Com a ideia de evitar passividade, inércia e ter a certeza de que se está seguindo o caminho correto, as empresas desenvolvem um mapa estratégico para gerar resultados de sucesso.
Esse recurso permite detalhar em um documento todas as direções que uma organização tem e que deverá tomar no futuro.
Certamente, é uma ferramenta que possibilita um direcionamento, mas é preciso tomar cuidado e saber que ele não deve ser fixo.
Pelo contrário, o mapa estratégico permite à empresa a condição de sempre comparar o conteúdo que está no papel com o que está acontecendo na realidade.
Assim, esse exercício abre caminho para a reflexão e o acompanhamento mais de perto de todo o processo de crescimento de uma empresa. Com isso, se constroem bases fortes para que qualquer negócio faça um acompanhamento melhor de sua gestão.
Mas você sabe mesmo o que é mapa estratégico de uma empresa e como elaborar um mapa estratégico?
Antes, confira nosso template 100% gratuito de Mapa Estratégico, onde você pode construir o seu:
Não sabe o que é mapa estratégico de uma empresa?
Veja esta explicação e entenda definitivamente o que é mapa estratégico:
Um mapa estratégico é um documento que descreve a visão, objetivos, estratégias e planos de ação de uma organização. Ele é usado como um meio para estruturar e alinhar todos os recursos da empresa em direção a um objetivo comum. Um mapa estratégico também fornece um rastro para acompanhar o desempenho e ajuda a identificar e mitigar riscos.
Ao longo do tempo, os mapas estratégicos são revisados e modificados para acompanhar o desenvolvimento da organização. Em suma, um mapa estratégico é uma ferramenta essencial para o planejamento estratégico de qualquer empresa.
É importante lembrar que o mapa estratégico de uma empresa não pode ser encarado como um documento fixo que se deve seguir cegamente. É necessário estar sempre atento às oportunidades espontâneas e imprevisíveis que o caminho oferece.
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Sabe-se, por exemplo, que na natureza e nos negócios, os que mais evoluem são aqueles que melhor se adaptam ao ambiente em constante mutação. Isso se aplica bem quando se fala de mapas estratégicos.
O maior risco é criar uma proposta que seja um destino fixo e permanente.
Por isso, acompanhe sempre seu planejamento estratégico e mude quando necessário, veja como:
Um mapa estratégico é essencial para garantir que você alcance seus objetivos profissionais. Não importa se você é líder de uma grande empresa ou trabalhando sozinho, você precisa ter um mapa para orientar o caminho que você deve seguir.
Um mapa estratégico é simplesmente um plano de execução que descreve como você atingirá os objetivos que estabeleceu para si mesmo. Ele fornece direção e foco para sua jornada, e ajuda você a se manter focado e motivado. Além disso, permite que você defina metas claras, crie uma estratégia para alcançar suas metas e determine como medir seu sucesso.
Esse documento é como um mapa das estradas que você deve percorrer para chegar aos seus destinos. Investir em um mapa estratégico pode ajudar você a melhorar a sua retenção dos clientes, criar perspectivas de crescimento, melhorar as vendas e gerenciar o seu tempo de forma mais eficiente.
Uma das metodologias mais utilizadas para a construção do mapa estratégico é o Balanced Scorecard. Saiba mais:
Agora que você já sabe o que é o mapa estratégico e a importância dele para a sua empresa, é importante entender como elaborá-lo.
Para te ajudar, preparamos um passo a passo:
A primeira etapa para estabelecer uma estratégia bem-sucedida consiste em identificar os objetivos e metas da organização. O que desejamos alcançar? Quais são os nossos objetivos para os próximos meses, anos ou décadas?
Além disso, é importante esclarecer quanto de tempo e recursos precisaremos para cada categoria de meta. O mapa estratégico deve refletir esses objetivos e metas, oferecendo um direcionamento para que os recursos sejam usados da melhor maneira possível.
Ao construir um Mapa Estratégico depois de identificar objetivos e metas, as organizações e empresas podem mapear o caminho para se alcançar o sucesso.
Uma análise SWOT (Força, Fraqueza, Oportunidade e Ameaça) é uma ferramenta essencial para emitir um julgamento sobre a saúde de uma organização/empresa e para identificar potenciais oportunidades estratégicas e ameaças.
Ao analisar os fatores internos e externos de uma organização/empresa, tais como a estrutura de capital, as tendências do mercado, o talento humano ou os recursos tecnológicos, você poderá obter uma compreensão aprofundada e desenvolver uma abordagem adequada para elaborar seu mapa estratégico.
Ao integrar todos esses fatores, você poderá visualizar melhor seus esforços e criar um caminho para alcançar os objetivos estratégicos da organização/empresa.
A terceira etapa deste processo envolve levantar e estruturar os objetivos em categorias principais e priorizar seus objetivos de acordo com o que é mais importante para a organização. Para criar um bom mapa estratégico, é importante garantir que os objetivos sejam traçados para as áreas-chave da organização, gerenciando os níveis de prioridade de cada objetivo.
Uma vez que os objetivos foram definidos, eles devem ser segmentados em áreas-chave, para que você possa identificar quais objetivos são importantes para alcançar os melhores resultados. Por exemplo, se a sua organização tem 3 áreas principais: Marketing, Operações e Finanças, você pode dividir o seu mapa estratégico em 3 categorias: objetivos de Marketing, objetivos de Operações e objetivos de Finanças.
Depois de separar os objetivos em categorias, você precisa priorizar cada objetivo dentro dessas categorias, classificando cada uma das metas com base na urgência e importância.
