Quer saber como aplicar os 5s no ambiente de trabalho? Entenda tudo sobre esse método!

CONTEÚDO

Como aplicar os 5s no ambiente de trabalho

CONTEÚDO

Líderes estão cada vez mais interessados em entender como aplicar os 5S no ambiente de trabalho. Isso porque reestruturações das organizações, mudanças das prioridades internas, melhor compreensão sobre planejamentos estratégicos e ferramentas que possam ajudar uma empresa a se concretizar no mercado são verdadeiros “potes de ouro” no mundo empresarial. 

A metodologia 5S é de origem japonesa e também conhecida como housekeeping. Ela é dividida em cinco etapas fundamentais com o objetivo de tornar os processos mais ágeis, seguros e limpos por meio de disciplinas pré-estabelecidas e a participação de todos os envolvidos no processo. Ou seja: a equipe como um todo é responsável pelos resultados finais dos processos.

Mas como esses processos são criados? Quais são as vantagens dele? Calma que vamos explicar. Continue a leitura e entenda porquê e como aplicar os 5s no ambiente de trabalho.

O que é e qual a importância dos 5S?

Essa ferramenta de gestão asiática que dominou o mundo surgiu após o final da Segunda Guerra Mundial. E não demorou muito para ela ganhar o meio empresarial por causa dos métodos de disciplina bastante eficientes e precisão da capacidade de reestruturação.

Já o nome 5s foi criado graças às iniciais de cada uma das etapas, que são:

1- Seiri

Seiri significa “senso de utilização” em japonês e remete a consciência de manter em pleno funcionamento apenas aquilo que realmente funciona ou funciona mais no ambiente empresarial.

Ou seja: a metodologia instiga o descarte daquilo que não agrega e reforça o conceito de ser útil.

2- Seiton

Quando falamos em como aplicar os 5S no ambiente de trabalho, é importante destacar que Seiton significa “senso de organização” em japonês e talvez seja o item mais autoexplicativo dessa teoria. Aqui, é fundamental que todos organizem sua divisão e crie estratégias de organização para os mais diversos setores, inclusive no armazenamento de documentos, materiais e matérias-primas.

3- Seiso

Seiso significa “senso de limpeza” em japonês e quer dizer que, para manter o lugar de trabalho agradável, produtivo e limpo (tanto no sentido literal da palavra, quanto visualmente limpo), é necessário que todos contribuam para isso. O mesmo vale para a aparência pessoal.

4- Seiketsu

Seiketsu significa “senso de normalização” em japonês e traz, além da ideia de normalizar os novos padrões, necessidades e sistemas impostos pelas etapas acima, a orientação de melhorar o ambiente esteticamente falando para proporcionar mais qualidade e saúde às pessoas que usufruem dele.

5- Shitsuke

Shitsuke significa “senso de disciplina e autodisciplina” em japonês. Ou seja: instituídas todas as mudanças necessárias para tornar a empresa o mais funcional possível, é hora dos colaboradores (e no início da filosofia, os membros da família) tornarem cada uma dessas regras um hábito. Ou melhor: um estilo de vida, com valores e cultura em cada passo.

5s nas empresas

Onde devemos aplicar o programa 5S?

Antes de falarmos como aplicar os 5s no ambiente de trabalho, é importante entender quais são os espaços que melhor se beneficiarão desse programa no local de trabalho.

É preciso ter em mente que a função dessa filosofia é trazer facilidade nas operações, reduzir perdas de materiais e otimizar o tempo dos empregados nas tarefas, tornando-os mais produtivos e bem posicionados na empresa.

Portanto, é sugerido que a implantação aconteça primeiramente nas lideranças para que os líderes abracem essa causa e estimulem seu uso entre os demais funcionários. Com essa implementação, a expectativa é que resultados positivos sejam alcançados em uma variedade de departamentos até que, com o tempo, ele seja adotado por todas as equipes.

Como aplicar os 5s no ambiente de trabalho?

Explicada toda a metodologia e importância dessa filosofia, vamos ao que interessa: como aplicar os 5s no ambiente de trabalho?

#1 Como aplicar os 5S no ambiente de trabalho criando estímulos?

Como as ideias de 5s nas empresas remetem a conservação do ambiente de trabalho e limpeza visual como estratégia de criatividade, é fato que oferecer capacitação e tornar essa ferramenta uma parte da cultura organização é uma das melhores formas de aplicação.

Ou seja, não deixe de criar oportunidades em que o 5s poderá ganhar mais enfoque, como comissões e remuneração variável. Outra ótima ação é garantir destaque àqueles que conquistaram o sucesso por meio da prática dos 5s.

#2 Não ignore os problemas

Quando falamos em aplicar os 5S no ambiente de trabalho, já deixamos claro que o intuito da metodologia é trabalhar com os frutos de bons resultados.

Entretanto, avaliar os pontos críticos das operações e listá-los de forma didática, com o intuito de que os mesmos não sejam repetidos futuramente, também é de extrema importância. 

Com essa ação, os hábitos conhecidos tradicionalmente como “ferramentas de gestão” se transformam em uma filosofia compartilhada entre todos, do colaborador do chão de fábrica até o CEO da organização.

Leia também: Metodologia 5 porquês: descubra a causa real dos problemas

#3 Não esqueça das avaliações

Ao olharmos para quais são as vantagens do programa 5s nas empresas, a etapa Shitsuke é clara: a autodisciplina é fundamental para que os conceitos sejam transformados em estilo de vida – ou até mesmo um mantra. 

Porém, a adoção de avaliações constantes dentre as equipes pode ser uma forte aliada nesse processo. Isso porque a reflexão de cada um dos passos é essencial para eles serem executados de forma natural, repetida e, principalmente, com resultados positivos no final. 

E aí, entendeu como aplicar os 5S no ambiente de trabalho?

Próximos passos

Agora que você já se familiarizou como aplicar os 5S no ambiente de trabalho e entendeu todas as práticas de organização desenvolvidas pelos japoneses, queremos saber: você está pronto para aplicar os 5s no ambiente de trabalho? 

E para implementar ainda mais organização e controle dentro da sua organização, não se esqueça de que a Siteware pode lhe ajudar.

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que permite criar, acompanhar e compartilhar KPIs de qualidade – e todos os demais de sua empresa – de forma ágil e objetiva.

Confira outras vantagens dessa ferramenta que já conquistou 180 mil usuários em mais de mil empresas:

  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria.
stratws one