O Papel da Tecnologia da Informação na Execução da Estratégia das Empresas - Parte 5

CONTEÚDO

CONTEÚDO

Como a Tecnologia da Informação pode se tornar protagonista na execução da estratégia, contribuindo para a melhoria dos resultados e o aumento da governança das organizações?

Há mais de 20 anos trabalho para unir dois mundos corporativos que são complementares, a Gestão e a TI. Essa série de postagens é fruto desta experiência e nela apresento o conceito de um motor que, se implementado corretamente, é capaz de fazer o planejamento estratégico da sua empresa acontecer.

Aqui na Siteware este motor recebeu o nome de “Motor Estratégico” cujo primeiro componente é a Estratégia, que para sair do papel depende da Execução, que para acontecer depende do Engajamento das pessoas. Mas o que é capaz de promover o engajamento das pessoas? O último componente do nosso motor é responsável por isso, como vocês verão agora.

O que é capaz de gerar o engajamento das pessoas?

“As pessoas fundamentalmente não mudam quem elas são, a não ser por algum tipo de crise pessoal… Portanto, motivar as pessoas tem menos a ver com ‘mudar as pessoas’ e sim com ‘mudar o contexto’ que as empresas criam em torno de seus colaboradores”. Por mais reveladora e atual que pareça esta afirmação, ela foi dita pelo Professor Sumantra Ghoshal, da London Business School, no Fórum Econômico Mundial na segunda metade dos anos 90, ou seja, já tem quase 20 anos.

 

 

 

 

Em uma palestra que pude participar em 2014, ministrada durante o curso de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Stanford pelo Professor Mark Schar do Laboratório de Design Thinking, a platéia foi provocada nestes conceitos do Professor Sumantra. Teríamos de olhar para uma imagem semelhante à que temos abaixo e sentir o ambiente, o “cheiro do lugar”. Depois disso a platéia devia responder que tipo de sensação um local como este nos provoca?

CRIATIVIDADE

“Cor”, “descontração”, “criatividade”, “felicidade” e “colaboração” foram algumas das respostas ditas pela platéia. De forma resumida, este local passou a sensação de “Inspirador” para a maioria das pessoas. Logo em seguida a platéia foi provocada a responder a sensação com uma nova imagem semelhante à apresentada abaixo.

ENGESSADO

“Chato”, “quadrado”, “cheio de regras”, “desestimulante”, “nada criativo” e “competitivo” foram ouvidos na platéia. É incrível como ao longo da vida vamos nos afastando dos ambientes inspiradores e nos aproximando dos ambientes chatos. De forma provocativa, ouso acrescentar outra imagem à dinâmica:

cinza O Papel da Tecnologia da Informação na Execução da Estratégia das Empresas - Parte 5

E é possível piorar um pouco mais quando chegamos ao ambiente corporativo.

A ideia aqui não é mostrar como criar um ambiente que promova o engajamento de toda equipe e sim mostrar que é possível obter este engajamento mudando o contexto organizacional. Segundo o Professor Sumantra devemos sair de uma empresa onde imperam a Restrição, a Conformidade, os Controles e os Contratos para uma empresa em que se valorizam a Flexibilidade, a Disciplina, o Apoio e a Confiança.

A última peça do nosso Motor Estratégico

O Ambiente é então a última peça do nosso motor que agora se parece com a imagem abaixo.

MOTOR ESTRATÉGICO

Nosso motor está montado com todos os componentes e pronto para ser ligado, só que antes devemos providenciar o combustível capaz de movimentá-lo e é sobre isso que iremos falar na próxima postagem desta série. Até lá…

Leia também os outros textos dessa série:

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6 | Parte 7 | Parte 8 | Parte 9

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