Saiba o que avaliar na sua loja online com estes 5 indicadores de e-commerce

CONTEÚDO

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Uma das grandes diferenças entre o mundo online e o offline é que o digital tudo pode ser medido e avaliado com precisão. Por isso, se você tem uma loja online, é fácil começar a acompanhar os indicadores de e-commerce para saber como está o desempenho do seu negócio e traçar o seu planejamento estratégico.

O grande segredo está em quais KPIs de e-commerce escolher, pois são esses parâmetros que vão indicar quais medidas devem ser tomadas para o seu negócio. Neste artigo, vamos apresentar algumas métricas para e-commerce. Essas informações vão auxiliar você a entender em profundidade como a sua loja está indo.

Se você deseja entender um pouco melhor sobre KPIs, pode baixar os nossos, com tudo o que precisa saber:

Está pronto para conquistar um sucesso ainda maior com o seu e-commerce? Basta continuar a leitura e implementar os indicadores apontados a seguir!

Os 5 mais importantes indicadores para e-commerce (KPI) 

1. Tráfego no site

Pense numa loja física. Quanto mais pessoas entrarem nela para ver os produtos, maiores serão as chances de concluir uma venda, certo? Na loja online não é muito diferente. Assim que você coloca o seu e-commerce no ar, um dos seus objetivos deve ser atrair tráfego para a sua loja.

Além de ter um site responsivo, otimizado e funcional, você precisará trabalhar a divulgação do seu negócio. Por ser uma loja virtual, fará bastante sentido investir em uma estratégia de marketing também digital. Com uma verba modesta, é possível fazer campanhas de anúncios para um público bem segmentado, atraindo o seu perfil ideal de consumidores.

Depois, você deverá monitorar o tráfego que foi atraído para o seu site. No Google Analytics, essa métrica para e-commerce corresponde às “Sessões”. Procure ver, ao longo do tempo, se o seu tráfego está aumentando. Analise também o efeito que as suas ações de marketing estão tendo sobre o público. Com esse acompanhamento, você vai entender quais tipos de ações são mais eficientes para atrair tráfego para o seu e-commerce.

2. Taxa de conversão

Este é um dos mais importantes — senão o mais importante — dos indicadores de e-commerce. O KPI indica a relação entre as pessoas que visitam a sua loja online e quantas delas efetivamente concluem uma compra.

Fazer o cálculo desse rácio é bastante simples. Basta dividir o número de encomendas pelo número de visitas e multiplicar por 100 para obter o percentual da sua taxa de conversão. A fórmula fica assim:

Conversão (%) = (Encomendas / Tráfego) x 100

Outra forma de monitorar esse indicador de e-commerce é configurando no Google Analytics. Você pode definir uma página específica como uma conversão. Um exemplo é a página de confirmação de pagamento. Assim, terá relatórios automáticos da ferramenta sobre esse KPI.

Segundo uma pesquisa da SmartInsights, a taxa média de conversão para e-commerces é de 2,5%. Assim, caso você ainda não tenha atingido esse número, pode colocar como meta SMART para o seu planejamento estratégico.

Você sabia que é possível automatizar a gestão dos seus resultados? Confira como fazer isso no nosso material que pode ser baixado gratuitamente:

3. Ticket médio

O ticket médio é o valor médio gasto por cliente por compra. Trata-se de um KPI não só de e-commerces, mas de negócios de varejo no geral. Esta métrica para e-commerce é importante, pois nos dá indicação do comportamento do consumidor na sua loja. Quanto maior for o ticket, maiores estão sendo os gastos em pedidos.

Para calcular o ticket médio, você vai precisar saber outros dois fatores, ou seja, o valor do faturamento total e o número de pedidos. Com esses dois números em mãos, basta dividir o primeiro pelo segundo. A equação é bem simples:

Ticket médio = valor total faturado / número de pedidos

Uma forma de promover o crescimento do seu negócio é aumentando o ticket médio. Isso pode ser alcançado de algumas formas diferentes. Você pode, por exemplo, ter produtos mais caros na sua loja online. Ou você pode ter produtos de menor valor e apostar em uma estratégia de ganhar na quantidade de itens que o seu cliente está colocando no carrinho.

4. Taxa de abandono de carrinho

Por falar em carrinho, a taxa de abandono de carrinhos é um dos mais importantes indicadores de e-commerce. Esse KPI pode dar indicações bastante valiosas sobre eventuais problemas que podem estar impedindo o seu cliente de concluir a jornada de compras.

Alguns desses problemas podem ser, por exemplo, o frete caro demais ou métodos de pagamento pouco práticos. Uma forma eficiente para melhorar o índice dessa sua métrica é resolver esses problemas no site.

Outra alternativa é recuperar essas pessoas por meio do remarketing. Algumas plataformas de CRM permitem o envio automático de e-mail ao consumidor que abandonou o carrinho. Esse lembrete, às vezes, pode ser o suficiente para a pessoa concluir a compra.

5. Trocas e devoluções

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a pessoa que compra um item pela internet tem 7 dias para desistir da compra sem justificativas. Muitas lojas online oferecem também um prazo para o cliente realizar trocas, uma vez que a peça pessoalmente pode ser diferente — em tamanho, cor e outros aspectos — de como aparece na tela.

O índice de trocas e devoluções de produtos é um bom KPI para e-commerce, pois pode indicar que a sua loja precisa de melhorias na apresentação dos produtos. Além disso, essas operações geram custos extras para a empresa, portanto, um dos objetivos do seu plano estratégico deve ser reduzir esses índices.

Uma das maneiras mais eficientes para diminuir o número de desistências de compra e de trocas é ser o mais detalhado possível na descrição dos produtos. Se forem roupas ou calçados, invista em uma boa tabela de medidas, cite os materiais, descreva as modelagens. As fotos de boa qualidade e em vários ângulos diferentes são outra boa forma de evitar decepções e as consequentes trocas ou devoluções.

Também vale a pena ter um espaço para reviews de clientes que já compraram aquele item antes. As descrições das experiências de outros consumidores pode ajudar o lead a entender se aquele produto é mesmo o que ele está esperando ou não.

Agora que você já sabe em quais indicadores de e-commerce deve ficar de olho, vai precisar de uma forma eficiente de monitorá-los. Para isso, pode contar com a nossa planilha de acompanhamento de indicadores. Com ela, você vai poder planejar os KPI chave da sua empresa.

A ferramenta também permite ter uma visualização intuitiva dos resultados, tudo em uma mesmo lugar. Isso torna possível enxergar mais facilmente os desvios das metas, para corrigi-las a tempo de alcançar os objetivos propostos. Baixe a planilha gratuitamente:

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