Entenda o que é o processo de onboarding e conheça os 5 passos para implementá-lo

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Se preferir, ouça o nosso artigo sobre onboarding e aproveite!

A chegada de novos colaboradores dentro de uma empresa é um dos momentos mais importantes para as organizações e para os envolvidos no processo. Isso porque uma apresentação bem sucedida será fundamental para que o novo trabalhador possa entender como os processos funcionam e o ajudará a se adaptar mais rapidamente. Por isso o processo de onboarding é tão importante.

Mas você conhece de fato o que é o processo de onboarding? Sabe como implementá-lo dentro da sua organização?

Neste conteúdo, você vai conhecer os detalhes desse processo de RH tão importante para as empresas. Além disso, também vai poder conferir quais são os 5 passos principais para colocá-lo em prática agora mesmo e desfrutar de todas as suas vantagens.

Continue a leitura e saiba mais sobre!

Veja também: O que é melhor: colaboradores com propósito ou colaboradores engajados?

O que é o processo de onboarding?

O processo de onboarding se constitui de uma série de ações organizadas pelas empresas para os novos colaboradores contratados serem recebidos e integrados com colegas e o ambiente de trabalho. Dessa forma, as pessoas conseguem ter visão de quais são os times da empresa, quem elas podem procurar caso precise de apoio, quais as ferramentas que ele tem a disposição e como funciona os processos diários.

Esse processo é composto por diferentes tarefas que envolvem todas as áreas, tendo destaque para o departamento pessoal da empresa.

Além disso, é importante destacar que esse processo não se trata apenas da primeira semana de contato de um novo colaborador. A integração e onboarding de novos funcionários começa a partir do dia em que o anúncio de contratação é feito e vai até o momento em que a pessoa fica estabelecida na sua posição de trabalho.

A parte burocrática da contratação, como a solicitação de documentos e assinatura de contratos, é um passo comum em qualquer empresa, tendo ou não o processo de onboarding implementado na sua cultura.

Lembre-se: a primeira impressão é a que fica! Por isso, é no primeiro dia de trabalho que você já precisa dar uma excelente recepção.

Assim, implementar uma série de passos desse processo o mais cedo possível, é fundamental para ajudar cada novo integrante no seu início de caminhada.

Dessa forma, empresas que realizam um bom processo de onboarding estão conseguindo manter os talentos dentro dos seus times por mais tempo, bem como contribuem para um clima organizacional mais saudável.

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Qual a vantagem de aplicar o processo de onboarding nas empresas?

Além de manter o foco em reter os colaboradores e talentos dentro da sua organização, o processo de onboarding traz mais uma série de vantagens, promovidas pelo time de gestão de pessoas como:

  • Colaboradores melhor preparados para a rotina da empresa;
  • Entendimento da cultura da empresa antes de iniciar suas tarefas;
  • Promoção de uma cultura organizacional saudável;
  • Motivação extra dos colaboradores para desempenhar um bom papel;
  • Alinhamento de expectativas entre empresa e colaborador;
  • Diminuição da rotatividade de pessoas nos cargos;
  • Agilidade na adaptação dos novos colaboradores;
  • Melhor integração entre os novos integrantes e os colaboradores mais antigos.

Passo a passo para implementar um processo de onboarding eficiente

Separamos agora um passo a passo completo com todas as ações que precisa cumprir durante o processo de onboarding:

1- Envie um e-mail animado para confirmar a contratação

Hoje, o principal caminho utilizado para confirmar a aprovação no processo seletivo para uma vaga de emprego é o email — mais até do que a própria ligação — com as informações importantes para começar o trabalho na empresa. No entanto, uma ação não exclui a outra. Se o seu RH está em busca de uma maior humanização, mas deseja manter as coisas formais e profissionais, as duas ações podem ser aplicadas.

Nesse caso, ligar para dar a notícia e posteriormente enviar o email de confirmação, contendo as informações necessárias para o colaborador iniciar o seu processo de onboarding.

Além de todos os detalhes fundamentais, como data e horário de início, é interessante utilizar gifs e emojis que representam a felicidade de contar com a nova pessoa contratada dentro do time da empresa.

Essa animação, logo no momento do anúncio da contratação, já gera no colaborador uma sensação positiva de receptividade e ajuda a chegar com a garantia de que será acolhido de forma positiva.

2- Prepare a série de reuniões com os líderes da empresa

Claro que cada colaborador precisa conhecer quais atividades serão cobradas no seu dia a dia de trabalho. Mas, para que o seu processo de onboarding seja um sucesso, é preciso apresentar antes como funciona cada um dos setores dentro da sua empresa, dando para ele uma visão mais geral.

Por isso, monte com cada um dos líderes das equipes uma apresentação. Ela deve mostrar qual o trabalho específico de seu departamento dentro da empresa e como as diferentes áreas de atuação se relacionam para atingir o mesmo objetivo estratégico macro.

Por isso, prepare um calendário com reuniões entre os gestores e os novos contratados. Assim, todos conseguem iniciar seu trabalho sabendo do papel de cada time dentro da empresa. Além disso, já conhecem parte da equipe, sendo esses os representantes de cada departamento.

3- Faça o primeiro dia ser mágico

Lembra como foi o seu primeiro dia de trabalho nas empresas em que passou?

Pode ser que não teve nada de tão espetacular, mas se a sua intenção é alcançar todas as vantagens que um bom processo de onboarding pode oferecer, é preciso entender que o ideal é oferecer um dia memorável para os seus novos colaboradores.

Para isso, faça um trabalho focado em deixar vários pontos preparados como:

  • Tenha tudo preparado para o início de trabalho: desde a conta de acesso ao e-mail empresarial até o login de ferramentas importantes que serão usadas no dia a dia de trabalho, tudo deve estar anotado e entregue para o novo colaborador da empresa;
  • Entregue um kit de boas-vindas: o material de trabalho deve sim ser oferecido por toda a organização, mas a maneira que ele é entregue influencia muito na impressão deixada durante o processo de onboarding. Então crie um bom kit de boas-vindas. Pode ser com camisetas, canecas, canetas, adesivos etc;
  • Apresente a empresa: fazer um tour e pedir para que todos os colaboradores cumprimentem os recém chegados é uma ótima maneira de apresentar cada detalhe da empresa e as pessoas que fazem parte dela.

4- Não exija “trabalho duro” logo de cara

Um erro bastante comum nas empresas é já exigir muito trabalho logo nos primeiros dias do novo colaborador na empresa. Até existem organizações que no primeiro dia já cobram a realização de alguma tarefa, mas o foco deve ser a integração do novo funcionário.

Mesmo sendo uma contratação de alguém já experiente no mercado, é preciso fazer com que ele se adapte. Ele precisa conhecer os objetivos principais de seu cargo e entender que papel pode cumprir para ajudar seus colegas.

E só um processo de onboarding bem focado e sem distrações pode proporcionar isso.

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5- Peça um feedback de tudo que é feito durante o processo de onboarding

As novas contratações vão avaliar sua empresa de forma adequada logo no primeiro dia?

Provavelmente não. Mas se você deixar abertos alguns canais para um feedback honesto, eles estarão mais dispostos a apresentar soluções para problemas que você nem sequer percebeu.

O processo de onboarding cria uma nova perspectiva. Não tenha medo de perguntar aos novos contratados o que eles viram de positivo ou negativo até então. Dessa forma, eles se sentirão ouvidos e você terá acesso a eventuais melhorias necessárias.

Isso também vai mostrar que as opiniões são levadas em consideração em sua empresa, elevando a moral e o sentimento de importância dos colaboradores dentro da própria organização.

Veja como dar feedbacks da maneira correta:

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6- Trabalhe o passado e o futuro da empresa

Durante o processo de onboarding em si, lembre-se de trabalhar com o passado e história da empresa. Isso servirá para que o novo colaborador entenda como a organização chegou onde está e o quanto foi árduo e trabalhoso.

Além disso, apresente para ele também quais são os próximos passos e futuro da empresa: expandir internacionalmente, crescer o número de funcionários ou criar um novo software?

Dessa forma, além do movimento de conversar com os líderes de cada equipe, separe um tempinho no processo de onboarding para fazer uma imersão na história da empresa.

7- Promova um treinamento personalizado

Um movimento comum (e que normalmente pode ser um erro) é enrijecer o processo de onboarding. A lógica é que cada tipo de chegada seja personalizada, já que pessoas de setores diferentes terão necessidades de conhecimentos diferentes.

Nesse cenário, será importante mapear quais são as necessidades de cada pessoa e o que será preciso investir em um treinamento de chegada.

Dicas para um onboarding de sucesso

A chegada dos novos colaboradores é um momento importante para a empresa e também para ele, que precisará se adaptar na sua nova rotina profissional. Nesse caso, a melhor dica é sempre personalizar o processo de onboarding, já que cada pessoa terá necessidades diferentes. Além disso, pode haver ações comuns, que costumam funcionar, como:

1- Diferentes jornadas

O onboarding é um momento de várias conexões: com a cultura da empresa, com os colegas de trabalho e o próprio ambiente organizacional. Por isso, é importante que diferentes jornadas sejam construídas, garantindo que o colaborador possa criar conexões com os diferentes aspectos.

2- Promova trilhas do conhecimento

Plataforma e canais que possam oferecer conteúdos informativos e de treinamento pode ajudar o colaborador a se adaptar mais rapidamente as necessidades da empresa.

3- Solicite feedbacks

Ao longo do processo de onboarding, é importante ouvir diferentes percepções dos envolvidos. Nesse caso, quando as etapas forem acabando, peça feedbacks ao novo colaborador. Isso poderá ajudar o RH a desenvolver um onboarding aperfeiçoado e sempre em busca de melhorias.

Uma dica que pode ser bastante útil é ouvir o colaborador semanas depois do onboarding para ter a percepção dele se o processo foi útil ou não e o que poderia ser melhorado para ajudar os próximos.

Próximos passos

O processo de onboarding é apenas os primeiros passos do novo colaborador dentro da empresa. A partir dele, é preciso que os líderes, auxiliados pelo RH, continuem trabalhando para que as pessoas se mantenham engajadas e continuem a evoluir.

Por isso, o próximo passo pode ser a organização do processo de avaliação de desempenho e o planejamento do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), para que o colaborador possa continuar evoluindo dentro da empresa.

Para esses novos processos, conte com o STRATWs One para te ajudar. Nele você encontrará um hub de ferramentas para melhorar a gestão de pessoas dentro da sua organização.

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