Como fazer gestão de competências? Dicas para aplicar na empresa!

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Gestão de pessoas por competências

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Gestão de competências é uma metodologia que analisa  conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores (o chamado CHA). E, da mesma forma, quais dessas características os diversos cargos do negócio necessitam para serem desempenhados com sucesso. 

Assim, o foco da gestão de pessoas está em atrair, selecionar, contratar e desenvolver os colaboradores para que suas competências se encaixem nos cargos que ocupam ou vão ocupar ao longo de sua carreira na empresa.

A propósito, as organizações bem-sucedidas estão sempre em busca de novas maneiras de adquirir, gerenciar e reter talentos valiosos e necessários para atingir suas metas de negócios.

Neste artigo, você vai descobrir  o que é gestão de competência, seus principais benefícios e como esse método funciona na prática.

Confira também as etapas da gestão por competências:

  1. defina as competências;
  2. crie um perfil para as competências;
  3. implemente as competências;
  4. treine as equipes;
  5. mensure os resultados e faça aprimoramentos.

Veja também: O que é avaliação por competência? Confira a definição, os benefícios e 6 dicas de como fazer

O que é gestão de competências?

A gestão de competência é um processo de RH comumente atribuída ao departamento de recursos humanos. Seu principal objetivo é identificar, analisar e gerenciar os colaboradores de acordo com o perfil profissional de cada um deles, destacando seus pontos fortes e  de melhoria.

Com base nos conhecimentos, nas habilidades e no comportamento dos colaboradores, esse tipo de gestão procura desenvolver competências individuais e coletivas a fim de converter isso em combustível para alcançar suas metas e objetivos de negócio.

Ou seja, fazer a gestão de competência é um método que rastreia e categoriza qualificações importantes para o desenvolvimento da organização.

As competências podem ser desde fluência em outras línguas até habilidade de se comunicar, espírito de liderança, pensamento empreendedor e inovador etc.

Ficou claro para você o que é gestão de pessoas de competência?

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Quais as principais vantagens da gestão de competências?

Saber o que é e como fazer gestão de competência envolve compreender também suas principais vantagens para os negócios. Há muitos benefícios em potencial quando sua empresa opta por fazer esse tipo de gerenciamento. 

Tais benefícios podem ser observados porque essa metodologia foca na criação de condições necessárias para que os colaboradores produzam e entreguem os resultados que se esperam deles.

Quer conhecer ainda mais detalhes de como funciona essa gestão? Então, baixe nosso e-book gratuito: Gestão por competências nas organizações!

Principais vantagens da gestão de competência 

  1. Assertividade na alocação de recursos humanos
  2. Melhor tomada de decisão
  3. Eficiência operacional
  4. Maior motivação e engajamento das equipes
  5. Melhor recrutamento e retenção de talentos
  6. Melhor comunicação entre funcionário e empresa
  7. Expectativas alinhadas
  8. Fornecimento de uma direção clara para aprender novas habilidades profissionais
  9. Desenvolvimento de um mecanismo para o reconhecimento das habilidades dos funcionários
  10. Aumento da produtividade
  11. Melhoria da satisfação de clientes

Mas, além das vantagens, existem desvantagens na gestão por competências? Principalmente em momentos de implantação das mudanças na empresa, algumas dificuldades podem surgir.

Desvantagens da gestão de competências

  1. Possível mudança da cultura organizacional
  2. Implementar a operacionalização das práticas dessa gestão
  3. Articular a gestão com os métodos de avaliação da empresa
  4. Levar o engajamento a todos os níveis hierárquicos da organização
  5. Fazer um grande esforço para alinhar os objetivos estratégicos da empresa com a prática da metodologia
  6. Reformular as políticas de treinamento e desenvolvimento de pessoas
  7. Adaptar as políticas de remuneração à metodologia de gestão por competências

Como você viu, existem vantagens e desvantagens nesse modelo de gerenciamento. Cabe a você analisar se ele é ideal para o seu negócio.

Existem alternativas à gestão de competências, veja algumas delas:

Quais as etapas da gestão de competências?

Agora que você já sabe o que é e como fazer gestão de competência e seus  principais benefícios e desafios, é hora de entender como funciona esse modelo. Basicamente, ele é dividido em definir as competências, criar um perfil para cada uma delas, implementá-las, treinar as equipes e mensurar os resultados.

Basta seguir estas etapas da gestão de competências e você conseguirá implantá-la com sucesso em seu negócio.

Vamos ao passo a passo detalhado!

Alguns recursos podem ajudar, nessa hora, veja: As 4 ferramentas da gestão por competências que o RH precisa conhecer

1. Defina as competências

O primeiro passo é elencar quais competências você considera essenciais para a sua empresa. Ou seja, quais conhecimentos, habilidades e atitudes você espera dos seus colaboradores?

Esta é uma das mais importantes práticas desse tipo de gerenciamento de pessoas. 

Vale ressaltar que, nesta etapa, certas competências podem ser importantes para a organização como um todo, enquanto outras são mais relevantes para departamentos e cargos específicos.

Empresas que aplicam a gestão por competências com sucesso costumam definir de 4 a 6 delas.

Isso porque, quanto maior a quantidade de competências elencadas, mais dispersos os esforços tendem a ficar, o que acaba dificultando o alcance dos resultados pretendidos.

Veja mais: Como identificar e reter talentos com a Matriz 9 Box?

2. Crie um perfil para as competências

Após listar as competências que você considera fundamentais para o seu negócio, crie um perfil para cada uma delas.

Esse é um dos exemplos de como fazer gestão de pessoas por competências que nem sempre são seguidos por todas as empresas.

Mas, na verdade, esse perfil é fundamental. Ele deve conter uma breve descrição sobre a competência em questão, contendo exemplos práticos sobre sua aplicação cotidiana e sugestões de atividades que podem ajudar a desenvolvê-la.

Para facilitar essa etapa, visite o site Competency Library. Lá, você encontra um material extenso sobre as mais diferentes competências, além de modelos de gestão por competências para criar seus perfis com mais facilidade.

3. Implemente as competências

Para implementar as competências que você julgou essenciais para o seu negócio, é preciso incorporá-las à rotina da organização.

Cada cargo deve ter suas competências bem-definidas de acordo com as necessidades corporativas. Da mesma forma, a remuneração deve corresponder ao que se espera de cada cargo.

O recrutamento de novos talentos igualmente deve se basear nas competências definidas nos passos 1 e 2, indo além da experiência profissional.

As avaliações de desempenho também devem ser focadas nas competências e seu respectivo desenvolvimento. Você sabe como fazê-las? Então, acompanhe este vídeo:

Leia também: O que é avaliação por competência? Confira a definição, os benefícios e 6 dicas de como fazer

4. Treine as equipes

Essa gestão envolve ainda o treinamento de cada colaborador em direção àquilo que a empresa espera deles. É preciso reduzir o gap entre as aptidões e as atividades atribuídas.

Para isso, busque firmar parcerias com instituições de ensino, em especial aquelas focadas em treinamentos corporativos. Promova cursos, oficinas, palestras e workshops para capacitar os profissionais.

Leia mais: Dimensionamento de treinamentos a partir da matriz de competências e habilidades

5. Mensure os resultados e faça aprimoramentos

Para saber se as ações atingiram o efeito esperado, é vital desenvolver um modelo de mensuração constante dos resultados. Isso permitirá que você faça as melhorias necessárias, identificando o que e o quanto falta para que os colaboradores atendam, de fato, às necessidades da organização.

Em paralelo, medir e monitorar os resultados permite alinhar a forma de conduzir treinamentos, recrutamentos, avaliações etc.

Agora que você já está por dentro sobre o que é gestão de competência, que tal experimentar essa metodologia e colocá-la em prática na sua empresa? Faça isso e experimente os benefícios desse tipo de gestão.

Saiba mais: Como implantar a gestão por competências em uma empresa em 5 passos e aumentar sua produtividade

Qual a diferença entre gestão de competências e gestão por competências?

Podemos dizer que a gestão de competência é uma decisão estratégica da empresa que vai além das práticas da área de recursos humanos.

Assim, quando uma empresa adota essa gestão, o departamento de RH dá suporte a toda empresa para que as competências necessárias para o bom desempenho do  cargo estejam presentes nos profissionais contratados ou sejam desenvolvidas.

Já a gestão de competências é a prática de gerenciar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos colaboradores, por parte da área de recursos humanos, independentemente da gestão por competências ser uma diretriz estratégica da empresa.

Dessa forma, haverá práticas de gestão na empresa mesmo que ela não adote a gestão por competências. Em outras palavras: a gestão de competências é mais uma das muitas ferramentas de RH. 

Ela é especialmente empregada quando se faz essa gestão, assim como diversas outras ferramentas, como estas:

  • avaliação de desempenho;
  • mentoria, coaching e treinamentos;
  • plano de cargos e salários;
  • sistemas de incentivo;
  • people analytics;
  • entre outras.

Saiba mais: O que é people analytics e as vantagens dessa metodologia para a gestão estratégica de pessoas

Como mensurar os resultados?

A melhor forma de implementar ações estratégicas dessa gestão e acompanhar os resultados é por meio de sistemas inteligentes, que coletam e integram dados.

Um ótimo exemplo é o software de recursos humanos. Ele permite a identificação, a retenção e o desenvolvimento de talentos por ciclos de avaliações de competências, que são automatizados.

Além disso, investir em um sistema de gestão de pessoas proporciona muitas vantagens ao RH, como maior autonomia, automatização de processos e implementação de uma cultura de feedback. Tudo isso para tornar a gestão de pessoas e talentos mais inteligente e assertiva.

E como você vai mensurar os resultados? O STRATWs One é um software de gestão da performance corporativa perfeito para quem quer implantar a gestão por competência.

Hoje, o STRATWs One é usado por mais de 160 mil profissionais, em mil empresas ao redor do mundo.

Vantagens do STRATWs One para empresas

Veja alguns benefícios que você também poderá usufruir:

  • integrar pessoas, operação e estratégia;
  • encontrar oportunidades de melhoria;
  • fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • aumentar a produtividade;
  • compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • empregar as principais metodologias de planejamento estratégico, como BSC, OKR e SWOT;
  • potencializar a governança corporativa;
  • gerenciar riscos e analisar cenários;
  • facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.

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