artigo, apresentaremos sete delas, que são:

  1. Fluxograma
  2. Diagrama de Ishikawa
  3. Folha de Verificação
  4. Histograma
  5. Diagrama de Pareto
  6. Diagrama de Dispersão
  7. Carta de Controle

Como aplicar as ferramentas da qualidade?

Conhecer quais são as ferramentas da qualidade é fundamental, só que ainda mais importante, é saber aplicá-las ao seu negócio. Ao conduzi-las corretamente, é possível implementar um processo de melhoria contínua na empresa, impactando na melhoria constante dos resultados.

Vamos passo a passo te mostrar como elas funcionam:

1. Fluxograma

No fluxograma, usamos símbolos gráficos para representar a natureza e o fluxo das etapas de um processo.

Eles podem ser desde fluxos simples, que funcionam em uma única via, ou até mesmo processos complexos, que caminham em duas vias.

Procedimento:

  • Comece com etapas mais gerais ou etapas menos específicas
  • Observe o processo e o seu funcionamento
  • Analise a sequência de fases e as represente no fluxograma

Benefícios:

  • Aumenta a compreensão e simplificação dos processos
  • É uma ferramenta extraordinária para apoiar o treinamento e o aprendizado
  • Identificar áreas problemáticas e oportunidades de melhoria

Leia também: Ferramentas de tomada de decisão: como escolher a ideal para o seu negócio?

2. Diagrama de Ishikawa

Também chamado de diagrama de causa e efeito, espinha de peixe ou gráfico, o diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas da qualidade. Ela tem como principal objetivo Identificar, classificar em categorias úteis e mostrar as possíveis causas de um problema ou aspecto relacionado à qualidade.

Dessa forma, essa ferramenta visual busca apoiar as equipes a chegarem nas causas reais dos problemas enfrentados para que possam ser solucionados. Isso porque a premissa da ferramenta é que todo problema tem uma causa específica.

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ishikawa

Procedimento:

  • Decida o problema para analisar e coloque-o no vértice do diagrama;
  • Divida sua essência em categorias;
  • Atribuir a cada um, um ramo a partir do tronco principal que emerge do vértice onde o problema é coletado;
  • Ao fazer um brainstorming, divida cada categoria com os elementos mais simples de resolver;
  • Use definições operacionais;
  • Registre sentenças positivas como objetivos e negativas como problemas.

Benefícios:

  • É visual e usa um formato muito simples;
  • Facilita a resolução do problema, dividindo-o em unidades mais fáceis de gerenciar;
  • Ele fornece uma perspectiva global muito interessante;
  • Ele ajuda a detectar as causas raiz e possíveis razões para a variação;
  • Incentive a participação;
  • Identifique as áreas onde a coleta de dados é necessária;
  • Auxilia na gestão da qualidade.

Cada vez após a finalização do Diagrama de Ishikawa, é possível desenvolver um plano de ação, que irá auxiliar na resolução dos problemas identificados.

Veja um exemplo do Diagrama de Ishikawa:

Metologias de gestão das grandes empresas - Diagrama de Ishikawa


3. Folha de Verificação

Essa ferramenta da qualidade facilita o monitoramento de processos, fornecendo informações valiosas sobre os desvios mais frequentes e os erros globais. Seu principal objetivo é ajudar na coleta de dados, que é realizada com base na formulação de questões como: onde, o quê, quem e como.

Por ser de fácil utilização, a folha de verificação é uma das ferramentas da qualidade mais utilizadas nas grandes empresas. Ela pode ser utilizada para verificar falhas no seu produto ou serviço.

Procedimento:

  • Colete dados e forneça registros históricos;
  • Registre as informações coletadas individualmente;
  • Insira os dados combinados para determinar as taxas totais e mais frequentes de defeitos ou erros;
  • Registre os métodos de coleta de dados usados;
  • Crie um modelo de folha de verificação para cada finalidade específica.

Benefícios:

  • Forma estruturada e fácil de entender;
  • Preparado para coleta e análise de dados;
  • Ferramenta genérica e facilmente adaptável a uma ampla variedade de propósitos.

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4. Histograma

O gráfico é utilizado para mostrar distribuições de frequência ou com que frequência cada valor diferente aparece em um conjunto de dados.

É representado com um gráfico de barras mostrando a distribuição dos dados. Pode ser considerado uma das ferramentas da qualidade que oferece um gráfico instantâneo dos dados obtidos de um processo. É uma das ferramentas da qualidade que ajuda a fazer uma análise em tempo real.

Procedimento:

  • Conte o número de pontos de dados;
  • Resuma em uma folha de registro;
  • Calcule o intervalo dos dados;
  • Configure o número de intervalos com base na regra de Sturges;
  • Calcule a largura de cada intervalo;
  • Determine os pontos iniciais do intervalo;
  • Conte o número de pontos em cada intervalo;
  • Aplique os dados a um formato de gráfico de controle;
  • Adicione título e legenda.

Benefícios:

  • Permite observar tendências, facilitando a detecção de desvios;
  • Representa fielmente a variabilidade e dispersão dos valores;
  • Pode ser aplicado a variáveis contínuas ou discretas;
  • Especialmente útil para grandes amostras;
  • Muito interessante como ferramenta de comunicação;
  • Recomendado como suporte na tomada de decisões.

5. Diagrama de Pareto

O diagrama de Pareto é uma das ferramentas da qualidade mais conhecidas no mundo. Também conhecido como gráfico de pareto, ele mostra, em um gráfico de barras, quais fatores são mais importantes com base na análise de causa raiz.

Além disso, ele mostra em um gráfico de barras quais fatores são mais importantes com base na regra 80/20 que determina que 80% dos defeitos estão concentrados em 20% dos processos.

Gráfico de Pareto

Fonte: Excel Solução

Procedimento:

  • Registre os dados;
  • Classifique os dados coletados;
  • Defina o significado dos eixos vertical e horizontal;
  • Forneça formato gráfico para as informações disponíveis;
  • Faça os cálculos necessários;
  • Adicione uma linha cumulativa;
  • Adicione título, legenda e data.

Benefícios:

  • Ajuda a focar nas causas que terão maior impacto se forem resolvidas;
  • Proporciona uma visão geral simples e rápida da importância relativa dos problemas;
  • Ajuda a evitar que algumas causas se agravem, tentando resolver outras;
  • Seu formato altamente visível fornece um incentivo para continuar lutando por mais melhorias.

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6. Diagrama de Dispersão

O diagrama de dispersão é usado para estudar e identificar a possível relação entre as mudanças observadas em dois conjuntos diferentes de variáveis.

Essa ferramenta da qualidade ajuda a identificar, com base nos eixos verticais e horizontais, a relação entre a causa e o efeito na qualidade.

diagrama de dispersão
Fonte: Voitto

Procedimento:

  • Colete dois grupos de dados e crie uma tabela de resumo com todos eles;
  • Desenhe um diagrama e rotule os eixos horizontal e vertical. É comum atribuir às causas o eixo do X e ao efeito do Y;
  • Represente os pares de dados no diagrama;
  • Interprete o diagrama de dispersão em termos de direção e força.

Benefícios:

  • Permite encontrar relações entre as transformações que os processos apresentam;
  • Facilita a busca de suas causas;
  • Simplifica o estabelecimento de prioridades no momento da ação.

7. Carta de Controle

É uma das ferramentas da qualidade estatística. Permite diferenciar as variações nos processos devido a causas comuns e aquelas que têm sua origem em outras menos normalizadas.

Esse tipo de gráfico nos permite estudar como um processo muda com o tempo.

Carta de Controle

Fonte: PortalISO

Procedimento:

  • Selecione o tamanho do grupo a ser controlado;
  • Digite os dados correspondentes às variáveis medidas;
  • Identifique qualquer desvio. Meça novamente e reanálise.

Benefícios:

  • Ajuda a verificar o impacto de cada elemento de um sistema no total;
  • Ajuda a melhorar os processos;
  • Permite monitorar as variações que os processos sofrem ao longo do tempo;
  • Torna possível perceber a diferença entre as variações causadas por causas comuns ou aquelas que são devidas a fatores mais específicos e menos rotineiros;
  • Facilita a avaliação da eficácia das mudanças;
  • É uma ferramenta apropriada para relatar o desempenho dos processos.

Próximos passos

Agora que você conhece quais são as ferramentas da qualidade, coloque-as em prática para alcançar melhorias significativas nos processos da sua empresa.

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