Assim, você pode isolar os objetivos que devem ser alcançados primeiro e, ao mesmo tempo, garantir que os objetivos estratégicos sejam traçados para cada área. Isso permitirá que você estabeleça diretrizes claras para as equipes e, assim, possa alcançar os melhores resultados.
É importante que as metas definidas para cada objetivo prioritário do Mapa Estratégico sejam quantificáveis e desafiadoras. Cada meta, definida como parte do seu planejamento estratégico, deve conter um valor, prazo e indicador-chave de desempenho (KPI) associado.
ssim, ela permite que os resultados das ações executadas possam ser acompanhados e medidos, ajudando a avaliar se o Mapa Estratégico está sendo cumprido. Ao mapear e colocar em prática as metas do Mapa Estratégico, é possível estabelecer verdadeiros indicadores de sucesso para sua empresa.
Dessa forma, com um bom planejamento, é possível identificar e monitorar os objetivos principais da estratégia, permitindo aos executivos e lideranças da empresa analisar o desempenho do mapa.
Veja como definir metas para o seu mapa estratégico com as Metas SMART:
A etapa final de um processo de elaboração de um mapa estratégico é criar e implementar um plano de ação. Esse plano funcionará como um guia para as ações e tarefas necessárias para que a organização possa realizar seus objetivos estratégicos e alcançar as metas definidas.
É importante que o plano de ação seja claro, específico e desenvolvido em detalhes para que ele seja aplicável em situações reais. O plano de ação deve conter informações como quem deve executar a ação, quando a ação deve ser realizada, qual é o objetivo da ação e como medir o desempenho dessa ação.
Além disso, é importante definir um cronograma para as ações e identificar as principais responsabilidades de cada pessoa envolvida. É fundamental criar mecanismos de monitoramento e avaliação para verificar se o plano de ação está sendo cumprido como planejado.
Ao determinar as responsabilidades de cada indivíduo, as chances de alcançar as metas definidas no mapa estratégico são consideravelmente maiores.
Veja 7 passos para criar um plano de ação eficiente:
Algumas empresas que decidiram seguir piamente seu mapa estratégico e ignoraram o que acontecia no mercado à sua volta quase faliram. Ter flexibilidade quando o assunto são os mapas estratégicos é essencial.
Por isso, separamos alguns exemplos para você de empresas que tiveram sucesso ou fracassaram quando precisaram mudar seu planejamento:
A Kodak, por exemplo, é um caso recente desse processo.
Ao desconsiderar a concorrência e as mudanças de preferências do consumidor, seguiu focando na fotografia analógica, com filmes, e quando percebeu que insistir nesse direcionamento não faria mais sentido, não deu mais tempo de recuperar o tempo perdido.
Em 2012, a Kodak quase declarou falência e foi forçada a vender parte de suas unidades de negócio.
Outro caso conhecido, porém mais antigo, é o da marca de relógios suíços Swatch. A companhia tinha a liderança do mercado e trabalhava despreocupadamente. De repente, foi ameaçada pela tecnologia da indústria japonesa que produziu um relógio fino por um preço muito acessível.
Assim, para não perder espaço, a Swatch teve que deixar de seguir seu mapa estratégico. Deu atenção ao que estava ameaçando seu posicionamento no mercado.
E com essa atitude conseguiu reverter a crise, lançando um relógio de plástico, muito fino com alta qualidade e preço justo.
Na contramão desses exemplos, existem também histórias de empresas que tinham seus mapas estratégicos direcionados para atingir determinado objetivo. Porém, no meio do caminho, perceberam que mudar o direcionamento estratégico seria bem melhor.
Assim o fizeram e tiveram sucesso. Um exemplo disso aconteceu com a empresa 3M. Os post-its, tão famosos em empresas e colégios, são um sucesso em todo o mundo.
Mas, na verdade, ele foi um erro que deu certo. Na verdade, a empresa queria produzir uma cola extraforte e, para isso, testou a cola em um pedaço de papel e grudou na parede para testar a durabilidade.
A cola, porém, não foi suficientemente forte para manter o papel colado na parede. Mas foi efetiva para permitir que o papel pudesse ser colado e recolado várias vezes. Dessa forma, simples e inovadora, nasceu o Post-it.
Diante de tudo isso, pode-se afirmar que manter o foco somente no propósito a ser alcançado pode ser problemático. É preciso observar o mundo ao redor. Elaborar o mapa estratégico e mantê-lo em uma versão flexível.
O mapa estratégico é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer empresa. Por meio dele, é possível estabelecer objetivos de curto e longo prazo de forma mais clara e objetiva. Por isso, contar com a tecnologia como aliada no processo de elaboração deste mapa estratégico pode ser extremamente benéfico.
A tecnologia, aliada às estratégias individuais e aos objetivos coletivos, pode fornecer insights e inteligência de negócios que podem auxiliar a diretoria a alcançar seus objetivos e alavancar o crescimento da empresa.
Por meio do uso de sistemas de software, é possível criar mapas estratégicos interativos, com gráficos e informações em tempo real, que possam ser visualizados durante todo o processo de construção de um mapa estratégico.
Além disso, outra vantagem importante da tecnologia é que ela possibilita a colaboração em tempo real entre todos os envolvidos no processo. E O STRATWs One é a melhor alternativa para o seu negócio.
Desenvolvido pela Siteware, no sistema você pode desenvolver o seu mapa estratégico, acompanhar indicadores, criar planos de ação e tarefas atreladas a ele e muito mais!
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