Gestão Estratégica

Veja nosso mapa do tesouro para aprender como construir e executar seu planejamento estratégico

Veja nosso mapa do tesouro para aprender como construir e executar seu planejamento estratégico

Publicação : 21/09/2021

Por Viviane Rodrigues

8 min

Qual é o seu sonho? Aposto que você já perdeu alguns minutos se imaginando naquele carro novo, cobertura de frente ao mar ou viagem para Nova Iorque. Mas para conquistarmos sonhos como esses, existe outra pergunta fundamental: como construir e executar seu planejamento estratégico?

Afinal, para alcançarmos objetivos como esses, não podemos esquecer a série de ações que precisarão ser planejadas e aplicadas na sua rotina. Ou seja, mesmo com um objetivo, 

E na sua empresa não é diferente. Independente do objetivo, tudo precisa de um planejamento até que possa ser executado. E esse artigo lhe mostrará como construir e executar seu planejamento estratégico com exemplos práticos. Boa leitura!

Como construir e executar um planejamento estratégico: o mapa do tesouro

Para construir e executar um planejamento estratégico que ofereça mais produtividade e resultados aos seus processos, sugerimos que você siga esse importante mapa do tesouro.

Entender onde a empresa está 

Para começar qualquer aventura, é necessário saber de onde o herói está partindo e onde ele espera chegar. No cenário em que a sua empresa é o herói, isso significa entender seu principal objetivo e qual o intuito de suas ações. 

Além disso, também é de relevância para o planejamento estratégico analisar seus problemas. Por mais cuidado que uma corporação tenha em seus processos e na jornada do cliente, podem haver problemas para quem olha pelo lado de fora.

Converse com stakeholders como clientes e colaboradores e entenda o que pode ser feito e o que precisa ser feito.

Avaliar o melhor caminho

Com o mapa em mãos, o próximo passo é a análise da missão. Qual o melhor caminho para chegar até o tesouro? Quais monstros e armadilhas você precisará enfrentar no caminho?

Com uma compreensão maior da posição atual da empresa, se torna mais fácil a visualização do que construir e executar no seu planejamento estratégico. E uma ferramenta que pode lhe ajudar é a matriz SWOT

Como a matriz SWOT pode ajudar no meu planejamento estratégico?

Essa ferramenta, desenvolvida nos anos 60, tem como objetivo aprimorar a construção e execução dos planejamentos estratégicos corporativos. Esse planejamento busca forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats – ou seja, SWOT).

Enquanto as forças e fraquezas são encontrados no ambiente interno, o que a empresa possui controle, as ameaças e oportunidades estão no ambiente externo.

Compartilhe o plano com outras pessoas

Uma missão em busca de um grande tesouro é perigosa e trabalhosa, por isso é essencial contar com a ajuda de outras pessoas. Como o ditado diz “sozinho, se chega mais rápido. Juntos, chegamos mais longe” – e o seu planejamento estratégico não é exceção.

Um exemplo prático para que seu planejamento estratégico seja mais efetivo é garantir que toda a equipe está alinhada com as ações e seus objetivos. 

Para engajar cada colaborador com as ações, não deixe de se certificar que o planejamento faça sentido e contemple o trabalho de cada uma das pessoas da empresa. 

Não deixe de olhar o mapa durante o trajeto

Sabe onde muitos exploradores erram ao procurar por tesouros? Por deixar de olhar o mapa. Desde acreditar que o trajeto está correto até perder o foco sonhando com o tesouro, é fácil se desviar do caminho e acabar com as mãos vazias.

Por isso, não se esqueça de acompanhar de perto as metas do projeto. Garantir que essas ações estão seguindo o plano é peça-chave para um planejamento estratégico bem-sucedido. 

Vale lembrar que também haverão tarefas que, na prática, não terão os resultados esperados. E está tudo bem porque com esse acompanhamento, a adaptação será rápida e objetiva.

Consegui meu tesouro! E agora?

Depois de muito esforço e garra, você finalmente encontrou o tesouro que tanto sonhava. Esse momento é de muita alegria e alívio, não é mesmo? Mas não se esqueça que a jornada não acabou por aqui.

Um dos segredos para continuar aproveitando os frutos do trabalho é não deixá-lo de lado. Não se esqueça de seguir monitorando todas as ações para que tudo continue conforme o planejado.

Afinal, não vale a pena construir e executar um planejamento estratégico que será esquecido logo em seguida. Uma ótima dica, inclusive, é usar esse planejamento estratégico como exemplo prático para os próximos projetos.

Assim, você já terá uma ideia do que funcionou e o que precisa ser alterado em outras criações.

Leia também: 7 dicas para fazer o planejamento estratégico de uma empresa

Mas porque preciso ter todo esse trabalho ao construir e executar um planejamento estratégico?

Ficou assustado com todos os passos que precisam ser tomados para ter um planejamento de qualidade? Apesar de complexo, esses cuidados são os que podem diferenciar a sua empresa diante a concorrência.

Com um País e mundo cada vez mais instáveis, as corporações mais organizadas são menos vulneráveis às mudanças e conseguem crescer independente dos problemas externos.

Essa elaboração também é ótima para as organizações que buscam mais autoconhecimento. Afinal, como mostramos acima, o primeiro passo para qualquer jornada de sucesso é o seu planejamento.

Conte com a Siteware para ajudar nessa busca

Não se esqueça também que existem ferramentas como o STRATWs ONE que podem ajudar a tornar essa jornada mais prazerosa, organizada e simples. 

Esse software da Siteware de gestão de performance corporativa é robusto e muito fácil de ser utilizado por todos os níveis hierárquicos. Assim, ele disponibiliza dados e informações de forma transparente, auxiliando no acompanhamento do desempenho de processos e equipes.

Confira algumas de suas vantagens e funcionalidades:

  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.

Já são mil clientes e mais de 180 mil usuários no Brasil e no mundo! Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs ONE.

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *