Gestão de Equipe

Você sabe o que causa estresse no trabalho? Conheça os 8 principais fatores

Você sabe o que causa estresse no trabalho? Conheça os 8 principais fatores

Publicação : 21/10/2019

Por Viviane Rodrigues

8 min

o que causa estresse no trabalho
o que causa estresse no trabalho

Infelizmente, o estresse no ambiente de trabalho é uma realidade em grande parte das empresas de todo o mundo.

Uma pesquisa da Isma-BR, divulgada pelo portal UOL, mostra que:

  • 72% dos brasileiros no mercado de trabalho sofrem de estresse;
  • Desses, 32% sofrem da síndrome de burnout;
  • 92% dos empregados com burnout continuam trabalhando.

Se não for controlado, ele pode acarretar danos à saúde física e mental dos colaboradores e impactar negativamente os resultados do seu negócio.

Mas, afinal, o que causa estresse no trabalho?

Neste artigo, elencamos os principais fatores que contribuem para esse esgotamento. Continue a leitura para saber quais são eles.

Leia também: Como tirar férias no trabalho e aliviar o estresse antes, durante e depois do descanso

O que causa estresse no trabalho?

1 – Sobrecarga de tarefas

Quando pensamos em o que causa estresse no trabalho, o principal fator que costuma vir à cabeça é a sobrecarga de trabalho.

Atribuir muitas tarefas e obrigações a um só funcionário pode fazer com que ele se sinta muito sobrecarregado. Por isso, procure conhecer os limites produtivos de cada colaborador e não os ultrapasse.

Dê ao profissional a quantidade de tarefas que ele conseguirá realizar. Caso contrário, o estresse causado pelo grande volume de trabalho poderá colocar em risco a qualidade final.

Mas, se você está em posição de subordinação, aprenda a dizer “não” e evite assumir responsabilidades maiores que a sua capacidade de honrá-las.

2 – Competitividade excessiva

Estimular a competitividade no ambiente de trabalho pode ser bom para incentivar os colaboradores a buscarem por melhores resultados. No entanto, quando as coisas saem de controle, a competitividade excessiva acaba se tornando uma das principais causas de estresse.

Funcionários querendo se provar melhores que os outros a todo momento contribuem para um ambiente tóxico e nem um pouco saudável. Por isso, estabeleça um limite aceitável de competitividade e lembre sempre os colaboradores de que todos estão no mesmo barco.

3 – Metas inalcançáveis

Estabelecer metas e objetivos inalcançáveis não contribui em nada para a redução de estresse no trabalho. Na verdade, essa prática reprovável só estimula o esgotamento emocional dos colaboradores.

Ao se depararem com uma meta que claramente não é possível de ser atingida, os profissionais vão ficando desmotivados e menos engajados em mostrar resultados.

Descubra como definir metas inteligentes! Dê uma olhada nas dicas deste vídeo:

4 – Distribuição inadequada de responsabilidades

Outro fator que estimula o estresse no trabalho é a distribuição inadequada de responsabilidades e tarefas. Poucas coisas são tão estressantes para um profissional quanto o fato de a ele ser delegada uma função que não tem nada a ver com a sua formação ou experiência.

Imagine, por exemplo, colocar um contador experiente para atuar na recepção ou servindo cafezinho. Além de ser contraproducente, isso contribui para que este profissional se sinta estressado por estar em uma função que não combina com ele.

Nesse sentido, busque conhecer e entender as competências de cada colaborador e aloque a mão de obra disponível sem perder isso de vista.

5 – Remuneração incompatível com as funções

O profissional que trabalha muito e é remunerado de maneira desproporcional tende a ficar mais estressado. Não ter o seu esforço devidamente reconhecido no salário aumenta o estresse e reduz a motivação.

6 – Falta de flexibilidade

Todo colaborador tem uma vida fora da empresa. Quando a empresa é muito rígida e inflexível em relação à carga horária e a presencialidade do funcionário, fica mais difícil para ele conciliar sua vida profissional com a pessoal.

Isso contribui para o aumento no nível estresse, pois o profissional passa a viver praticamente em função do seu trabalho, o que não é nada saudável.

Dessa forma, procure oferecer aos colaboradores a possibilidade de flexibilizar seus horários. Ou mesmo de trabalhar em casa  (home office) durante alguns dias específicos. Assim, ele ficará mais feliz e satisfeito.

Este post pode interessar a você: Confira 4 cases de ações inovadoras no ambiente de trabalho e saiba como elas podem ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados

7 – Infraestrutura problemática

Uma empresa que não oferece boas condições de infraestrutura para que seus colaboradores desempenhem suas funções está contribuindo para um ambiente de trabalho mais estressante.

Falta de material adequado, móveis desgastados, maquinário antigo, equipamentos com defeitos, iluminação precária, espaço pequeno e mal ventilado e até mesmo falta de higienização dos banheiros são exemplos de uma infraestrutura problemática que ajuda a acentuar o estresse no trabalho.

8 – Ausência de um plano de carreira

A falta de perspectiva para crescimento profissional é também o que causa estresse no trabalho. Quando o profissional está em uma empresa que não oferece um plano de carreira, ele tende a se sentir mais desmotivado e estressado com a rotina de trabalho.

Quer dicas sobre como fazer um plano de carreira? Então, confira neste video:

Agora que você já sabe o que causa estresse no trabalho, na maioria dos casos, basta evitar que esses fatores façam parte do dia a dia da empresa.

Saiba mais: 3 dicas práticas de como reduzir estresse no trabalho

O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa. Ele ajuda líderes a acompanharem o desempenho de colaboradores de forma transparente, facilitando a gestão e o feedback.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Uma liderança ruim pode aumentar o estresse no trabalho. Por isso, confira estas dicas de hábitos que um líder deve evitar. Baixe nosso e-book gratuito: [INFOGRÁFICO] 10 péssimos hábitos de liderança

Um comentário

Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *