Gestão Estratégica

KPIs indicadores de desempenho financeiro para tomada de decisão: 5 dicas para ser mais assertivo na hora de bater o martelo

KPIs indicadores de desempenho financeiro para tomada de decisão: 5 dicas para ser mais assertivo na hora de bater o martelo

Publicação : 04/09/2019

Por Siteware

9 min

KPIs Indicadores de desempenho financeiro para tomada de decisão
KPIs Indicadores de desempenho financeiro para tomada de decisão

Quando se trata de dinheiro, tomar decisões sempre é mais complicado. Afinal, um erro pode significar deixar a empresa sem recursos para operar. Mas se você quer se sentir mais seguro nessa hora, sempre pode contar com indicadores financeiros para a tomada de decisão.

KPIs indicadores de desempenho financeiro são ferramentas essenciais para medir o sucesso do seu negócio. Com eles, é possível mensurar e acompanhar o progresso da sua empresa em relação a objetivos específicos.

Além disso, os indicadores financeiros permitem saber como está o desempenho das equipes que lidam com o dinheiro da empresa e se as estratégias adotadas estão surtindo o efeito desejado.

Esses KPIs indicadores de desempenho financeiro fornecem dados concretos que servirão para fundamentar decisões importantes, como investimentos ou cortes de gastos.

Pensando nisso, separamos para você uma lista com os 5 principais indicadores financeiros para tomada de decisão que vão te ajudar a monitorar e a entender melhor a saúde financeira da sua empresa.

Continue a leitura e saiba como garantir uma gestão responsável, inteligente e proativa das suas finanças.

Veja também: 6 indicadores financeiros para pequenas empresas que você precisa conhecer

Antes de conhecer alguns exemplos de KPIs financeiros, confira dicas de como fazer a gestão de KPIs:

5 indicadores de desempenho financeiro para tomada de decisão

Selecionamos 5 dos mais importantes KPIs financeiros que você deve ficar de olho para monitorar a saúde monetária do seu negócio.

Confira as características de cada um deles e veja quais dos principais indicadores financeiros de uma empresa você deve usar em sua organização.

1 – Margem Operacional

A margem operacional é um dos mais importantes indicadores financeiros para tomada de decisão. 

Este KPI é responsável por medir a eficiência operacional da sua empresa. Ele determina o quanto da sua receita líquida é proveniente das suas atividades operacionais.

Para calcular a margem operacional, é preciso dividir o lucro operacional pela receita líquida de determinado período.

Por exemplo:

  • Margem Operacional = (lucro operacional / receita líquida) x 100

MO = (53.000 / 198.000) x 100

MO = 27,77%

Ou seja, para cada R$100 de receita que a sua empresa consegue obter, R$ 27,77 representa o lucro operacional antes de juros, imposto de renda e remuneração de investidores. 

Quanto maior a margem operacional, menor serão os custos para cada real vendido.

2 – Margem de Lucro Líquido

O segundo item da nossa lista de indicadores financeiros para tomada de decisão calcula a eficácia da sua empresa em gerar lucro real da receita obtida.

Para chegar à margem de lucro líquido, deve-se dividir o lucro líquido da sua empresa dentro de um determinado período de tempo pela receita total dentro do mesmo período.

Este KPI financeiro leva em consideração não apenas os custos de venda, mas também despesas administrativas, comerciais e operacionais. Ele é muito útil para tomar decisões financeiras imediatas e de longo prazo.

  • Margem de Lucro Líquido = Lucro Líquido / Receita Total

3 – Margem de Lucro Bruto

A margem de lucro bruto é semelhante a que vimos no tópico anterior. A diferença é que neste indicador considera-se apenas fatores de custos de venda.

O cálculo é feito pela divisão entre a receita de determinado período subtraída pelo custo do que foi vendido e a receita total.

  • Margem de Lucro Bruto = (Receita – Custo do Bem Vendido) / Receita

A margem de lucro bruto é mais fácil de calcular do que a líquida, mas é menos precisa. Ainda assim, pode ser uma ótima fonte de dados para gerentes e diretores financeiros.

4 – Índice de Endividamento

Esse KPI faz a relação entre os passivos e os ativos financeiros do seu negócio.

O endividamento se refere a todas as dívidas obtidas para financiar a sua empresa e a sua capacidade de quitá-las.

Ao mensurar este indicador, é possível saber o quanto das atividades da sua empresa é financiado por terceiros e quanto é financiado por capital próprio.

E mais. Se você fizer uma análise histórica deste indicador, terá acesso a dados sobre o montante de recursos externos utilizados para conduzir a sua empresa.

Caso o endividamento esteja muito alto e crescente, é sinal de que você precisa ficar mais atento ao crédito, pois os juros da dívida podem ser bastante prejudiciais a liquidez do seu negócio.

A fórmula para calcular o índice de endividamento é:

  • IE = (Passivo / Ativo) x 100

Se , por exemplo, o índice de endividamento da sua empresa for de 25%, isso significa que um quarto do seus ativos financeiros é financiado por terceiros e 75% por capital próprio.

5 – Ticket Médio

O ticket médio é um indicador do valor médio de cada venda em determinado período. Ou seja, quanto cada cliente gastou na sua loja.

Este KPI é importante para que se possa aprimorar as estratégias de venda e de marketing, bem como averiguar a necessidade de investir em treinamento dos colaboradores ou rever a política de preços.

Para chegar ao ticket médio, basta somar o faturamento de todas as vendas e dividir pelo número total de vendas.

Veja mais alguns dos principais indicadores financeiros de uma empresa:

Saiba mais: Vamos falar dos principais indicadores financeiros de uma empresa?

Existem diversos indicadores financeiros que podem ser usados na tomada de decisão.

A verdade é que a escolha correta dos KPIs indicadores de desempenho financeiro para o seu negócio é determinante para se alcançar os resultados desejados.  

Por isso, quantos mais você conhecer, melhor. Nesse sentido, trouxemos mais exemplos de KPIs financeiros para você acrescentar aos que já conhece!

KPIs Indicadores de desempenho financeiro para tomada de decisão

Conclusão

Os indicadores financeiros para tomada de decisão te permitem avaliar a estabilidade de suas finanças e a necessidade de implementar ações de melhoria.

Por isso, procure mantê-los sempre atualizados e disponíveis para que todos os envolvidos possam acompanhá-los.

Com esses indicadores, suas decisões serão mais assertivas e você conseguirá aumentar sua vantagem competitiva.

Leia também: Como ser um bom gestor financeiro: 8 habilidades indispensáveis que você precisa conhecer

Quer criar sua própria planilha e monitorar a melhoria de indicadores financeiros? Então, baixe nossa planilha gratuita: Planilha de acompanhamento de indicadores

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que faz o gerenciamento de seus indicadores. Por isso, ele ajuda muito na hora de tomar decisões com base em fatos reais.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer contar com um painel de controle de seus indicadores o mais rapidamente possível? Então, baixe nosso e-book gratuito: Crie seu dashboard de indicadores de desempenho em 3 dias

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *