As 10 funcionalidades que um sistema de gestão de talentos precisa ter

CONTEÚDO

CONTEÚDO

Em busca de um sistema de gestão de talentos capaz de otimizar a performance da sua empresa?

Bem, saiba que você não é o único. Conquistar uma gestão de talentos estratégica é uma tarefa importante para o time de Recursos Humanos, que reflete nas demais áreas da empresa. Isso porque a atração de pessoas qualificadas, retenção de talentos e construir um ambiente saudável na organização são ações capazes de gerar diversos benefícios para a empresa.

Mas, para isso, sem dúvida a tecnologia tem um papel importante. Por isso, o uso de um sistema de gestão de talentos é cada vez mais usado para auxiliar na gestão de recursos humanos a desempenhar suas tarefas com muito mais agilidade e eficiência.

Neste texto, apresento para você o que é a gestão de talentos no atual quadro corporativo e também indicar as 10 funcionalidades que um sistema de gestão de talentos precisa ter para realmente ajudar de forma efetiva sua empresa.

Continue a leitura e confira!

Leia também: ​​Principais ferramentas de gestão de pessoas: 8 opções para implementar na sua empresa

O que é gestão de talentos, afinal?

A gestão de talentos se concentra em uma atuação mais estratégica, que busca atrair, reter, capacitar e motivar os colaboradores com o objetivo de ajudar a empresa a contar com um quadro de colaboradores  que domina plenamente as competências necessárias para que a organização possa superar a concorrência.

Dessa forma, a área de gestão de talentos pode (e deve) proporcionar uma verdadeira vantagem competitiva sustentável ao negócio, assegurando à empresa uma força de trabalho à altura dos desafios que ela precisa superar no mercado.

Assim, uma gestão de talentos estratégica deve estar voltada para:

  • Atrair,
  • Selecionar;
  • Contratar;
  • Reter;
  • Motivar;
  • Capacitar.

Além disso, uma boa gestão de talentos não deve focar apenas nos objetivos da empresa, mas também auxiliar os colaboradores em sua envolvia profissional e promover sua satisfação no ambiente de trabalho.

Este artigo também pode interessar a você: Tecnologia em gestão de recursos humanos: o que são e exemplos para a sua empresa

As 10 funcionalidades que todo sistema de gestão de talentos precisa ter

Na atualidade, existem diversas ferramentas de RH capazes de apoiar tanto o time de Recursos Humanos, como também o Departamento Pessoal. Por isso, é importante entender quais são as funcionalidades que elas entregam. A seguir listamos algumas das principais:

1 – Recrutamento e seleção

Um sistema de gestão de talentos desempenha um papel fundamental no recrutamento e seleção de novos trabalhadores, fornecendo várias funcionalidades que facilitam e otimizam o processo. Um bom software para essa solução ajuda em:

  • Gerenciamento dos processos seletivos;
  • Publicação de vagas;
  • Triagens automáticas de currículos;
  • Avaliação das competências;
  • Entrevistas online;
  • Análise e relatórios.

2 – Gestão de onboarding (integração dos colaboradores)

Depois de entrarem na empresa, os colaboradores precisam ser integrados à sua cultura e a outras atividades práticas, tais como descobrir como configurar sua caixa de e-mail, ter acesso ao servidor, onde fica cada departamento etc.

Por isso, existem sistemas de gestão de talentos que desempenham um papel importante na integração de novos colaboradores, fornecendo recursos que facilitam o processo e ajudam a garantir uma transição mais tranquila para os novos colaboradores.

Algumas das funcionalidades desse tipo de sistema de gestão de talentos envolvem:

  • Portal do colaborador;
  • Local para assinatura eletrônica da documentação;
  • Local para melhor comunicação e interação entre empresa e colaborador;
  • Área de treinamentos;
  • Espaço para avaliação e pesquisa de satisfação.

Vale conferir: Entenda o que é o processo de onboarding e conheça os 5 passos para implementá-lo

3 – Avaliação de desempenho

kit avaliação de desempenho

Esta é uma das peças principais em qualquer sistema de gestão de talentos.

Isso porque um software de gestão de talentos desempenha um papel importante na avaliação de desempenho, fornecendo recursos e ferramentas que facilitam o processo e ajudam a garantir uma avaliação justa e eficaz dos colaboradores.

Os resultados ajudam a definir onde o colaborador precisa melhorar, quais competência já domina e também qual o valor de eventuais incentivos monetários.

Dessa forma, um sistema de gestão de talentos voltado para a avaliação de desempenho deve conter:

  • Espaço para definição de metas e objetivos;
  • Acompanhamento contínuo do desempenho dos colaboradores;
  • Espaço seguro para realizar feedbacks contínuos;
  • Avaliação justa das competências relevantes;
  • Automatização das avaliações;
  • Análise de dados e relatórios.

4 – Gestão de competências

A gestão de competências se refere a analisar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores com o objetivo de definir que tipo de rendimentos a empresa precisa recusar e o perfil de novos contratados.

Assim, um sistema de gestão de talentos desempenha um papel fundamental na progressão dos colaboradores, fornecendo recursos e ferramentas que facilitam a identificação, desenvolvimento e acompanhamento das competências dos colaboradores.

Dessa forma, essas soluções devem conter:

  • Espaço para mapeamente das competências;
  • Perfil das competências dos colaboradores;
  • Avaliação das competências;
  • Identificação das lacunas de competências;
  • Plano de Desenvolvimento Individual;
  • Acompanhamento do desenvolvimento.

5 – Ferramenta de análise de progressão na carreira

Quem deve ser promovido?

Um software de gestão de talentos desempenha um papel importante na análise da progressão na carreira dos colaboradores, fornecendo recursos e ferramentas que facilitam a avaliação, acompanhamento e planejamento de carreira. A análise de competências e a avaliação de desempenho ajudam muito nessa hora, mas existem outras ferramentas que também auxiliam nesse processo, como a Matriz 9 Box.

No STRATWs One, é disponibilizado uma Matriz 9 Box personalizada e automatizada, contribuindo para um RH ainda mais estratégico na análise de talentos da empresa. Saiba mais!

6 – Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional ajuda os gestores a entenderem as demandas e necessidades dos colaboradores, como eles se metem em relação ao ambiente de trabalho e se algo precisa ser melhorado.

Normalmente são feitas por meio de formulários eletrônicos online sem que os participantes precisem se identificar.

No entanto, já existem sistemas de gestão de talentos capazes de otimizar essa tarefa rotineira do RH.

clima organizacional

7- Ferramenta de comunicação interna

Nem todas as plataformas de gestão de talentos contam com uma ferramenta de comunicação interna. Porém, se esta funcionalidade já estiver integrada ao sistema, será  muito mais fácil manter os colaboradores atualizados sobre as ações da área de talentos humanos.

A lógica é que possa haver um espaço formal para lidar com as demandas do trabalho sem que isso reflita na vida pessoal dos colaboradores. Isso apoiará a saúde das pessoas e a qualidade de vida e das entregas.

8 – Controle de benefícios

Além dos benefícios legais, como férias, décimo terceiro salário e folgas remuneradas, a empresa pode fornecer outros benefícios adicionais aos colaboradores, entre eles:

  • Plano de saúde;
  • Plano dentário;
  • Descontos em medicamentos;
  • Cesta básica;
  • Vale refeição;
  • Convênios com academias, cursos de idiomas ou de qualificação.

Essa funcionalidade ajuda não apenas a gerenciar, mas também a identificar o que os colaboradores querem e quais benefícios são mais motivadores.

Em caso de remunerações variáveis, o ideal é contar com um sistema de gestão de talentos capaz de automatizar a rotina dos profissionais do departamento pessoal, evitando que erros de cálculo possam acontecer.

9 – Gestão de pagamentos e emissão de documentos trabalhistas

Esse módulo precisa existir para ajudar área de recursos humanos a desempenhar essas tarefas repetitivas. Além de evitar o acontecimento de erros, agiliza a rotina dos profissionais da área de recursos humanos, permitindo que eles atuem de maneira estratégica nas soluções.

Em alguns casos, essa funcionalidade pode ser integrada com um programa de contabilidade online, trazendo mais colaboração entre a contabilidade da empresa e a de equipe de talentos humanos. 

10 – People Analytics 

Quando se fala em sistema de gestão de talentos, a ferramentas mais poderosa, sem dúvida, é o People Analytics.

A integração dessa enorme quantidade de dados que as funções descritas acima geram pode proporcionar insights poderosos para a gestão de pessoal.

Mas, para isso, é preciso um módulo específico para analisar todas essas informações

Entenda melhor a importância do People Analytics assistindo a este vídeo:

Próximos passos

Um sistema de avaliação de desempenho permite que tudo seja feito em um único lugar, colaborando para uma gestão de talentos conectada e estratégica, automatizando as tarefas de forma muito simples. Por meio de um sistema de gestão de pessoas, você oferece mais autonomia ao RH, com processos mais automatizados que estimulam a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.


E um dos melhores sistemas do mercado é o STRATWs One, que permite a você rodar todo o ciclo de avaliação em um só lugar possibilitando uma análise rápida e estratégica dos resultados.

Banner 16 As 10 funcionalidades que um sistema de gestão de talentos precisa ter