Gestão Estratégica

Como um gestor poderá realizar a manutenção do planejamento estratégico de maneira assertiva

Como um gestor poderá realizar a manutenção do planejamento estratégico de maneira assertiva

Publicação : 16/11/2021

Por Viviane Rodrigues

8 min

manutenção do planejamento estratégico
manutenção do planejamento estratégico

O planejamento estratégico não é mais novidade para muitas empresas. Nos últimos anos, a prática ganhou notoriedade, sendo implementada ao redor do mundo por corporações que decidiram facilitar sua visão de futuro e o estabelecimento de metas.

Porém, a manutenção necessária para esse planejamento, faz com que muitas empresas abandonarem a estratégia ou deixá-las de lado, como se fossem meras burocracias.

O planejamento estratégico funciona. Mas, para isso, ele precisa de constante acompanhamento. Descubra como um gestor poderá realizar a manutenção do planejamento estratégico a partir de práticas efetivas. Boa leitura!

O que é planejamento estratégico?

Vamos começar lembrando o que é o planejamento estratégico. Sua implementação está ligada ao objetivo da empresa, ou seja, as metas que levarão a esse objetivo. Além disso, esse planejamento envolve as práticas que precisam ser implementadas para que as metas sejam atingidas.

O planejamento estratégico serve como força motriz de uma empresa, para que ela não fique estagnada e mantenha um crescimento constante.

O que é manutenção estratégica e por que realizá-la?

Para que o planejamento estratégico funcione não basta apenas implementá-lo, é necessário a aplicação da manutenção estratégica esporadicamente.

A manutenção estratégica é importante para entender se todos os processos estabelecidos estão sendo seguidos ou se apresentaram algum problema que precisam de reformulação.

Entre as falhas percebidas pela manutenção do planejamento estratégico, estão a identificação das necessidades de:

  • Novos investimentos;
  • Contratação de recursos humanos;
  • Implementação de novas ferramentas tecnológicas;
  • Estabelecimento de novas parcerias;
  • Remanejamento de profissionais conforme suas habilidades.

Como um gestor poderá realizar a manutenção do planejamento estratégico?

A manutenção do planejamento estratégico é iniciada a partir da análise de relatórios e dados financeiros que tratam das atividades realizadas em cada setor da empresa. Após a leitura dessas informações, o gestor realizará a manutenção a partir das seguintes práticas:

Mantendo a disciplina no planejamento

O primeiro passo é acompanhar se todas as metas e processos estão sendo seguidos. O planejamento estratégico existe para que um objetivo seja alcançado, seja ele de curto ou longo prazo, portanto manter a disciplina é fundamental para o sucesso da ferramenta.

Sabendo delegar funções conforme as habilidades disponíveis

A delegação de funções é parte essencial da rotina de um gestor para que ele possa realizar a manutenção do planejamento estratégico. Conforme o andamento das atividades, as métricas analisadas vão dar informações sobre a produtividade de cada funcionário.

Caso necessário, para assegurar que o planejamento será seguido, o profissional pode ter a sua função trocada, substituído por outro com as habilidades necessárias no processo.

Conhecendo todas as etapas do processo

É papel do gestor conhecer todas as etapas do processo. A partir disso, realizar a manutenção do planejamento estratégico se tornará mais fácil, tendo em vista o conhecimento de como a etapa deve funcionar e se ela realmente está seguindo a estratégia.

Mantendo o envolvimento dos colaboradores e recompensando quem atinge os resultados

Manter os profissionais envolvidos e estimulados durante cada etapa descrita no planejamento estratégico é uma excelente forma de garantir que a manutenção seja feita diariamente, a partir do desenvolvimento de ideias e estratégias pelos próprios.

Para que isso ocorra, é necessário confiar nos profissionais e permitir que eles trabalhem com autonomia, tomando parte no atingimento da meta e não simplesmente cumprindo uma função para garantir o seu salário no fim do mês.

Outra excelente maneira de manter o planejamento estratégico alinhado é recompensando os profissionais que atingem os resultados. A partir desse incentivo os outros colaboradores também se sentiram motivados a dar o seu melhor.

Comunicando a estratégia e as metas constantemente

A última dica relacionada a como um gestor poderá realizar a manutenção do planejamento estratégico é manter a estratégia sempre à mostra. Empresas que utilizam ferramentas, como o OKR, costumam colocar as metas em locais visíveis, tornando-as um incentivo para o trabalho.

Os colaboradores devem estar em constante contato com as suas metas, facilitando que a manutenção aconteça por parte deles também, avisando sobre uma meta que não poderá ser atingida e potenciais problemas que precisam ser contornados.

Como a equipe executiva deve estruturar os planos de ação: exemplo de estratégia de manutenção

Agora que você já sabe como um gestor poderá realizar a manutenção do planejamento estratégico, confira uma estrutura de perguntas para um plano de ação, garantindo uma estratégia de manutenção eficiente.

Questionário para manutenção de planejamento estratégico:

  • Qual tarefa será realizada?
  • Por que ela será realizada?
  • Quando será realizada?
  • Onde será realizada?
  • Quem será o responsável?
  • Como ela será realizada?
  • Quanto custará sua realização?

Nesse formato apresentado, as perguntas podem ser feitas quando as tarefas são distribuídas. Porém, é fundamental para a manutenção que elas sejam repetidas esporadicamente, mudando o seu tempo para: “qual tarefa está sendo realizada?”, “por que ela está sendo realizada?” e etc.

A primeira resposta deve ser compatível com os dados descritos no plano de ação, conforme o seu andamento e a repetição dos questionários – que é a estratégia de manutenção. Se as respostas diferirem, uma revisão do planejamento estratégico deve entrar em vigor.

Mantenha suas informações organizadas e o alcance das metas a partir de um Software otimizado para gestão

Compreender como um gestor poderá realizar a manutenção do planejamento estratégico, passa pela gerência das metas elencadas, garantindo que elas serão atingidas. Essa estratégia envolve informações de toda a empresa e o estabelecimento de processos ideais para o objetivo e bom funcionamento do negócio.

Analisar todos esses dados e chegar nas melhores decisões parece uma tarefa maçante e difícil, mas não se você contar com o STRATWs One, uma solução para automatizar o seu processo de coleta, validação e consolidação de informações.

A partir da implementação do software ficará mais simples alinhar os colaboradores a um propósito em comum, melhorando a comunicação interna e facilitando a tomada de decisões por parte da gestão.

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *