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Você sabe quais são as características do planejamento estratégico bem feito? Descubra e aplique!

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Semana passada nós postamos aqui 8 motivos pelos quais seu Planejamento Estratégico pode não estar funcionando.

Hoje vamos compartilhar com você quais são as 5 características do planejamento estratégico.

Afinal, de nada adianta iniciar um processo de planejamento estratégico se você não sabe o que o torna ideal para o atingimento dos resultados em sua empresa.

Assim, neste post, vamos mostrar para você as principais características do panejamento estratégico bem feito e como empregá-las em seu negócio.

Leia também: O que é Planejamento Estratégico Situacional: definição e como funciona na prática

Mas, o que é planejamento estratégico afinal?

Antes de conhecer quais são as características do planejamento estratégico, é importante retomar esse conceito tão usado na gestão empresarial.

Podemos definir o planejamento estratégico de uma empresa como:

Todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. Desde a definição das metas, até às tomadas de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco no sucesso empresarial.

Portanto, o planejamento estratégico trata de olhar o passado, analisar o presente e definir as ações que serão tomas em curto, médio e longo prazos com o objetivo de criar um futuro favorável ao seu negócio.

Saiba mais: Você sabe o que é planejamento estratégico? Faça o seu respondendo 3 perguntas

Se você quer mais algumas dicas sobre processo de planejamento estratégico, então, assista a este vídeo de nosso canal no YouTube:

Quais são as características do planejamento estratégico bem feito?

Vejas as principais características do processo de planejamento estratégico de alto nível!

1- Eles permitem que líderes sêniores tenham mais tempo para conversar sobre a estratégia

Um bom processo de planejamento permite que você aloque o tempo necessário para rever sua estratégia para cada parte do seu negócio.

E tempo bem alocado é tempo economizado. Dessa forma, a tomada de decisão será mais confiável e assertiva.

2- Eles são integrados

Uma das características do planejamento estratégico de qualidade é que ele amarra cada discussão sobre os passos da empresa. Assim, integra de maneira fluida todos os departamentos, de modo que façam parte do todo da empresa, e não funcionem separadamente e individualmente.

Dessa forma, desmontam-se silos corporativos e as informações são compartilhadas. O objetivo é que todos façam a sua parte em busca de um objetivo comum.

A sinergia é muito importante, por isso, é preciso que o planejamento ingre as equipes ao desdobrar objetivos táticos e operacionais.

Veja mais: Tudo sobre a gestão de indicadores estratégicos, táticos e operacionais nas empresas

3- Determinam um processo para criação conjunta de estratégias com a “linha de frente”

Assim, tendo definido os itens não negociáveis, você pode traçar, com o pessoal da execução, a melhor forma de atingir seus resultados.

Com isso, são criados planos de ação para que as operações ocorram conforme desejado.

Você sabe a melhor forma de criar planos de ação? Então, confira mais este vídeo:

4- Conectam um debate sobre estratégia com decisões sobre alocação de recursos

Assim, você pode identificar um horizonte temporal específico para cada item de investimento mostrar seu valor.

Afinal, em teoria, quanto mais recursos forem alocados para um projeto, mais rapidamente ele atingirá seus objetivos.

Assim, projetos ou áreas que recebem menos recursos devem ter prazos maiores para atingir seus resultados. Caso contrário, pode haver um foco no curto prazo que só vai prejudicar ainda mais o andamento dessas ações.

O objetivo é que cada recurso seja realocado para prioridades estratégicas durante um período realista de tempo.

Não estamos falando apenas de recurso financeiros, mas também de recursos humanos, de TI, de instalações, de equipamentos, entre outros.

5- São energizadores

É uma oportunidade para que saiamos do automático de apenas acatar as decisões tomadas pelas lideranças.

Dessa forma, todos juntos, pensemos o negócio a partir do zero, repensando e realocando recursos a novas prioridades.

NA verdade, conforme o planejamento estratégico é executado, novos caminhos são percebidos ou descobertos. E é preciso ter toda a motivação necessária para relocar  os recursos de forma a ir em busca dessas novas oportunidades detectadas pelas equipes.

É importante notar que essas características do planejamento em longo prazo devem se manter as mesmas. Isto é: a forma de moldar o planejamento não deve mudar.

Isso não significa que mudanças de planos não possam ou não devam ser feitas, caso se detecte essa necessidade. Mas, o que não pode mudar, são essas 5 características.

As 5 características do processo de planejamento estratégico:

  1. Tempo para planejar
  2. Integração de departamentos
  3. Criação conjunta com a linha de frente
  4. Contemplam a alocação de recursos
  5. Energizam a empresa

E na sua empresa? Como acontece o seu Planejamento Estratégico? Conte para gente nos comentários!

Texto adaptado da Endeavor

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  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT.
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários.

 

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